Sem Neymar e Ganso, Santos não sai do zero com o Sport na Vila


27/05/2012 17h59 - Atualizado em 27/05/2012 18h06

Sem Neymar e Ganso, Santos não sai do zero com o Sport na Vila

Sem seus principais jogadores, Peixe se mostra time desentrosado e para no eficiente sistema de marcação montado por Vágner Mancini

Por Lincoln Chaves Santos, SP
16 comentários
  • deu certo
    4-4-2 Sport

    O estreante Vágner Mancini armou seu time com duas linhas de quatro e segurou o Santos, que, em muitas vezes, nem entrou na área do adversário.
  • deu errado
    G. Magrão 10?

    Gerson Magrão já foi lateral e volante no Cruzeiro, antes de jogar na Ucrânia. Escalado com a 10 de Ganso, irritou o torcedor com vários passes errados.
  • as decepções
    Reforços

    Galhardo e Bernardo, que nem estão inscritos na Libertadores, se machucaram e foram substituídos, assim como David Braz contra o Bahia.
Sem Ganso, Neymar e outros bons jogadores como Elano, Borges e Rafael, o Santos não saiu do zero com o Sport Recife, neste domingo, na Vila Belmiro. O "caldeirão" da Vila Belmiro presenciou um jogo de temperatura morna. Com poucas chances de gol para ambos os lados, Santos e Sport decepcionaram os pouco mais de 5 mil torcedores que compareceram ao estádio santista.
Com o resultado, os dois times contabilizaram mais um empate na competição e foram a dois pontos na tabela do Brasileirão, ainda sem vitórias. Mas se para o time pernambucano o resultado não foi ruim, dado o sucesso do ferrolho armado pelo técnico Vagner Mancini, o Peixe só teve razões para lamentar a nova igualdade. Sem seus principais astros (Neymar e Paulo Henrique Ganso), o Alvinegro Praiano não conseguiu criar grandes oportunidades e pouco assustou o gol defendido por Magrão.
Não bastasse, a equipe ainda ganhou alguns problemas para os próximos jogos da competição, já que Rafael Galhardo e Bernardo - em suas estreias pelo Santos na Vila - deixaram o gramado lesionados e preocupam. E no final da partida, Arouca também reclamou de dores - mas como o Peixe já havia feito todas as alterações permitidas, o volante acabou permanecendo (quase imóvel) no gramado.
Por causa dos amistosos da Seleção Brasileira, o torneio só volta no dia 6, quando o Santos recebe o Fluminense, na Vila Belmiro, e o Sport pega o Palmeiras, na Ilha do Retiro, em Recife. Para o Peixe, boa notícia, já que Neymar e Rafael estão na Seleção.
Juan santos felipe azevedo sport brasileirão 2012 (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)Juan, do Santos, disputa com Felipe Azevedo, do Sport  (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
Santos ataca, Sport defende
Que Muricy Ramalho levaria a campo um "mistão" santista, em virtude das ausências de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Rafael, já era esperado. Mas, ainda assim, o treinador surpreendeu ao poupar os habituais titulares Elano e Henrique, dando chance a Felipe Anderson e Gerson Magrão. Com Alan Kardec mais adiantado, Felipe Anderson e Bernardo davam o apoio ofensivo quando o time estava com a bola no pé, com Gerson Magrão - que usava a camisa 10 de Ganso - posicionando-se logo atrás do trio.
Armado com duas obedientes linhas de quatro, o Sport preocupava-se inicialmente em conter o ímpeto inicial santista, dificultando o avanço do time paulista - que, por sua vez, dominava a posse da bola. A saída mais buscada pelos alvinegros eram as pontas, em especial a direita, na qual Felipe Anderson vinha sendo bastante acionado. O primeiro lance de perigo, porém, veio pela esquerda. Aos 8 minutos, após cruzamento de Gerson Magrão, Alan Kardec dominou na grande área, deslocou Bruno Aguiar e bateu no canto, mandando ao lado do gol de Magrão.
Apesar da baixa intensidade da partida, o Santos foi obrigado a queimar a primeira das três alterações possíveis logo aos 26 minutos, quando Rafael Galhardo caiu no gramado com desconforto muscular, já com risco de fazer companhia aos também laterais direitos Fucile e Crystian no departamento médico do clube - Maranhão entrou no lugar do jogador. Vale lembrar que na primeira rodada o outro jogador cedido pelo Flamengo ao Santos, o zagueiro David Braz, também sofreu uma lesão e precisou ser substituído logo no primeiro tempo do jogo contra o Bahia.
Aos poucos, o Sport começou a adiantar a marcação e equilibrar mais a partida. Com Bernardo e Felipe Anderson até então apagados, Gerson Magrão praticamente sem encostar mais na bola e o time sem saída de jogo, o Santos encontrava dificuldades para tocar perto da grande área, com o volante Adriano assumindo a incumbência de armar o jogo para o Peixe. Assim, a bola, quando nos pés santistas, rodava de um lado para outro, sem objetividade.
Lá atrás, o Rubro-negro agradecia a solonência santista. À frente, porém, o ataque pouco colaborava, falhando na tentativa de aprofundar bolas para Felipe Azevedo - único jogador mais adiantado da equipe pernambucana. Só aos 40 minutos a partida voltou a ter um lance de perigo. Mais uma vez com o Santos, em jogada individual de Felipe Anderson, que avançou pelo meio da zaga do Sport, escapou da marcação e chutou forte, parando na boa defesa de Magrão.
O Santos voltou a assustar três minutos depois, quando Gerson Magrão lançou Alan Kardec, o atacante bateu cruzado na saída de Magrão - o do Sport - e Maranhão, com o gol livre, acabou batendo para fora. O time enfim parecia ter acordado, mas não a tempo de mudar o cenário da partida durante a etapa inicial.
Mais do mesmo
O segundo tempo iniciou tenso para o Santos. Primeiro com mais uma substituição "forçada" do Peixe logo aos 4 minutos, com a entrada de Henrique em razão de uma lesão de Bernardo, que deixou o gramado chorando na maca - segundo o médico Rodrigo Zogaib, o jogador sentiu o musculo adutor da virilha direta. No lance seguinte, o Sport teve sua primeira chegada perigosa na partida, em chute de Rithely, que aproveitou falha de Adriano para se aproximar da área e bater forte, mas por cima do gol defendido por Aranha.
Com quatro volantes de ofício (Adriano, Arouca, Gerson Magrão e Henrique) e só Felipe Anderson no meio-campo, o Santos se via com ainda menos opções para se alçar ao ataque, especialmente porque o Sport voltara ao segundo tempo com a marcação tão forte quanto na etapa inicial. Assim, uma das saída era acionar Juan pela lateral esquerda e dar liberdade para que Arouca avançasse pela direita, com Maranhão e Durval ajudando na cobertura.
No início, a estratégia parecia eficiente. Aos 9 minutos, Juan teve boa chance ao receber de Felipe Anderson e bater cruzado, mas acertando ao lado do gol de Magrão. No entanto, com o desenrolar da etapa final, o Peixe voltou a cair na bem postada linha defensiva rubro-negra, liderada pela boa atuação da dupla Bruno Aguiar e Edcarlos, além do volante Tobi. No banco de reservas, se por um lado Vagner Mancini esboçava tranquilidade, por outro Muricy Ramalho se desesperava com a enorme dificuldade do time se aproximar da área de Magrão - mesmo com os mais de 60% de posse de bola.
O Santos continou marcando presença na metade rubro-negra do gramado, mas sem criar nenhum lance de perigo. Nas arquibancadas, sobraram lamentações da parte alvinegra - além de vaias a Felipe Anderson, muito criticado pela torcida. Acabou não tendo jeito: o 0 a 0 durou até o fimFonte Globo Esport

Tudo para um, nada para o outro: Botafogo faz 3 a 2 no Coritiba


27/05/2012 17h57 - Atualizado em 27/05/2012 18h39

Tudo para um, nada para o outro: Botafogo faz 3 a 2 no Coritiba

Com resultado, Alvinegro chega a seis pontos em duas rodadas, o oposto do rival, ainda zerado. Lucas é destaque, com dois gols

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
35 comentários
  • arbitragem
    foi bem
    Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) se saiu bem nos lances mais complicados, com a ajuda de seus assistentes, assim como na parte disciplinar.
  • estatística
    posse de bola
    Mesmo fora de casa, o Botafogo ficou com a bola por mais tempo: 52%. E teve 90% de acerto nos 184 passes, contra 82% do Coritiba (em 171).
  • deu certo
    laterais
    Lucas finalizou cinco vezes e marcou duas vezes, e Márcio Azevedo participou do gol de Vitor Júnior. Os dois foram fundamentais para a vitória.
Tudo para o Botafogo, nada para o Coritiba na largada do Campeonato Brasileiro. Em ótimo jogo na tarde deste domingo, no Couto Pereira, o time alvinegro saiu perdendo, mas buscou a virada e bateu o Coxa por 3 a 2. Com isso, alcançou sua segunda vitória consecutiva na competição - o oposto do adversário, que acumulou a segunda derrota. Os alviverdes não perdiam em casa havia 28 jogos.
O time mandante pulou na frente muito cedo, aos 30 segundos de jogo, com gol de Lincoln. Ainda no primeiro tempo, o Botafogo virou com gols de Lucas e Vitor Júnior. O Coxa recuperou a igualdade na etapa final, com Lucas Mendes. Mas Lucas, aos 40 minutos, deu a vitória ao Glorioso.
Fellype Gabriel, que deu lugar a Cidinho aos 35 minutos do segundo tempo, ressaltou a força do elenco do Botafogo, que neste domingo atuou com sete desfalques: Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Marcelo Mattos, Andrezinho e Loco Abreu, machucados, Jefferson, convocado para a Seleção Brasileira, e Jobson, afastado por indisciplina.
- O time mostrou que tem qualidade, apesar de todos os desfalques. Quem entrou mostrou muita vontade, e o time todo se ajudou, tanto na marcação quanto na hora de atacar. Uma vitória fora de casa é sempre importante.
Lincoln, do Coritiba, mostrou-se incomodado com o comportamento de torcedores que vaiaram Jonas após a virada do Botafogo. O lateral-direito teve dificuldade na marcação a Márcio Azevedo e foi substituído por Ayrton no intervalo.
- Respeito a opinião da torcida, mas não dá para vaiar durante o jogo. É uma situação complicada e pode atrapalhar mais ainda - disse Lincoln.
O Alvinegro, com seis pontos, mantém provisoriamente a liderança da tabela por levar a melhor sobre Vasco e Atlético-MG no critério de saldo de gols. O Coritiba, zerado, é o último pelo mesmo critério. Volta a campo pelo Brasileirão em 6 de junho, em casa, contra a Portuguesa. Um dia depois, o Botafogo pega o Cruzeiro no Engenhão.
lucas botafogo gol coritiba (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)Lucas comemora: lateral fez dois gols no Couto Pereira (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)
Pressa não significa perfeição
A pressa, no futebol, talvez não seja exatamente inimiga da perfeição. Mas também não é sinônimo dela. Que o diga o primeiro tempo do jogo deste domingo. Um time foi ágil, fez um gol precoce, dominou os primeiros minutos. E quem saiu vitorioso no período foi o outro.
Bastaram 30 segundos para o Coritiba pular na frente. No primeiro ataque, saiu o primeiro gol da partida. E com participação infeliz de Dória, estreante da tarde. Everton Costa tramou boa jogada e abriu para Lincoln. O chute desviou no zagueiro botafoguense antes de entrar. Um azar daqueles: em seu primeiro jogo com a camisa alvinegra, em seu primeiro toque na bola, o jovem defensor se deu mal.
O gol deixou o jogo agitado. As equipes não se acanharam em atacar. De todos, era Lincoln quem parecia mais disposto a comandar o jogo com suas chuteiras. Ele quase fez um gol antológico. Eram seis minutos quando a bola sobrou para o jogador dentro da área, pelo lado esquerdo. Em um piscar de olhos, ele decidiu improvisar um toque de letra. A zaga foi vencida. A bola alçou voo, passou por cima da área e rumou na direção do gol. Renan, goleiro do Botafogo, saltou para evitar o golaço.
O lance foi emblemático. Pareceu dizer que não seria tão simples vencer o Botafogo. Tanto que o time carioca logo ameaçou com Lucas. Ele mandou chute cruzado, forte, e o goleiro Vanderlei conseguiu desviar a bola para o travessão.
O Coxa ainda conseguiu manter a partida equilibrada por mais alguns minutos. Mas acabou sucumbindo aos laterais alvinegros. Lucas, aos 19 minutos, recebeu de Herrera dentro da área, livre, e mandou chute cruzado. Vanderlei foi batido. Era o empate botafoguense.
E não era tudo. De novo pelo lado, mas desta vez pelo esquerdo, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira buscou a virada. Márcio Azevedo apareceu bem pela ponta, enganou a marcação e mandou o chute. Vanderlei defendeu, mas Vitor Júnior, no rebote, não deu chances para o goleiro.
Com a reviravolta no placar, o Botafogo freou um pouco suas ações. O Coritiba voltou a ter o comando do jogo. Mas não fez o suficiente para alcançar a igualdade antes do término do primeiro tempo.

Coxa empata, Bota busca
O início do segundo tempo trouxe a tiracolo a reação do Coritiba. O time da casa, incomodado com o resultado, voltou a acossar o adversário, principalmente com chutes de longe. E conseguiu o empate, mas pelo alto. Em cruzamento da esquerda, Demerson desviou de cabeça para Lucas Mendes, na segunda trave, completar.
O jogo ficou aberto. Em bate-rebate dentro da área, o Botafogo (com Lucas Zen no lugar de Jadson) poderia ter assumido novamente o controle do placar. Vanderlei defendeu o chute final de Fellype Gabriel. Mas o Coritiba respondeu. Lincoln, novamente inspirado, deixou a bola à feição de Ayrton (que entrou no lugar de Jonas). A bola quase encontrou o ângulo botafoguense.
Como o empate não satisfazia nenhuma das equipes, os treinadores buscaram novas alternativas. Anderson Aquino entrou no Coritiba. Elkeson substituiu Maicosuel no Botafogo. E a troca funcionou melhor para o visitante. Com 40 minutos, Lucas apareceu bem na área para se transformar no artilheiro do jogo e dar a vitória ao Botafogo.Fonte Globo Esport

Fabuloso marca, São Paulo supera desfalques e bate o Bahia em casa


27/05/2012 17h52 - Atualizado em 27/05/2012 19h18

Fabuloso marca, São Paulo supera desfalques e bate o Bahia em casa

Com pouco mais de nove mil torcedores no Morumbi, paulistas não fazem grande jogo e contam com o faro de gol do camisa 9 para vencer por 1 a 0

Por Marcelo Prado São Paulo
15 comentários
  • deu certo
    alterações
    Com um time lento, previsível e sem criatividade, Leão arriscou no intervalo, colocando Osvaldo e Fernandinho. O time melhorou e conquistou a vitória.
  • o nome do jogo
    Luis Fabiano
    Com duas rodadas, o atacante mostra que está bem de pontaria - já fez dois gols. Porém, insiste em reclamar e já levou dois cartões amarelos.
  • decepção
    Lulinha
    Cria das categorias de base do Corinthians, o meia era uma das esperanças de Falcão no jogo. No entanto, só apareceu em chute no 1º tempo.
O rendimento mostrado pelo São Paulo esteve longe de ser um primor. Com nada menos de dez desfalques, a equipe teve dificuldades em campo, encontrou um Bahia fechadinho dentro de sua proposta tática e teve de suar muito para vencer por 1 a 0. Como já virou rotina na maioria dos jogos em 2012, o herói foi Luis Fabiano, que marcou o seu 15º gol em 17 partidas disputadas neste ano e levou a equipe a conquistar os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro.
A atuação do Bahia mostrou que o técnico Paulo Roberto Falcão terá muito trabalho para levar a equipe a algum lugar de destaque na competição. Os baianos permanecem com um ponto, fruto do empate sem gols com os reservas do Santos na primeira rodada, em Pituaçu.
Por causa dos amistosos da Seleção, o Campeonato Brasileiro sofrerá uma pausa, e as equipes só voltarão a campo dentro de dez dias. No dia 6 (quarta-feira), o São Paulo pega o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Bahia pega o Atlético-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
rafinha são paulo junior bahia brasileirão 2012 (Foto: Alex Silva / Agência Estado)Rafinha, do São Paulo, disputa com Júnior, do Bahia (Foto: Alex Silva / Agência Estado)
Primeiro tempo de poucas emoções
Do grupo com quem costuma trabalhar, Emerson Leão perdeu dez peças para o duelo deste domingo. Além das já sabidas ausências de Rogério Ceni, Wellington, Fabrício e Cañete (todos machucados) e Lucas, Casemiro e Bruno Uvini (na Seleção Brasileira), o treinador ficou sem Rhodolfo e Douglas (vetados pelo departamento médico de última hora) e João Filipe (liberado devido a um problema médico com o filho). O banco de reservas tinha apenas seis atletas, o que obrigou a comissão técnica a chamar o meia Dener, da base.
Com tantos problemas, Leão escalou uma zaga que nunca atuou junta (Paulo Miranda e Edson Silva) e desistiu de montar um esquema agressivo, com três homens de frente, como havia declarado na sexta. O time foi a campo no 4-4-2, com Maicon no meio-campo, Piris na lateral e Rafinha no ataque. No Bahia, com quatro importantes peças fora (Morais, Souza, Madson e Ávine), o técnico Falcão ainda retirou o ex-palmeirense Gerley e improvisou Hélder na lateral esquerda.
Os primeiros 45 minutos foram fracos tecnicamente. Um São Paulo lento e sem criatividade encontrou um Bahia que priorizou a marcação e procurou valorizar ao máximo a posse de bola. Pelo meio, Jadson era bem vigiado, enquanto Maicon, que disputava sua terceira partida como titular, não aproveitou a chance. Aos 18, ele perdeu um gol inacreditável, na pequena área, após cruzamento de Rafinha. No mais, o Tricolor só levou perigo em um chute cruzado de Luis Fabiano. Pelas laterais, Cortez pouco apareceu, e Piris errou todos os cruzamentos que tentou.
O Bahia, por sua vez, tinha em Junior sua principal esperança ofensiva. O camisa 9 até tinha vontade e se movimentava, mas o resto do time não o acompanhava. Denis, que até então era um mero espectador, só foi trabalhar aos 32, em chute de fora da área de Lulinha.
Jogo mais aberto no segundo tempo, e Luis Fabiano marca
A ofensividade que faltou no primeiro tempo sobrou na etapa complementar, e com isso o jogo cresceu bastante de rendimento nos primeiros 15 minutos. Irritado, Leão fez duas alterações no intervalo. Sacou os inoperantes Rafinha e Maicon para colocar Osvaldo e Fernandinho. Isso tornou o time mais agressivo, mas também causou problemas na marcação.
Já o Bahia, que voltou com Gerley na vaga de Hélder, assustou em dois lances antes dos cinco minutos, mas Denis fez boas defesas. Na sequência, Fernandinho quase fez um golaço. Ele arrancou da esquerda, passou por três e, cara a cara com Lomba, foi travado por Titi, que salvou de carrinho.
luis fabiano são paulo gol bahia (Foto: Werther Santana / Agência Estado)Luis Fabiano faz o gol da vitória do São Paulo num Morumbi vazio (Foto: Werther Santana / Ag. Estado)
Com mais movimentação, o São Paulo chegou ao seu gol aos 12 minutos, com Luis Fabiano, que aproveitou rebote de Marcelo Lomba, após boa defesa em conclusão de Osvaldo, e fuzilou de pé direito: festa no Morumbi para um atacante que vive grande fase.
Em desvantagem, o Bahia saiu mais para o jogo. Falcão sacou o meia Magno e colocou Ciro para fazer companhia no ataque a Rafael, que ficou com a vaga de Junior, substituído por cansaço. O jogo mudou de figura porque o São Paulo, em vez de tomar a iniciativa, passou a esperar seu rival para sair no contra-ataque. Dessa maneira, Fernandinho perdeu boa chance. Jadson, em cobrança de falta, exigiu grande defesa de Marcelo Lomba.
Nos últimos dez minutos, o Bahia partiu para o tudo ou nada, tomou conta do meio-campo e encurralou o São Paulo. Rafael, de bicicleta, assustou Denis, que aos 44 fez grande defesa em chute de Fahel de fora da área. Nos acréscimos, Osvaldo, após passe de Jadson, acertou a trave de Marcelo Lomba.Fonte gLOBO eSPORT

De cabeça, Danilinho supera gigante, e Atlético-MG vence o Corinthians


27/05/2012 17h52 - Atualizado em 27/05/2012 18h54

De cabeça, Danilinho supera gigante, e Atlético-MG vence o Corinthians

Com gol de cobertura do baixinho sobre Cássio, Galo bate Timão em jogo truncado e sobe para seis pontos no Brasileirão. Paulistas têm zero

Por Carlos A. Ferrari e Fernando Martins Belo Horizonte
76 comentários
  • momento decisivo
    18 min

    Willian recebe na área e chuta forte. A bola passa pelo goleiro, mas explode em Rafael Marques quase sobre a linha. O Timão pede toque de mão.
  • deu errado
    Elton

    O Timão voltou a jogar com um centroavante, mas o camisa 19 segue sem agradar. No primeiro tempo, perdeu uma chance incrível de marcar.
  • a decepção
    Mancini

    O veterano armador de 32 anos fracassou como o "cérebro" do Galo. Apagado, errou muitos passes e acabou substituido já no intervalo.
Danilinho teve um domingo de Davi contra Golias no estádio Independência. Em um jogo amarrado e de muitos erros, o baixinho de 1,67m conseguiu algo que parecia, no mínimo, improvável. Com um gol de cabeça e de cobertura no segundo tempo, o atacante venceu o gigante Cássio, de 1,95m, para dar ao Atlético-MG a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado confirma o bom momento do Galo na temporada. Depois de conquistar o estadual sem nenhuma derrota, a equipe dirigida pelo técnico Cuca começa o torneio nacional com duas vitórias e seis pontos. De quebra, o clube segue invicto na "nova casa", emprestada pelo América-MG: são agora três vitórias e um empate.
Já o início corintiano é oposto. Com a cabeça no mata-mata da Taça Libertadores, o atual campeão do Brasileirão começa acumulando tropeços e sem sequer somar pontos - perdeu para o Fluminense na estreia, em São Paulo.
Em virtude dos próximos amistosos da Seleção, o Campeonato Brasileiro só voltará a ter rodada em 6 de junho. O Atlético-MG enfrenta o Bahia, às 20h30m, novamente no estádio Independência. Já o Corinthians atua no dia seguinte, contra o Figueirense, às 20h30m, no Pacaembu.
ralf corinthians andré atlético-MG brasileirão 2012 (Foto: Célio Messias / Agência Estado)Ralf, do Corinthians, disputa com André, do Atlético-MG (Foto: Célio Messias / Agência Estado)
Erros, erros, erros...
O futebol de Atlético-MG e Corinthians esteve longe de condizer com o bom momento que vivem na temporada. Com esquemas táticos muito semelhantes, o campeão mineiro invicto e o classificado para as semifinais da Taça Libertadores erraram passes em demasia e quase não criaram boas jogadas de ataque. Quando as oportunidades apareceram, faltou capricho e qualidade. Nada mais justo que um primeiro tempo sem gols.
Os mineiros tiveram muitos problemas na criação. Aposta de Cuca para comandar o setor, o veterano Mancini esteve em uma tarde de pouca inspiração. Lento, não soube aproveitar a velocidade de Danilinho e Bernard, foi facilmente marcado e irritou a torcida. Para piorar, ainda perdeu a melhor chance da equipe da casa ao tabelar com André na entrada da área e chutar fraco pela linha de fundo.
Do outro lado, o desempenho também não foi dos melhores, mesmo com a volta de um centroavante de ofício. Danilo rendeu muito abaixo do que vem atuando em 2012, deixando o Timão concentrado pelo lado esquerdo. Nos poucos momentos de destaque, Elton mostrou que ainda não é o tão sonhado goleador. Após boa troca de passes, Alex cruzou da esquerda e o grandalhão, livre na pequena área, perdeu chance incrível cabeceando para fora.
A pequena melhora do Corinthians depois dos 30 minutos quase foi suficiente para o time terminar a primeira etapa em vantagem. Elton diminuiu um pouco a lambança do gol perdido ao ajeitar bela bola de cabeça para Willian na entrada da área. O atacante surgiu em velocidade bateu no canto esquerdo, mas parou em grande defesa do goleiro Giovanni.
Galo marca, e Timão reclama
Insatisfeito com o rendimento da equipe, o técnico Cuca tentou dar mais velocidade ao Atlético-MG. Saíram Mancini e Dudu Cearense para as entradas do estreante Junior Cesar e do argentino Escudero. O primeiro susto, porém, foi o Galo quem levou. Em cobrança de falta ensaiada de Chicão, Danilo desviou de cabeça para o meio da área e Elton não chegou a tempo de completar para as redes.
Em um ritmo mais cadenciado, o Corinthians passou a controlar a partida. Aos 18, quase abriu o placar em um lance polêmico. Willian recebeu de Alex pelo lado esquerdo da área e soltou a bomba. A bola passou por Giovanni, mas, antes de entrar, encontrou o zagueiro Rafael Marques e foi pela linha de fundo. Os paulistas reclamaram de um toque de mão não marcado pela arbitragem.
danilinho atlético-mg gol corinthians (Foto: Pedro Vilela / Agência Estado)O baixinho Danilinho marcou de cabeça (Foto: Pedro Vilela / Agência Estado)
No minuto seguinte, o Atlético-MG foi fatal na resposta. Em ótimo lançamento, o zagueiro Réver encontrou o baixinho Danilinho na área. De cabeça, o atacante tirou do alcance de Cássio e, de cobertura, fez o Independência explodir em preto e branco pela primeira vez no Campeonato Brasileiro.
Aos 24, André aproveitou rebote do goleiro do Timão após chute de Bernard, mas o gol foi anulado corretamente pelo árbitro sob a alegação de impedimento.
Tite arriscou tudo com as entradas de Douglas e Liedson para tentar mudar o comportamento ofensivo do Corinthians. A desvantagem fez o Timão se arriscar mais. Douglas perdeu boa oportunidade ao cabecear para fora um cruzamento certeiro de Fábio Santos. O lateral, aliás, seria expulso pouco depois ao reclamar de uma falta e receber o segundo cartão amarelo. No entanto, logo em seguida André também recebeu o vermelho por chutar a bola para longe em uma reclamação - o atacante já tinha amarelo.
Nos minutos finais, o Corinthians ainda tentou pressionar, mas não teve força ofensiva para estragar a festa dos mais de 13 mil atleticanos presentes na nova casa. FonteGlobo Esport

Webber vence em Mônaco, e F-1 bate recorde de equilíbrio; Massa é o sexto


27/05/2012 11h02 - Atualizado em 27/05/2012 11h44

Webber vence em Mônaco, e F-1 bate recorde de equilíbrio; Massa é o sexto

Temporada tem agora seis vencedores nas seis primeiras provas, fato inédito para a categoria; Felipe obtém melhor resultado do ano, e Bruno é o décimo

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo, Mônaco
Equilibrada e emocionante, a temporada 2012 da Fórmula 1 ganhou um capítulo histórico nas ruas do principado de Mônaco neste domingo. Pela primeira vez nos 63 anos de categoria, seis pilotos diferentes venceram as seis etapas inicias do campeonato. Em Monte Carlo, foi a vez de Mark Webber, da RBR, sentir o gosto do champanhe no alto do pódio e aumentar a lista que já contava com Jenson Button (Austrália), Fernando Alonso (Malásia), Nico Rosberg (China), Sebastian Vettel (Bahrein) e Pastor Maldonado (Espanha). O brasileiro Felipe Massa também teve motivos para sorrir no domingo: disposto a reagir, chegou em sexto lugar, sua melhor colocação neste ano.
Após herdar a pole position com a punição a Michael Schumacher no sábado, o australiano só deixou a ponta por algumas voltas, em razão da parada tardia nos boxes do companheiro Vettel. E a vitória que parecia tranquila ganhou contornos dramáticos no fim. A chuva, que ameaçou cair durante toda a prova, resolveu dar as caras faltando 12 voltas. Juntou o pelotão da frente e fez a diferença entre o líder Webber e o sexto colocado Massa cair para três segundos.
GP de Mônaco, F1, Mark Webber (Foto: Agência AP)Festa para Mark Webber em Mônaco: piloto é o sexto a vencer na temporada 2012 (Foto: Agência AP)
O piloto da RBR conseguiu administrar a pequena vantagem sobre Nico Rosberg e completou as 78 voltas na primeira colocação. O alemão da Mercedes cruzou em segundo, seis décimos atrasado na briga pela vitória. Alonso, que ganhou a posição de Lewis Hamilton nos boxes, completou o pódio. O espanhol chegou imediatamente à frente de Vettel e tirou o rival da liderança do campeonato. Agora, Alonso tem 76 pontos, três a mais que o alemão da RBR, que acumula os mesmos 73 pontos de Webber, mas fica à frente nos critérios de desempate (posições melhores nas corridas).
Em busca da volta por cima após um início ruim no campeonato, Massa confirmou o bom fim de semana. Com o sexto lugar, marcou oito pontos e subiu para a 14ª colocação na tabela. O compatriota Bruno Senna, da Williams, também chegou na zona de pontuação. Fechou em décimo, assegurou um ponto e está logo à frente de Massa, com 15.
GP de Mônaco, F1, Alonso (Foto: Agência AP)O espanhol Fernando Alonso festeja mais um
pódio com a Ferrari (Foto: Agência AP)
Jenson Button e Pastor Maldonado foram os destaques negativos do fim de semana. O inglês da McLaren largou em 12º, foi ultrapassado por Heikki Kovalainen, da “nanica” Caterham, e duelou com o finlandês durante toda a prova até abandonar a oito voltas do fim. O venezuelano, vencedor do GP da Espanha, largou em último e bateu logo na largada. Outro que não completou a prova foi Michael Schumacher. O heptacampeão brilhou ao ser mais rápido no treino de sábado, mas largou em sexto por ter sido punido em Barcelona após batida em Bruno Senna. Na corrida, o alemão não conseguiu acompanhar os líderes e deixou a prova faltando 15 voltas, com problemas na Mercedes.
Os pilotos voltam à pista daqui a duas semanas para o GP do Canadá. A prova no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, será no dia 10 de junho, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.
Acidente na largada
Com pista estreita e muros próximos, o risco de uma batida na largada em Monte Carlo é sempre alto. E foi o que aconteceu neste domingo. Romain Grosjean, da Lotus, se envolveu em mais um acidente no início da prova. Após tocar na Ferrari de Alonso, o francês jogou para esquerda, espremeu Schumacher no guard rail e rodou, perigosamente, bem em frente ao restante do grid. Sobrou para Kamui Kobayashi, que não conseguiu desviar a tempo, tocou na Lotus e viu a Sauber saltar nas quatro rodas. Os outros carros reduziram para não se envolver no acidente, mas Pastor Maldonado, que largou em último, demorou a frear e acertou a HRT de Pedro de la Rosa. Os quatro pilotos abandonaram.
Webber, Rosberg e Hamilton se mantiveram nas três primeiras posições. Os brasileiros largaram bem. Massa subiu de sétimo para o quinto lugar, Bruno pulou de 13º para décimo. Outro que também fez boa largada foi Vettel, que passou da nona para a sexta colocação. Em razão da batida, o safety car precisou ficar na pista durante quatro voltas. A relargada, na quarta volta, transcorreu normalmente, sem incidentes.
F1 Monaco Kamui Kobayashi (Foto: AP)Após tocar em Grosjean na largada, Sauber de Kobayashi parece flutuar (Foto: AP)
A corrida seguiu sem muitas alterações até a primeira rodada de pit stops. A principal atração ficava por conta do “trenzinho” comandado por Kimi Raikkonen. Mais lento, o finlandês perdeu contato com o sexto colocado Vettel e segurou Schumacher, Nico Hulkenberg, Bruno Senna, Paul di Resta e Daniel Ricciardo durante diversas voltas, até parar nos boxes. Com a ameaça de chuva, os pilotos buscaram permanecer o maior tempo possível na pista, mas com o aumento do desgaste dos pneus, precisaram seguir para os pits. A Ferrari trabalhou bem e Alonso ganhou a posição de Hamilton nos boxes. Um dos poucos no grid a largar com pneus macios, Vettel optou por uma estratégia diferente, retardou a parada e assumiu a liderança, seguido por Webber, Rosberg, Alonso e Massa.
No meio do grid, Pérez, que largava de 23º, teve a corrida de recuperação prejudicada ao ser punido com um drive through na 39ª volta. Ele foi punido por atravessar a pista na frente de Raikkonen para entrar nos boxes e quase causar um acidente. Como prêmio de consolação, o mexicano anotou a melhor volta da prova: 1m17s296, na 49ª passagem.
Webber recupera ponta
Na parte da frente, Vettel aguentou na pista até a 46ª volta. O piloto da RBR parou nos pits e voltou na quarta posição, à frente de Hamilton e Massa. Seu companheiro Webber retomou a ponta, seguido de perto por Rosberg e Alonso.
A profecia de Schumacher não se realizou. O heptacampeão havia dito a jornalistas que seria o mais rápido do treino, cairia para sexto por causa da punição recebida por ter batido na Williams de Bruno na Espanha e venceria a prova de Monte Carlo. O alemão não conseguiu acompanhar os líderes e abandonou na 65ª volta com problemas na Mercedes.
A chuva que ameaçou cair durante toda a prova finalmente começou na 66ª volta e tornou o fim da corrida eletrizante: o pelotão da frente se aproximou e apenas três segundos separavam o líder Webber do sexto colocado Massa a algumas voltas do fim. Mas as condições climáticas melhoraram rapidamente, a pista voltou a secar, e o australiano conseguiu segurar a pequena vantagem sobre Rosberg, cruzando em primeiro, seis décimos à frente do alemão da Mercedes. Alonso completou o pódio, seguido de perto por Vettel, Hamilton e Massa. A zona de pontuação foi completada por Di Resta, Hulkerberg, Raikkonen e Senna.
Confira o resultado final do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula 1:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1h46m06s557
2 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 0s0643
3- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 0s947
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 1s343
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 4s101
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 6s195
7 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 41s500
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 42s500
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 44s000
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 44s500
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
15 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – na volta 71
Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – na volta 66
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – na volta 65
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – na volta 64
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – na volta 16
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – na volta 6
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – na volta 1
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – na volta 1
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – na volta 1  Fonte g1

De topless, Gata do Paulistão posa sexy para campanha

Categoria:

publicada há 6 horas atualizada há 5 horas

De topless, Gata do Paulistão posa sexy para campanha

Lorena Bueri foi fotografada para uma loja de lingeries.

do EGO, em São Paulo
Lorena Bueri, a Gata do Paulistão 2012, mostrou suas curvas e fez até topless para as fotos da campanha da nova coleção de uma loja especializada em lingeries. A morena, que foi clicada por Ricardo Canhoto, deu uma prévia do que vai mostrar na capa da "Sexy", do próximo mês.
Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)
Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)
Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)
Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)
Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação)Lorena Bueri, a Gata do Paulistão, posa de lingerie (Foto: Ricardo Canhoto / Divulgação) Fonte Ego

Marcha das Vadias reúne centenas com pouca roupa na Avenida Paulista

Categoria:

26/05/2012 14h56 - Atualizado em 26/05/2012 16h09

Marcha das Vadias reúne centenas com pouca roupa na Avenida Paulista

2ª edição do protesto antimachismo teve versões em diversas cidades.
Manifestantes se organizaram em São Paulo e nacionalmente pela internet.

Fábio Tito Do G1, em São Paulo
318 comentários
Centenas de pessoas se reuníram neste sábado (26) na Avenida Paulista para a segunda edição da Marcha das Vadias, protesto contrário ao machismo que teve origem no Canadá e se espalhou pelo mundo.
Segundo pessoas que participaram da organização, às 13h30 o ponto escolhido para o início da passeata já reunía mais que as cerca de 300 pessoas que participaram no ano passado.

Policiais que acompanhavam a movimentação no canteiro central da Paulista estimaram a participação de cerca de 200 pessoas no mesmo horário, mas o número parecia crescer a cada minuto com a chegada de mais gente.
Algumas participantes do protesto marcharam com os seios de fora ou vestindo lingerie, exigindo liberdade na maneira de se vestir (Foto: Fábio Tito/G1)Algumas participantes do protesto marcharam com os seios de fora ou vestindo lingerie, exigindo liberdade na maneira de se vestir (Foto: Fábio Tito/G1)
O grupo se reuniu no canteiro entre a Rua da Consolação e a Bela Cintra, para pintar cartazes e os corpos de mulheres e homens que se juntaram à causa. Depois, o planejado era descer a Rua Augusta em direção ao Centro e terminar o trajeto na Praça da República.
Jovens se pintam antes do início da marcha (Foto: Fábio Tito/G1)Jovens se pintam antes do início da marcha (Foto: Fábio Tito/G1)
"A gente escolheu a Augusta por ser justamente um local de prostituição, onde as mulheres costumam sofrer preconceitos", explicou Maiara Moreira, estudante de História que participou da organização do evento, feita pelo Facebook. Segundo ela, a marcha não tem uma organização estabelecida, mas foi feita espontaneamente pela internet por diversos apoiadores.
O evento em São Paulo criado no Facebook tinha mais de 1.500 presenças confirmadas, segundo Maiara.
Em 2011, o protesto também desceu a Augusta e parou em frente ao clube de comédia stand-up Comedians, por conta de um comentário do comediante Rafinha Bastos que foi considerado preconceituoso. Bastos é um dos donos do estabelecimento.
"De um ano para cá, as marchas se espalharam pelo Brasil. Este ano, acho que tem um contexto mais político. A internet tem ajudado a popularizar o que é o feminismo", afirma Bruna Provazi, jornalista e integrante do movimento Marcha Mundial das Mulheres, que tem representação em 53 países.
Segundo Maiara, um dos proósitos da marcha este ano é pedir mais debate sobre a Medida Provisória nº 557, que tramita no Congresso. Ela institui o Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera (mulher que deu à luz recentemente) para Prevenção da Mortalidade Materna. "Esse sistema pode agir como uma forma de monitorar abortos ilegais, e achamos que ele precisa ser mais discutido", diz.
Oficina de cartazes foi feita na Avenida Paulista (Foto: Fábio Tito/G1)Oficina de cartazes foi feita na Avenida Paulista (Foto: Fábio Tito/G1)

2ª RODADA Golaço de bicicleta de Alecsandro dá vitória ao Vasco sobre a Portuguesa

, 26/05/2012 - 18:30
Min:14 - Max:25 ºcSol com algumas nuvens
14 ° Portuguesa 0 x 1 Vasco 1 °
2ª RODADA
Golaço de bicicleta de Alecsandro dá vitória ao Vasco sobre a Portuguesa
No jogo seguinte à eliminação cruz-maltina da Libertadores, atacante protagoniza pintura no Canindé
 
Até este sábado, a última lembrança da torcida do Vasco era a clara chance de gol perdida por Diego Souza, na partida que acabou por eliminar a equipe na derrota por 1 a 0 para o Corinthians na Libertadores. Mas após o fim do jogo no Canindé, o que ficou marcado foi o golaço de bicicleta marcado por Alecsandro, num lance de extrema dificuldade, que determinou a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Vasco chegou aos seis pontos em duas partidas e é o líder provisório. Já a Portuguesa fica com um ponto, depois de empatar na estreia. Os próximos compromissos das duas equipes são pela terceira rodada. A Lusa vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba em 6 de junho. No mesmo dia, o Vasco recebe o Náutico em São Januário. Recém-contratado, o goleiro Dida esteve no Canindé assistindo à partida, poucas horas depois de fazer mais um treinamento.
A Portuguesa começou tomando a iniciativa do ataque enquanto o Vasco ainda buscava se ajustar. Com a marcação cruz-maltina fora de encaixe, a equipe da casa teve alguma liberdade, mas não conseguia criar chances claras de gol. Ricardo Jesus chegou a assustar, perdendo uma boa oportunidade. Mas fora as investida de Raí pela esquerda, a Lusa não se mostrava perigosa.
alecsandro vasco bicicleta gol portuguesa (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)Alecsandro acertou uma linda bicicleta (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)

Aos poucos o Vasco reequilibrou o jogo, usando como recursos o toque de bola até que os espaços surgissem. Logo, a equipe passou a lançar mão do lado direito, sua principal arma, como forma de levar perigo à Portuguesa. E foi exatamente desse lado que o time de Cristóvão construiu a jogada que abriu o placar, aos 21 minutos. Após tabela com Eder Luis, Fagner avançou pelo lado esquerdo. Mesmo derrubado por Raí, o lateral insistiu e cruzou para área. Alecsandro emendou de bicicleta, num chute cruzado que entrou do lado direito do goleiro Gledson. Um golaço que fez Vasco 1 a 0.
A desvantagem obrigou a Portuguesa a se lançar ao ataque, deixando alguns espaços que, entretanto, o Vasco não soube aproveitar. O time paulista tentava chegar com consistência, mas esbarrava na falta de um meio-campo criativo, que pudesse articular as jogadas. O camisa 10 Léo Silva, volante de origem, e Boquita, não conseguiam fazer a função. Apesar dos três zagueiros, a Lusa não tinha os alas como força ofensiva.
Enquanto isso, o Vasco esperava o adversário para encaixar os contra-ataques. Apesar do esforço de Fagner e Eder Luis, sempre pela direita, o restante da equipe, principalmente os homens de meio-campo, continuavam a errar passes. Alecsandro teve uma boa chance de ampliar a vantagem, mas o primeiro tempo terminou logo depois que a Portuguesa teve sua melhor chance. Fernando Prass fez boa defesa em chute cruzado de Boquita, aos 44 minutos.
Logo no início do segundo tempo o técnico Geninho fez duas modificações que mudaram a cara da Portuguesa. A entrada de Michael e Ricardinho deram mais velocidade à equipe, que tomou as ações ofensivas e fez o Vasco se complicar. Mesmo aplicado e eficiente na marcação, o time cruz-maltino errava muitos passes e não conseguia contra-atacar com eficiência. Enquanto isso, a torcida vascaína - que tomava grande parte do Canindé - pedia a entrada de Carlos Alberto.
Aos 24 minutos o meia finalmente entrou em campo no lugar de Diego Souza, que saiu vaiado. A manifestação dos torcedores certamente foi pautada pelo gol perdido na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na última quarta-feira, que determinou a eliminação do Vasco da Libertadores.
Apesar da mudança, a partida seguiu com a Portuguesa dominando, pressionando o Vasco e criando muitas chances de ataque. No entanto, a equipe da casa não mostrava competência nas finalizações. Enquanto isso, o time visitante tenta se defendia e insistia nas bolas cruzadas na área, mas sem sucesso.Fonte Globo Esport

Fla rasura o dever de casa, misto do Inter reage e arranca empate: 3 a 3

o, Sábado, 26/05/2012 - 18:30
Min:18 - Max:31 ºcSol e Chuva
7 ° Flamengo 3 x 3 Internacional 2 °
2ª RODADA
Fla rasura o dever de casa, misto do Inter reage e arranca empate: 3 a 3
Rubro-Negro fica duas vezes com dois de vantagem no placar, mas após erro de Ronaldinho leva o terceiro e continua sem vencer no Brasileirão
do, no Engenhão, todas as atenções e tensões estiveram em Ronaldinho Gaúcho. Hostilizado antes do jogo e ao ser substituído na segunda etapa, o camisa 10 rubro-negro até fez um gol, o seu time esteve duas vezes com dois de vantagem no placar, mas não conseguiu fazer bem o dever de casa, cedendo o empate em 3 a 3 e continua sem vencer no Brasileirão. O desfalcado time do Inter não se entregou em momento algum e acabou premiado ao somar seu quarto ponto na competição. O Fla tem apenas dois.
Antes da partida, a torcida rubro-negra hostilizou Ronaldinho Gaúcho cantando:"Ô Ronaldinho, preste atenção, muito respeito com a camisa do Mengão". A resposta no primeiro tempo foi em forma de reverência e sambadinha, na comemoração do segundo gol, marcado em cobrança de pênalti.  Porém, depois do empate do Inter, originado de um erro do camisa 10, ele foi substituído por Deivid e recebeu sonora vaia.
A renda foi de R$ 391.15,00, para um público de 14.238 pagantes (19.274 presentes). Os dois times só voltam a jogar no dia 6 de junho. O carioca enfrentará a Ponte Preta, em Campinas, e o gaúcho receberá o São Paulo.
O Inter começou com uma marcação adiantada, o que dificultou muito as saídas de bola do Fla. A zaga rubro-negra abusava da ligação direta com o ataque e o meio de campo pouco conseguia jogar. No entanto, num bom avanço de Léo Moura pela direita, a bola foi alçada na área, Nei se precipitou e jogou a bola para escanteio no lado oposto. Na segunda cobrança fechada feita por Ronaldinho Gaúcho, Muriel chegou a salvar o gol, mas a bola sobrou para Aírton completar de pé esquerdo e abrir o marcador, aos 8.
ronaldinho gaucho flamengo gol internacional (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)ronaldinho Gaúcho samba na comemoração do segundo gol do Fla (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)
A equipe colorada manteve a postura ofensiva e quase empatou em cabeçada de Gilberto, no minuto seguinte. Porém, o Flamengo também passou a marcar a saída de bola da defesa adversária e depois de uma falha incrível de Índio, o zagueiro fez pênalti infantil em Ibson, que sairia da área com a bola. Ronaldinho Gaúcho bateu bem, aos 16, e aumentou: 2 a 0.
A partir daí, o contra-ataque passou a ser melhor opção para o Fla. O Inter, muito desfalcado, lutava para tentar diminuir, mas quase sempre seus atacantes eram barrados na base da falta longe da área pela defesa adversária. Mas nem sempre Welinton e González achavam as pernas rivais, e numa escapada pela direita, aos 27, Josimar conseguiu penetrar na área e bateu cruzado. Paulo Victor fez boa defesa a escanteio.
Os problemas defensivos rubro-negros continuavam, e após nova saída de bola com um chutão errado, a bola bateu na canela de Luiz Antônio, Gilberto se aproveitou, tocou na esquerda para Fabrício, que chutou cruzado. O mesmo Gilberto desviou e diminuiu o placar, aos 33.
O Rubro-Negro, então, partiu para o ataque novamente e teve uma excelente oportunidade dois minutos depois com Ibson, que penetrou livre, mas ao tentar driblar Muriel, o goleiro colorado fez grande defesa. Em seguida, o ataque do Fla fez ótima jogada, mas quando Ibson chutou dentro da área para marcar o terceiro, a bola desviou no cotovelo direito de Nei e foi a escanteio. O árbitro André Luiz de Freitas Castro marcou apenas escanteio.
Fla faz o terceiro, mas cede o empate após erro de Ronaldinho
O Inter voltou para a etapa final com Maurides no lugar de Josimar e tomando as iniciativas de ataque. Logo aos dois teve ótima chance, após um bate-rebate dentro da área rubro-negra, a bola sobrou para Gilberto, que tentou colocar, mas "atrasou" para Paulo Victor. O castigo veio rápido, no primeiro ataque do Flamengo no segundo tempo, Vagner Love recebeu livre na área de Léo Moura, driblou Moledo e bateu de canhota, no canto direito de Muriel para fazer o terceiro, aos 3.
Gilberto marcou no jogo contra o Flamengo (Foto: Alexandre Lopes / Inter, DVG)Gilberto comemora o primeiro gol do Inter no empate com o Flamengo (Foto: Alexandre Lopes / Inter, DVG)
Com a boa vantagem, o time da casa passou a esperar a equipe gaúcha para explorar os espaços no seu sistema defensivo. O Inter tentava na base do toque de bola criar uma chance para fazer o segundo, mas encontrava muitas dificuldades. Para tentar resolver o problema, o técnico Dorival Júnior trocou Gilberto por Marcos Aurélio, aos 16. E deu sorte: aos 21, Fabrício deu belíssimo chute de fora da área e acertou o ângulo esquerdo de Paulo Victor, que nada põde fazer para impedir o gol.
E após uma bola perdida por Ronaldinho no meio do campo, o Inter chegou ao empate, em chute de Dátolo de fora da área, colocando a bola no canto esquerdo do goleiro rubro-negro. A torcida do Flamengo passou a protestar fortemente e o time avançou, deixando espaços perigosos na sua complicada defesa. Depois de tirar Aírton para pôr Amaral, Joel Santana substituiu Ronaldinho Gaúcho pela primeira vez desde que voltou a trabalhar no clube da Gávea. O camisa 10 saiu muito vaiado para a entrada de Deivid. Renato Abreu também entrou em campo, no lugar de Luiz Antonio.
O jogo ficou inteiramente aberto, mas as chances claras de gol rarearam. O Flamengo, no entanto, é que teve a melhor oportunidade, aos 44, em cabeçada de Welinton que Muriel defendeu bem para escanteio. O time da casa ainda tentou pressionar, mas a defesa colorada aguentou firme e segurou o empate. Fonte Globo Esport

Gostou, Mourinho? Brasil passa pela Dinamarca em dia de Hulk e Oscar


26/05/2012 12h24 - Atualizado em 26/05/2012 12h58

Gostou, Mourinho? Brasil passa pela Dinamarca em dia de Hulk e Oscar

Com técnico do Real no estádio, Seleção tem boa atuação no 1º tempo e vence por 3 a 1 em dia inspirado de atacante do Porto e meia do Inter

Por Márcio Iannacca Direto de Hamburgo, Alemanha
154 comentários
José Mourinho viu de perto neste sábado a força de Hulk e o talento de Oscar: com a presença do técnico do Real Madrid no estádio Imtech Arena, o atacante do Porto brilhou com a camisa da Seleção Brasileira, marcou duas vezes e criou a jogada de outro (contra) na vitória do time de Mano Menezes por 3 a 1 sobre a Dinamarca, em Hamburgo. O meia do Internacional também se destacou com a camisa 10 e participou dos principais lances do time canarinho.
Mesmo com vários desfalques, a Seleção teve boa atuação, uma das melhores sob o comando de Mano, principalmente no primeiro tempo, quando marcou os três gols. Na etapa final, o time diminuiu o ritmo e viu Bendtner descontar no placar, em posição irregular e erro do árbitro que não assinalou impedimento. O técnico não pôde contar com Neymar e o goleiro Rafael, que defenderam o Santos na Libertadores quinta-feira e só se apresentarão para os jogos nos Estados Unidos. Daniel Alves e Paulo Henrique Ganso foram cortados por lesões, enquanto Alexandre Pato acabou poupado na Alemanha. Zagueiro do Chelsea, David Luiz não jogará nem na Terra do Tio Sam, mas permanecerá com a delegação.
No domingo, o grupo viaja para os Estados Unidos, onde a equipe enfrentará os americanos (quarta, em Washington), o México (dia 3 de junho, em Dallas) e Argentina (9 de junho, em Nova Jersey) nos últimos testes para as Olimpíadas. Em 8 de junho, Mano vai anunciar os 35 nomes que continuarão na pré-lista dos Jogos (a relação conta com 52 hoje). A convocação final para Londres sairá em 6 de julho.
Cotado para defender o campeão europeu Chelsea na próxima temporada, Hulk brilhou em Hamburgo. O atacante do Porto abriu o placar aos sete do primeiro tempo com um chute de fora da área, criou ao lado de Oscar o lance que originou o gol contra de Zimiling cinco minutos depois e marcou o terceiro do Brasil aos 39 da etapa inicial, em jogada individual após o meia do Internacional roubar a bola perto do meio do campo. Aos 25 do segundo tempo, Zimiling driblou Rômulo com estilo na área e cruzou para Bendtner, em posição de impedimento (não dado), marcar para a Dinamarca.
Hulk, Brasil x Dinamarca (Foto: Agência EFE)Oscar, Damião e Hulk comemoram o primeiro gol: trio ofensivo deu certo na Alemanha (Foto: Agência EFE)
O Incrível Hulk domina o primeiro tempo: 3 a 0
Sem contar com nomes como Neymar, Daniel Alves e Pato, Mano escalou a Seleção com Jefferson, Danilo, Thiago Silva (capitão), Juan (revelado pelo Internacional e atualmente no Inter de Milão), Marcelo, Sandro, Rômulo, Oscar (herdeiro da camisa 10 sem Ganso), Hulk, Leandro Damião e Lucas.
O pouco tempo de treinamento parecia prejudicar o início da equipe canarinho na partida. Alguns erros de passe marcaram os primeiros minutos. Mas aos sete, Hulk recebeu na entrada da área e soltou a bomba de canhota. O goleiro Sorensen caiu atrasado e não viu a cor da bola: 1 a 0 para o time canarinho.
A partir daí, tudo o que o técnico Mano Menezes gostaria de ver entrou em campo. A Seleção começou a marcar a Dinamarca no campo de defesa. Acuados com o gol marcado logo no início, os europeus erravam muitos passes.
Mas foi em uma roubada de bola de Hulk, aos 12, que o Brasil ampliou o marcador. O atacante recuperou a posse de bola e tocou para Oscar. O meia do Inter passou por um adversário e cruzou para Hulk. Na ânsia de cortar a finalização, Zimling chutou contra a própria meta e fez o segundo da Seleção. A equipe seguiu melhor na partida, principalmente no setor ofensivo. Lucas e Oscar trocavam de posição a todo instante e levavam perigo ao gol rival.
Se o ataque tinha excelente participação, a defesa ainda precisava de alguns ajustes. E o capitão Thiago Silva era o responsável por orientar os volantes e os companheiros de zaga. Às vezes com Danilo, outras com Sandro e Rômulo, que ainda buscavam o melhor entrosamento.
E foram justamente por esses erros que a Dinamarca chegou ao gol do Brasil algumas vezes. Aos 36, Khron Dehli perdeu dentro da área a chance de diminuir a diferença. Três minutos depois, mais um prêmio para a marcação pressão da Seleção. Oscar tomou a bola na intermediária e lançou para Hulk. O atacante passou por um adversário, invadiu a área e tocou para marcar mais um para o time canarinho: 3 a 0.
Seleção diminui o ritmo e vê árbitro errar em gol da Dinamarca
Com a vitória na mão, a Seleção diminuiu o ritmo no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, viu a Dinamarca chegar bem perto de diminuir o placar: Wass cruzou de dentro da área, a bola passou pelo Jefferson e Agger ficou na cara do gol, mas pegou mal e chutou para fora. No início da jogada, Wass estava impedido, mas o árbitro alemão Felix Brych não marcou a irregularidade.
Os dinamarqueses só conseguiram descontar aos 25. E de novo com ajuda do trio de arbitragem. Zimling, que havia feito contra, entrou driblando pela direita, passou pelo volante Rômulo com estilo e cruzou rasteiro para Bendtner, que estava em impedimento claro, marcar dentro da pequena área.
O gol fez Mano Menezes mexer no time. O lateral-direito Danilo deu lugar a Rafael, que foi chamado para a vaga deixada por Daniel Alves. Logo em seguida, Leandro Damião, que esteve apagado, saiu para a estreia de Wellington Nem. O meia Giuliano também ganhou chance e substituiu o são-paulino Lucas. Depois, Sandro saiu para a entrada de Casemiro, e o zagueiro Bruno Uvini deu descanso ao artilheiro Hulk.
A única chance com a garotada em campo foi aos 44, quando Nem entrou em velocidade pela direita e bateu cruzado, mas o goleiro Andersen defendeu. A decisão das vagas nas Olimpíadas ficou para os Estados Unidos, onde o Brasil terá até Lionel Messi pela frente no último teste antes da convocação dos Jogos. Fonte Globo Esport

Jhonny Herrera brilha, La U bate o Libertad nos pênaltis e pega o Boca


25/05/2012 00h43 - Atualizado em 25/05/2012 00h55

Jhonny Herrera brilha, La U bate o Libertad nos pênaltis e pega o Boca

Goleiro do time chileno faz defesa espetacular no fim do tempo normal, que acabou 1 a 1, mesmo placar do jogo de ida, e depois pega uma penalidade

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago
84 comentários
Em noite do goleiro Jhonny Herrera, que fez uma defesa espetacular no fim do tempo normal e ainda pegou um pênalti na decisão nas penalidades, o Universidad de Chile derrotou o Libertad-PAR, por 5 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal, nesta quinta-feira, no estádio Nacional de Santiago, e se classificou para as semifinais da Taça Libertadores. No primeiro jogo, em Assunção, o placar havia sido o mesmo. La U, que nesta quinta completou 85 anos de fundação, lutará por vaga na final com o Boca Juniors, que eliminou o Fluminense, sendo que a primeira partida será em Buenos Aires e a segunda, em Santiago.
Nesta quinta, o tempo normal foi muito disputado, em alguns momentos com rispidez, mas com muitas chances de gol e emoção. Nas penalidades, para o time chileno fizeram Arandiz, Díaz, Ruidíaz (com cavadinha), Rodríguez e Lorenzetti; enquanto que para o Libertad marcaram Velázquez, Cáceres e o goleiro Muñoz. Ayala desperdiçou.
A partida começou com o time da casa pressionando em busca do gol, mas pouco conseguiu penetrar na área adversária. No entanto, a insistência acabou premiada, aos 17 minutos: Díaz cobrou falta por baixo da barreira e marcou um gol semelhante ao feito por Ronaldinho Gaúcho contra o Santos, nos 5 a 4 para o Flamengo, no Campeonato Brasileiro do ano passado.
Marcelo Diaz, Universidad de Chile x Libertad (Foto: Agência Reuters)Díaz (21) comemora com seus companheiros o gol de La U no tempo normal (Foto: Agência Reuters)
O Libertad saiu da defesa e logo criou uma chance para empatar, com Núñez quase alcançando na pequena área um chute cruzado de Civelli da esquerda. La U deu a resposta imediata e por pouco não chegou ao segundo, aos 20: Díaz aproveitou um rebote da zaga paraguaia e soltou a bomba, que desviou levemente num adversário e passou zunindo perto do travessão.
Dois minutos depois o Libertad chegou ao empate com ajuda do adversário. Após cruzamento alto na área, da direita, González se precipitou e, de cabeça, jogou contra a própria rede. A partir daí, o time visitante passou a criar as melhores chances de gol e quase chegou à virada em três oportunidades: aos 30, quando Civelli, livre na área, chutou para fora; aos 33, em cabeçada de Ayala que Jhonny Herrera defendeu firme, e aos 43 em chute perigoso de Velázquez, para fora.
Herrera faz defesa milagrosa no fim e evita classificação do Libertad
O panorama na segunda etapa se manteve com o time paraguaio mais perigoso. Aos 5, Samudio chutou com perigo para fora e quase marcou. A partida ficou amarrada, com muita marcação e poucas jogadas de profundidade. Porém, aos 27, num contra-ataque, Lorenzetti foi derrubado na meia-lua por Benegas. Díaz cobrou muito bem a falta, desta vez por cima da barreira, mas Muñoz voou, espalmou e contou com a sorte de a bola bater no travessão e não entrar.
A equipe da casa se animou e teve outra ótima chance de marcar: aos 32, Rodríguez chutou bem da entrada da área e novamente Muñoz se esticou todo para jogar a bola para escanteio no seu canto esquerdo. La U tentava pressionar e cedia espaços para perigosos contra-golpes do Libertad. E foi assim que o time paraguaio ficou muito perto do gol da classificação, aos 46: Gamarra cruzou da esquerda, de dentro da área, e Velázquez cabeceou bem, mas quando parecia que a bola ganharia a rede, Jhonny Herrera saltou com muita agilidade e reflexo e salvou a equipe chilena, levando a decisão para os pênaltis. Fonte Globo Esport

Barça joga final da Copa do Rei para dar uma última alegria a Guardiola


25/05/2012 07h00 - Atualizado em 25/05/2012 07h22

Barça joga final da Copa do Rei para dar uma última alegria a Guardiola

Na despedida do treinador, Barcelona enfrenta o Athletic Bilbao tentando salvar a temporada com o título da Copa do Rei

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
24 comentários
Na despedida oficial do técnico Pep Guardiola do comando do Barcelona, o time catalão terá a última chance de conquistar um título na temporada depois de perder o Campeonato Espanhol para o Real Mardid e ser eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões para o Chelsea. Na final da Copa do Rei, que será disputada nesta sexta-feira, contra o Athletic Bilbao, no estádio Vicente Calderón, em Madri, a missão entre os jogadores é uma só: fazer com que o treinador tenha motivos para festejar no dia do adeus. O GLOBOESPORTE.COM transmite a decisão em Tempo Real a partir das 17h (horário de Brasília).
Caso consiga a taça, Guardiola encerrará sua caminhada à frente do Barça com 14 títulos conquistados desde que assumiu o comando da equipe principal em 2008. Quem também poderá aumentar uma expressiva galeria de troféus é Xavi. Jogador mais vencedor da história do clube, o meia poderá alcançar sua 20ª conquista nas 14 temporadas que disputou com o time catalão.
- Tenho a impressão de que estamos muito bem preparados para a final. O Athletic é uma equipe com alma e será uma decisão terrivelmente dura. Será uma final muito bonita. Eles atacarão, e nós também - avaliou Guardiola.
Josep Guardiola coletiva Barcelona (Foto: AFP)Pep Guardiola deixa a sala de imprensa do Barcelona pela última vez (Foto: AFP)
Um outro símbolo da geração Guardiola, no entanto, luta para vencer a Copa do Rei pela primeira vez estando em campo em uma final. O meia Iniesta não jogou na vitória sobre o Athletic Bilbao por 4 a 1 na temporada 2008/2009. Já na temporada 2010/2011, o jogador participou da decisão, mas o Barcelona perdeu para o Real Madrid.
- Sim, tenho um incentivo a mais com a Copa pessoalmente porque não consegui ganhar nenhuma jogando. Espero que esta seja a hora. Seria bonito me despedir da temporada assim - disse.
O Athletic é uma das equipes que mais encantaram na temporada. Sob o comando do argentino Marcelo Bielsa, o Bilbao chegou à final da Liga Europa eliminando o gigante Manchester United, mas perdeu a decisão para o Atlético de Madri. O jogo desta sexta-feira é a última chance para corar uma temporada histórica para o clube.
Xavi posa com alguns de seus trofeus (Foto: Reprodução / Jornal Mundo Deportivo)Xavi posa com 'alguns' de seus troféus (Foto: Reprodução / Mundo Deportivo)
Barcelona e Athletic têm em comum a filosofia de se apostar nas categorias de base. Os bascos não aceitam jogadores de fora da região para manter viva a tradição de formação de um time local. No Barcelona, o histórico de sucesso começa pelo técnico Guardiola, que se criou no clube. Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas, Piqué, Puyol... a lista dos "canteranos" que triunfam na equipe principal é extensa.
Uma das crias do Bilbao que atualmente se destaca no time principal é Ander Herrera. O meia terá nesta sexta uma tradição familiar a honrar e poderá igualar um feito do pai, Pedro.
- Há 26 anos eu ganhei com o Zaragoza a final contra o Barça no mesmo Vicente Calderón e espero que isso se repíta nesta sexta - lembrou Pedro em entrevista à Rádio "Marca".
 Piotr Trochowski e Ander Herrera, sevilla x athletic bilbao (Foto: Reuters) Ander Herrera poderá se igualar ao pai, que venceu o Barça numa final de Copa do Rei (Foto: Reuters)
O técnico Pep Guardiola teve duas boas notícias nesta quinta-feira: o goleiro Pinto, que tem sido titular nos jogos da Copa do Rei, e o atacante Alexis Sánchez, recuperaram-se de lesão e estarão disponíveis. O treinador resolveu levar todos os jogadores a Madri, inclusive os lesionados Puyol, David Villa, Daniel Alves e Fontàs. Abidal, que se recupera de uma cirurgia de transplante de fígado, foi o único que não viajou para a capital.
Marcelo Bielsa faz mistério sobre a escalação do Athletic. Sua maior preocupação, evidentemente, é Lionel Messi.
- Sempre que se enfrenta um atacante desse nível, as fórmulas de pará-lo são variadas, mas ele tem soluções para a maioria dos problemas que lhe são apresentados e trataremos de fazer com que ele não as encontre - filosofou.
marcelo bielsa llorente atlético bilbao treino (Foto: Agência EFE)Bielsa conversa com Fernando Lllorente, a esperança de gols do Athletic (Foto: Agência EFE)
25/05/2012 07h00 - Atualizado em 25/05/2012 07h22

Barça joga final da Copa do Rei para dar uma última alegria a Guardiola

Na despedida do treinador, Barcelona enfrenta o Athletic Bilbao tentando salvar a temporada com o título da Copa do Rei

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
24 comentários
Na despedida oficial do técnico Pep Guardiola do comando do Barcelona, o time catalão terá a última chance de conquistar um título na temporada depois de perder o Campeonato Espanhol para o Real Mardid e ser eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões para o Chelsea. Na final da Copa do Rei, que será disputada nesta sexta-feira, contra o Athletic Bilbao, no estádio Vicente Calderón, em Madri, a missão entre os jogadores é uma só: fazer com que o treinador tenha motivos para festejar no dia do adeus. O GLOBOESPORTE.COM transmite a decisão em Tempo Real a partir das 17h (horário de Brasília).
Caso consiga a taça, Guardiola encerrará sua caminhada à frente do Barça com 14 títulos conquistados desde que assumiu o comando da equipe principal em 2008. Quem também poderá aumentar uma expressiva galeria de troféus é Xavi. Jogador mais vencedor da história do clube, o meia poderá alcançar sua 20ª conquista nas 14 temporadas que disputou com o time catalão.
- Tenho a impressão de que estamos muito bem preparados para a final. O Athletic é uma equipe com alma e será uma decisão terrivelmente dura. Será uma final muito bonita. Eles atacarão, e nós também - avaliou Guardiola.
Josep Guardiola coletiva Barcelona (Foto: AFP)Pep Guardiola deixa a sala de imprensa do Barcelona pela última vez (Foto: AFP)
Um outro símbolo da geração Guardiola, no entanto, luta para vencer a Copa do Rei pela primeira vez estando em campo em uma final. O meia Iniesta não jogou na vitória sobre o Athletic Bilbao por 4 a 1 na temporada 2008/2009. Já na temporada 2010/2011, o jogador participou da decisão, mas o Barcelona perdeu para o Real Madrid.
- Sim, tenho um incentivo a mais com a Copa pessoalmente porque não consegui ganhar nenhuma jogando. Espero que esta seja a hora. Seria bonito me despedir da temporada assim - disse.
O Athletic é uma das equipes que mais encantaram na temporada. Sob o comando do argentino Marcelo Bielsa, o Bilbao chegou à final da Liga Europa eliminando o gigante Manchester United, mas perdeu a decisão para o Atlético de Madri. O jogo desta sexta-feira é a última chance para corar uma temporada histórica para o clube.
Xavi posa com alguns de seus trofeus (Foto: Reprodução / Jornal Mundo Deportivo)Xavi posa com 'alguns' de seus troféus (Foto: Reprodução / Mundo Deportivo)
Barcelona e Athletic têm em comum a filosofia de se apostar nas categorias de base. Os bascos não aceitam jogadores de fora da região para manter viva a tradição de formação de um time local. No Barcelona, o histórico de sucesso começa pelo técnico Guardiola, que se criou no clube. Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas, Piqué, Puyol... a lista dos "canteranos" que triunfam na equipe principal é extensa.
Uma das crias do Bilbao que atualmente se destaca no time principal é Ander Herrera. O meia terá nesta sexta uma tradição familiar a honrar e poderá igualar um feito do pai, Pedro.
- Há 26 anos eu ganhei com o Zaragoza a final contra o Barça no mesmo Vicente Calderón e espero que isso se repíta nesta sexta - lembrou Pedro em entrevista à Rádio "Marca".
 Piotr Trochowski e Ander Herrera, sevilla x athletic bilbao (Foto: Reuters) Ander Herrera poderá se igualar ao pai, que venceu o Barça numa final de Copa do Rei (Foto: Reuters)
O técnico Pep Guardiola teve duas boas notícias nesta quinta-feira: o goleiro Pinto, que tem sido titular nos jogos da Copa do Rei, e o atacante Alexis Sánchez, recuperaram-se de lesão e estarão disponíveis. O treinador resolveu levar todos os jogadores a Madri, inclusive os lesionados Puyol, David Villa, Daniel Alves e Fontàs. Abidal, que se recupera de uma cirurgia de transplante de fígado, foi o único que não viajou para a capital.
Marcelo Bielsa faz mistério sobre a escalação do Athletic. Sua maior preocupação, evidentemente, é Lionel Messi.
- Sempre que se enfrenta um atacante desse nível, as fórmulas de pará-lo são variadas, mas ele tem soluções para a maioria dos problemas que lhe são apresentados e trataremos de fazer com que ele não as encontre - filosofou.
marcelo bielsa llorente atlético bilbao treino (Foto: Agência EFE)Bielsa conversa com Fernando Lllorente, a esperança de gols do Athletic (Foto: Agência EFE)
25/05/2012 07h00 - Atualizado em 25/05/2012 07h22

Barça joga final da Copa do Rei para dar uma última alegria a Guardiola

Na despedida do treinador, Barcelona enfrenta o Athletic Bilbao tentando salvar a temporada com o título da Copa do Rei

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
24 comentários
Na despedida oficial do técnico Pep Guardiola do comando do Barcelona, o time catalão terá a última chance de conquistar um título na temporada depois de perder o Campeonato Espanhol para o Real Mardid e ser eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões para o Chelsea. Na final da Copa do Rei, que será disputada nesta sexta-feira, contra o Athletic Bilbao, no estádio Vicente Calderón, em Madri, a missão entre os jogadores é uma só: fazer com que o treinador tenha motivos para festejar no dia do adeus. O GLOBOESPORTE.COM transmite a decisão em Tempo Real a partir das 17h (horário de Brasília).
Caso consiga a taça, Guardiola encerrará sua caminhada à frente do Barça com 14 títulos conquistados desde que assumiu o comando da equipe principal em 2008. Quem também poderá aumentar uma expressiva galeria de troféus é Xavi. Jogador mais vencedor da história do clube, o meia poderá alcançar sua 20ª conquista nas 14 temporadas que disputou com o time catalão.
- Tenho a impressão de que estamos muito bem preparados para a final. O Athletic é uma equipe com alma e será uma decisão terrivelmente dura. Será uma final muito bonita. Eles atacarão, e nós também - avaliou Guardiola.
Josep Guardiola coletiva Barcelona (Foto: AFP)Pep Guardiola deixa a sala de imprensa do Barcelona pela última vez (Foto: AFP)
Um outro símbolo da geração Guardiola, no entanto, luta para vencer a Copa do Rei pela primeira vez estando em campo em uma final. O meia Iniesta não jogou na vitória sobre o Athletic Bilbao por 4 a 1 na temporada 2008/2009. Já na temporada 2010/2011, o jogador participou da decisão, mas o Barcelona perdeu para o Real Madrid.
- Sim, tenho um incentivo a mais com a Copa pessoalmente porque não consegui ganhar nenhuma jogando. Espero que esta seja a hora. Seria bonito me despedir da temporada assim - disse.
O Athletic é uma das equipes que mais encantaram na temporada. Sob o comando do argentino Marcelo Bielsa, o Bilbao chegou à final da Liga Europa eliminando o gigante Manchester United, mas perdeu a decisão para o Atlético de Madri. O jogo desta sexta-feira é a última chance para corar uma temporada histórica para o clube.
Xavi posa com alguns de seus trofeus (Foto: Reprodução / Jornal Mundo Deportivo)Xavi posa com 'alguns' de seus troféus (Foto: Reprodução / Mundo Deportivo)
Barcelona e Athletic têm em comum a filosofia de se apostar nas categorias de base. Os bascos não aceitam jogadores de fora da região para manter viva a tradição de formação de um time local. No Barcelona, o histórico de sucesso começa pelo técnico Guardiola, que se criou no clube. Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas, Piqué, Puyol... a lista dos "canteranos" que triunfam na equipe principal é extensa.
Uma das crias do Bilbao que atualmente se destaca no time principal é Ander Herrera. O meia terá nesta sexta uma tradição familiar a honrar e poderá igualar um feito do pai, Pedro.
- Há 26 anos eu ganhei com o Zaragoza a final contra o Barça no mesmo Vicente Calderón e espero que isso se repíta nesta sexta - lembrou Pedro em entrevista à Rádio "Marca".
 Piotr Trochowski e Ander Herrera, sevilla x athletic bilbao (Foto: Reuters) Ander Herrera poderá se igualar ao pai, que venceu o Barça numa final de Copa do Rei (Foto: Reuters)
O técnico Pep Guardiola teve duas boas notícias nesta quinta-feira: o goleiro Pinto, que tem sido titular nos jogos da Copa do Rei, e o atacante Alexis Sánchez, recuperaram-se de lesão e estarão disponíveis. O treinador resolveu levar todos os jogadores a Madri, inclusive os lesionados Puyol, David Villa, Daniel Alves e Fontàs. Abidal, que se recupera de uma cirurgia de transplante de fígado, foi o único que não viajou para a capital.
Marcelo Bielsa faz mistério sobre a escalação do Athletic. Sua maior preocupação, evidentemente, é Lionel Messi.
- Sempre que se enfrenta um atacante desse nível, as fórmulas de pará-lo são variadas, mas ele tem soluções para a maioria dos problemas que lhe são apresentados e trataremos de fazer com que ele não as encontre - filosofou.
marcelo bielsa llorente atlético bilbao treino (Foto: Agência EFE)Bielsa conversa com Fernando Lllorente, a esperança de gols do Athletic (Foto: Agência EFE) Fonte Globo Esport

Novo Face

diobiajos@hotmail.com