Vídeo mostra crocodilo disputando carne com grupo de leões no Rio Nilo

Categoria:

19/10/2012 10h40 - Atualizado em 19/10/2012 11h13

Vídeo mostra crocodilo disputando carne com grupo de leões no Rio Nilo

O 'duelo de titãs' foi gravado por turistas; leoas comiam junto aos filhotes.
Réptil avançou sobre felinos, mas não levou vantagem na disputa.

Do Globo Natureza, em São Paulo
73 comentários
Turistas em viagem pela África registraram o momento em que um um crocodilo-do-Nilo com mais de 3 metros de comprimento tentava roubar um antílope que servia de alimento para um grupo de leões.
A cena aconteceu à beira do Rio Nilo. Duas leoas e seus filhotes se alimentavam quando o réptil apareceu para atrapalhar a refeição. O local exato não foi identificado pela agência que distribui a imagem.
  •  
O grupo de leoas e seus filhotes observa o avanço de um crocodilo-do-Nilo, que tentou roubar a comida dos felinos: um duelo de titãs (Foto: Caters)O grupo de leoas e seus filhotes observa o avanço de um crocodilo-do-Nilo, que tentou roubar a comida dos felinos: um duelo de titãs (Foto: Caters)
Uma gravação (que pode ser conferida aqui) mostra os felinos saboreando a carne até que o crocodilo sai do rio e começa a se aproximar vagarosamente dos animais, em busca da sua parte. As leoas percebem a aproximação e o grupo começa a fugir com pedaços de carne, com a intenção de não deixar nada para o réptil.
O crocodilo investe contra os mamíferos e um pequeno confronto se desenrola, mas, apesar de sua força e sua boca pronta para morder qualquer um que apareça na frente, ele não consegue um pedaço do antílope e volta para a água, tranquilamente -- bem diferente das leoas, que ainda tentam atacar o “ladrão”.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
A imagem mostra o crocodilo fugindo do grupo de felinos, após uma tentativa frustrada de roubar a comida (Foto: Reprodução/YouTube)A imagem mostra o crocodilo fugindo do grupo de felinos, após uma tentativa frustrada de roubar a comida (Foto: Reprodução/YouTube)

19/10/2012 09h06 - Atualizado em 19/10/2012 10h56 Anfíbio 'Wolverine' libera garra durante ataques e acasalamento

Categoria:

19/10/2012 09h06 - Atualizado em 19/10/2012 10h56

Anfíbio 'Wolverine' libera garra durante ataques e acasalamento

Característica foi encontrada em espécie de rã que vive em ilha do Japão.
Apenas exemplares machos possuem espinho na pata.

Do Globo Natureza, em São Paulo
43 comentários
Cientistas japoneses descobriram que uma espécie de rã consegue liberar uma garra das patas durante combates e o acasalamento, graças à presença de um espinho em um dos dedos do anfíbio. O animal já foi comparado pela imprensa internacional com o personagem Wolverine, da saga X-Men.
Imagem do anfíbio "Wolverine" feita pelo cientista japonês Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio (Foto: Noriko Iwai)Imagem do anfíbio "Wolverine" feita pelo cientista japonês Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio (Foto: Noriko Iwai)
A espécie Babina subaspera, conhecida em inglês como como Otton, vive na região das Ilhas Amami, no Sul do Japão. Exemplares machos desta rã apresentam “pseudopolegares” nas patas, o que intrigou o pesquisador Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio. Esse dedo extra libera uma garra, que na verdade é um pedaço de espinho.

Sua presença pode ser reflexo evolutivo da espécie para auxiliar exemplares machos na reprodução com a fêmeas. A rã foi apelidada de Wolverine devido à semelhança com o personagem fictício. Nos quadrinhos e no cinema, Wolverine libera garras de um metal fictício chamado de adamantium para auxiliá-lo em ataques aos inimigos.
A investigação científica foi publicada nesta semana no periódico científico “Journal of Zoology”.
Garra de exemplares machos da espécie liberam esta garra durante combates e acasalamentos (Foto: Noriko Iwai)Machos da espécie liberam esta garra durante combates e acasalamentos (Foto: Noriko Iwai)

19/10/2012 14h37 - Atualizado em 19/10/2012 15h39 'Presidente do parquinho', Patricia se diz orgulhosa: 'Falar é fácil, vem fazer'

Categoria:

19/10/2012 14h37 - Atualizado em 19/10/2012 15h39

'Presidente do parquinho', Patricia se diz orgulhosa: 'Falar é fácil, vem fazer'

Mandatária do Flamengo admite erros na condução do futebol e convida adversários para o embate durante o processo eleitoral do clube

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
153 comentários
Pelo voto popular, Patricia Amorim não conseguiu se reeleger vereadora. Agora, o colégio eleitoral está dentro dos muros da Gávea. Candidata à reeleição em dezembro, a dirigente faz um balanço de dois anos e quase dez meses como presidente do Flamengo. Dentro do frenético e dividido cenário político do clube, ela parte para o ataque. E faz convite para o embate.
Ex-nadadora, fã de esportes olímpicos, Patricia Amorim diz que é presidente de uma instituição, e não apenas do futebol. Dentro de campo, disputadas 31 rodadas, o Rubro-Negro ocupa a 15ª colocação no Brasileirão e ainda corre risco pequeno de rebaixamento. A dirigente admite erros no departamento, que tem reflexos em toda a estrutura do Flamengo. Um deles seria a demissão de Vanderlei Luxemburgo, em fevereiro. Mas ela cobra divisão de responsabilidade.
- A culpada não é a presidente. Erramos todos, dentro e fora de campo. Perdemos gols que não podíamos perder, falhamos em trocas que não deveríamos ter feito, ou se fizemos foi no tempo errado - diz.
Patrícia Amorim com criança no parquinho Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Patrícia no parquinho da Gávea no último Dia das Crianças (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Alvo de ataques e questionamentos, Patricia parece ávida por falar. Em 48 minutos de entrevista, interrompe diversas perguntas antes do fim, em algumas respostas emenda um assunto no outro. Mexe as pernas e desfia um copo de plástico. Algo parece incomodar.
Falar é fácil, vem aqui fazer. Quero ver fazer, vem fazer. Vem me enfrentar aqui, não na covardia, pois não sou covarde"
Patricia Amorim
- Algumas pessoas não vivem o clube, mas acham que são dignas de serem presidentes do Flamengo. Se eu for para um debate, eles não vão saber do que eu estou falando - atirou Patricia.
Para os críticos, novo tom desafiador:
- Falar é fácil, vem aqui fazer. Quero ver fazer, vem fazer. Vem me enfrentar aqui, não na covardia, pois não sou covarde - diz a presidente, que julga que muitas das pancadas que sofre acontecem por ser mulher, de esportes olímpicos, "educada e elegante".
A alcunha de “presidente do parquinho” parece não incomodar a mandatária:
- Tenho orgulho (de ser chamada de presidente do parquinho). As famílias se encontram no Flamengo, têm uma área de lazer. É inveja, pois nem o parquinho conseguiram fazer. Patrimonialmente, nem o parquinho conseguiram fazer. Não fiz só o parquinho, reformei os ginásios, estou fazendo o CT, resolvi o problema do Morro da Viúva.
Confira o balanço de Patricia Amorim.
GLOBOESPORTE.COM: Você perdeu a eleição para vereadora. Como reagiu diante do voto popular, que não a credenciou à reeleição?
Patricia Amorim: Reagi como acontece quando você perde um jogo. É muito ruim, doloroso. Hoje, perder um jogo é até pior do que uma eleição. Apesar de ser uma coisa pessoal, ter uma relação direta com as pessoas que trabalham comigo, com a família que sente muito, atualmente sinto muito mais perder um jogo, um campeonato, do que a eleição. As coisas se misturaram, minha vida com o Flamengo. O momento do Flamengo era ruim no futebol, isso teve um reflexo grande. E teve uma coisa interessante que ficou provada: as pessoas acham que apenas o clube em si elege muito, mas não elegeu ninguém. O que eu sinto, como vereadora, é que a Câmara perde uma pessoa que milita pelo esporte num momento crucial de Copa e Olimpíadas. A leitura que faço é que as pessoas não acham que isso seja importante.
Logo em seguida, vem o processo eleitoral do clube, no qual os sócios elegem o presidente. O que acha que a credencia a ser reeleita no Flamengo?
O futebol não tem uma lógica. Tem o Campeonato Brasileiro,
que é muito equilibrado, em que acontece de o líder perder para o lanterna. Os times se equivalem. Os que erraram menos
marcaram o maior número de pontos. Nós erramos muito,
dentro e fora de campo"
Patricia Amorim
Organizei um clube que estava abandonado. O Flamengo cresceu como instituição, você tem o respeito do seu funcionário. O clube não se fortalece externamente se internamente não estiver muito sólido. Agora, tivemos questão de penhora por conta de impostos de 2007, 2008 e 2009 que não foram pagos na gestão anterior, do presidente Márcio Braga. Tínhamos que escolher entre pagar funcionários ou jogadores. Pagamos a folha dos funcionários, que é bem menor. Até porque um jogador com um salário mais alto ganha praticamente a metade da folha dos funcionários. E precisamos do clube funcionando. O sócio, que é quem vota, pode avaliar o que foi feito. As evoluções patrimonial e esportiva são notórias. No futebol, principalmente em 2012, foi um ano em que a gente errou, tenho humildade de falar isso. E precisa acertar. O ano passado foi bom, mas, na avaliação geral, temos que melhorar no futebol. Mas é uma instituição que não funciona apenas com o resultado de futebol. Não sou eu que estou dizendo que é assim, isso acontece há 116 anos.
Você sempre teve sua vida ligada a esportes olímpicos, diz que o clube não funciona apenas com futebol...
(Interrompe a pergunta) Sim, e ganhei uma eleição no dia seguinte ao Flamengo ser campeão nacional, o que não acontecia há 17 anos. Isso foi uma resposta que o clube deu, reagiu aos desmandos e abandono da instituição. Como fui eleita por esse segmento, procurei tratar o clube da forma como o associado queria. E tratei muito bem.
Mas se arrepende de não ter ficado mais próxima ao futebol?
O futebol não tem uma lógica. Tem o Campeonato Brasileiro, que é muito equilibrado, em que acontece de o líder perder para o lanterna. Os times se equivalem. Os que erraram menos marcaram o maior número de pontos. Nós erramos muito, dentro e fora de campo. Por isso, não tivemos os pontos que sonhávamos. A culpada não é a presidente. Erramos todos, dentro e fora de campo. Perdemos gols que não podíamos perder, falhamos em trocas que não deveríamos ter feito, ou, se fizemos, foi no tempo errado. Hoje fazemos essa avaliação. Seguimos caminhando, não podemos errar de novo.
Quando você assumiu o clube...
Ando de cabeça erguida no clube. De uma forma ideológica, alguns podem até não concordar, querem só futebol, é uma linha. Só que não sou presidente de um time de futebol, e sim de uma instituição"
Patricia Amorim
(Interrompe) Eu me assustei porque não tinha um jogador, não tínhamos salário de dezembro pago, não tínhamos 13º. O dinheiro do prêmio sumiu. O capitão na época era o Bruno, que veio cobrar. E simplesmente não tinha dinheiro. Anteciparam R$ 80 milhões do outro ano, empréstimos, dívidas e dívidas. O que fizemos: pagamos 34 meses de salários em dia, atrasamos 15 dias agora por questão de penhora. Temos jogadores que são nossos, podemos vender, negociar, são patrimônio do clube, como o CT, o Morro do Viúva. O título de sócio-proprietário teve uma valorização. Hoje não se ouve falar de dinheiro desviado, paraíso fiscal como já teve, não tem esse desconforto. O que podem falar é se um contrato foi bom ou não, a saída do treinador, de um jogador, isso é de cada um. Quem fala mal, quem joga pedra e não vem ao clube, não vai a um jogo, não vem em reunião de conselho, não tem credibilidade para falar. As pessoas que batem e se dizem oposição estão fora do clube. Vem para o clube fazer, vem. Ando de cabeça erguida no clube. De uma forma ideológica, alguns podem até não concordar, querem só futebol, é uma linha. Só que não sou presidente de um time de futebol, e sim de uma instituição.
Reeleição é diferente de uma eleição. Num primeiro momento, o candidato eleito precisa arrumar a casa...
E arrumei muito bem.
Mas um segundo mandato é completamente diferente, não?
No primeiro mandato, você deixa de fazer muitas coisas ou pisa em ovos porque existem elos com o passado, grupos políticos. Entendo que fui destruída externamente porque internamente estava sólida e forte, as pesquisas apontam, o clube funciona bem. Mas não destrói uma história, uma pessoa. A pancada é forte, dói muito. Às vezes, se sente muito solitária. Quem está fora não sabe o que é o clube. O que me regenera é que no meio do futebol - não da imprensa esportiva do futebol - e do esporte sou bastante reconhecida, escuto isso dos treinadores que saíram, que estão aqui, presidentes de clubes, de federações. Sou respeitada porque sou uma pessoa direita, honesta, correta e digna. Tenho família consolidada, não tive quatro, cinco, dez casamentos. Frequento o Flamengo diariamente há 35 anos, vou continuar frequentando o clube, reuniões do conselho. Algumas pessoas não conhecem o clube, mas acham que são dignas de serem presidentes do Flamengo. Se eu for para um debate, eles não vão saber do que estou falando. Eles falam do Flamengo como uma empresa, mas não é, pois não visa a lucro. Visa a resultados esportivos. Se tiver lucro financeiro... não pode continuar dando o prejuízo que dava, sei a quantidade de dívida que paguei. Tem que fazer esporte, essa é a história do Clube de Regatas, de Regatas do Flamengo. Como podem ter candidatos que não cumprem o estatuto, sequer têm condições de serem candidatos, chapas com problemas?
Patricia amorim vanderlei luxemburgo grêmio treino (Foto: Ralff Santos / Agência Futura Press)Patricia com Vanderlei durante treino do Grêmio na Gávea. Presidente diz que errou na demissão do
técnico, que, segundo ela, tornou-se seu amigo (Foto: Ralff Santos / Agência Futura Press)
A sua preocupação com a parte social do clube e a postura em certos momentos de tensão provocam críticas. Como reage quando é chamada de presidente do parquinho e ouve a crítica de que se omite em momentos de pressão e crise?
Vejo filhos e netos de ex-presidente que ficam pedindo ingresso aqui, e não é pouco, não. Quase uma torcida organizada. Acho surreal"
Patricia Amorim
Olha, isso foi construído atrás de uma imprensa que não disse ao que veio. Existem pessoas que sonham ser presidentes do Flamengo e querem ser de fora. Vem aqui ver se ganham uma eleição. Eu ganhei, realizei o meu sonho e estou há três anos dando minha contribuição. Falar é fácil, vem aqui fazer. Quero ver fazer, vem fazer. Vem me enfrentar aqui, não na covardia, pois não sou covarde. Eu enfrento, ando na rua, escuto torcedor reclamando, tenho carinho e paciência de escutar. Apanho porque sou mulher, porque a minha origem é esporte olímpico. Apanho porque sou elegante e educada, e essas pessoas não são. Mas uma grande parte é frustrada. Imagina passar a vida falando do que as pessoas realizam, já que elas mesmo não realizaram nada. Quem são essas pessoas que não realizaram nada para o Flamengo? Quando não estava nos poderes do Flamengo, eu comprava meu ingresso. Vejo filhos e netos de ex-presidente que ficam pedindo ingresso aqui, e não é pouco, não. Quase uma torcida organizada. Acho surreal. Tenho orgulho (de ser chamada de presidente do parquinho). As famílias se encontram no Flamengo, têm uma área de lazer. É inveja, pois nem o parquinho conseguiram fazer. Patrimonialmente, nem o parquinho conseguiram fazer. Não fiz só o parquinho, reformei os ginásios, estou fazendo o CT, resolvi o problema do Morro da Viúva. Problema pontual é o futebol. Se a bola entrasse, estaríamos falando em outro tom, de outra forma. Como sou jovem, mulher e vim de esporte olímpicos, eu não posso dar certo. Tolerância é zero. Mas trabalho pelo Flamengo. Eles vão trabalhar fora.
Concorda que a torcida se ressente de uma conquista maior no futebol...
(Interrompe) O Flamengo ficou 17 anos sem ganhar um título nacional, parece que ganha todo ano, pelo amor de Deus. Título mundial comemorou 30 anos. Então... nunca gerei uma expectativa em quem votou em mim de que eu resolveria o futebol. Tínhamos uma linha, mas o ano de 2010 foi louco, nos restabelecemos, fizemos a maior contratação do futebol brasileiro trazendo o Ronaldinho em 2011, de derrubarem o portão.Tinha aprovação externa, interna, era um bom contrato. Depois...
(Patricia entra em outro assunto)
O Flamengo ficou 17 anos sem ganhar um título nacional, parece que ganha todo ano, pelo amor de Deus. Título mundial comemorou 30 anos. Então... nunca gerei uma expectativa em quem votou em mim de que resolveria o futebol"
Patricia Amorim
Entendemos que o Vanderlei Luxemburgo é importante em qualquer time, o Ronaldinho, o Deivid está fazendo gols no Coritiba e era um líder. Trouxemos todos esses personagens, e todos os outros. Só que esses personagens estão funcionando bem separados, achávamos que eles funcionariam bem juntos, a resposta está aí, porque essas lideranças deram curto-circuito no Flamengo. Foi nosso maior erro: achávamos que tínhamos que ter o maior jogador do mundo, o treinador com maior numero de títulos brasileiros. Eu penso o Flamengo grande, só que foi muito cacique para pouco índio, ou os bicudos não se beijam. A gente começou a ter problema em setembro do ano passado por conta dos conflitos. Saí bem com Luxemburgo e Deivid, eles não falam mal. Estamos pagando a dívida, com Joel também. Reconhecemos erros, cumprimos com compromissos. Pergunta ao Romário como foi recebido no Flamengo. Uma das críticas é que o acordo da dívida com ele não foi bom. Vasco está brigando, já penhoraram não sei lá o que, isso é uma barbaridade. Há um mês pagamos R$ 4 milhões ao Marítimo (ainda por conta de Souza). Essas dívidas não são minhas, não fui eu que fiz. Trouxemos Dorival, bom treinador. Elenco às vezes funciona, os meninos nem sempre são regulares. Quando trouxemos o Joel e não trouxemos o Paulo Angioni, ficamos sem uma interlocução. Na saída do Vanderlei, que não tem problema com Flamengo, nem comigo, foi um amigo que fiz no futebol. De repente, erramos na forma (da demissão), no tempo, ouvimos muita gente. Isso vai fazendo parte, mas fazer análise só pontual é até covardia. Tive títulos na base, no futebol, CT é uma realidade. “Ah, você é paternalista, amadora”, dizem. E a estrutura do comando é amadora, assim é o estatuto.
Você destacou que arrebentaram o portão para receber o Ronaldinho, depois ele arrebentou os cofres com pedido de R$ 40 milhões na Justiça. É inegável que o clube falhou com ele, assumiu um pagamento que não conseguiu honrar. Mesmo assim...
(Interrompe) Não vejo dessa forma. O clube falhou porque assumiu uma dívida que era da Traffic. Depois, tivemos dificuldade mesmo. O jogador não estava de acordo, ou o irmão, isso nunca foi conversado. Não é só a presidente ou o lado financeiro. Ele veio para o clube porque quis, conseguimos fazer com que voltasse à Seleção, que chegasse a 9,5% de percentual de gordura. Sempre procurávamos solucionar todos os problemas que ele trazia para o clube. O que a nação fez por ele, nós todos, não era para sair dessa forma. Poderia dizer que não estava satisfeito e chegar a um acordo. Foi assim com Vanderlei, Deivid, Joel. Uma conversa: “Falhei aqui, falhou ali, você sai pela porta da frente”. Todo mundo esperava que o Ronaldo tivesse comportamento diferente, ele foi bem tratado, e nos tratou mal quando saiu. Muito feio, isso. Se foi boa a contratação, é avaliação de cada um, hoje é fácil falar. O Flamengo precisa ter um jogador referência, o Fluminense tem o Fred. Os grandes times têm jogadores de referência. Quem errou com a gente foi ele. Não fiz nada de ilegal.  Quando trouxeram Sávio, Romário e Edmundo, deixaram uma dívida de R$ 60 milhões, e nem por isso algum presidente foi cassado. Na condução do processo, quem teve má-fé foi o lado de lá.
Vários setores do clube são questionados. O que acontece, já que foram escolhidos por você, que buscava uma renovação do quadro?
O Mauricio (Assumpção, presidente do Botafogo) é separado, mora com cachorro e diz: “Ele não me critica, não me joga pedra”. Acho um barato"
Patricia Amorim
Na terça, fiz reunião de diretoria e fui bem clara com todos os vices: não garanto ninguém, não quero esse compromisso, não tenho isso com absolutamente ninguém. O compromisso é que eles terminem até dezembro o que começaram. Temos que procurar os melhores em cada área, é um clube muito dividido. Quando algumas pessoas não estão no poder, tentam destruir o clube. A proposta era trazer quadros novos. Alguns funcionaram, outros, não. Não tenho compromisso com ninguém, dei oportunidade. Se quiserem contribuir, que venham, está aberto.
Com tanta pressão, críticas, interferência na vida pessoal, por que tentar ser presidente do Flamengo por mais três anos?
Sinto que não terminei o trabalho. Também não estou satisfeita com tudo, tem muita coisa boa, mas as pessoas fazem análise atrás de computador, no ar-condicionado. Ah, dizem que não temos patrocínio master, mas temos R$ 21 milhões sem o master. Mudou essa logística de camisa. Antes era um patrocinador só, agora não é mais assim. O Corinthians está na final do Mundial e não tem patrocinador. Perdi noite de sono, saúde, estou cheia de cabelo branco, que pinto com frequência. O Flamengo não é uma empresa normal. Tem quem diga: “Ah, eu na minha empresa...". Aqui isso não se aplica. Uma hora a torcida endeusa o Ronaldo, depois não quer mais, quer o Adriano, depois não quer
Ronaldinho, então, tinha razão: “Flamengo é Flamengo”
Flamengo é Flamengo. Muito difícil, cansativo. Tenho uma família diferente. O Mauricio (Assumpção, presidente do Botafogo) é separado, mora com cachorro e diz: “Ele não me critica, não me joga pedra” Acho um barato.Globo Esport

Novo Face

diobiajos@hotmail.com