19/10/2012 09h06 - Atualizado em 19/10/2012 10h56 Anfíbio 'Wolverine' libera garra durante ataques e acasalamento

Categoria:

19/10/2012 09h06 - Atualizado em 19/10/2012 10h56

Anfíbio 'Wolverine' libera garra durante ataques e acasalamento

Característica foi encontrada em espécie de rã que vive em ilha do Japão.
Apenas exemplares machos possuem espinho na pata.

Do Globo Natureza, em São Paulo
43 comentários
Cientistas japoneses descobriram que uma espécie de rã consegue liberar uma garra das patas durante combates e o acasalamento, graças à presença de um espinho em um dos dedos do anfíbio. O animal já foi comparado pela imprensa internacional com o personagem Wolverine, da saga X-Men.
Imagem do anfíbio "Wolverine" feita pelo cientista japonês Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio (Foto: Noriko Iwai)Imagem do anfíbio "Wolverine" feita pelo cientista japonês Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio (Foto: Noriko Iwai)
A espécie Babina subaspera, conhecida em inglês como como Otton, vive na região das Ilhas Amami, no Sul do Japão. Exemplares machos desta rã apresentam “pseudopolegares” nas patas, o que intrigou o pesquisador Noriko Iwai, da Universidade de Tóquio. Esse dedo extra libera uma garra, que na verdade é um pedaço de espinho.

Sua presença pode ser reflexo evolutivo da espécie para auxiliar exemplares machos na reprodução com a fêmeas. A rã foi apelidada de Wolverine devido à semelhança com o personagem fictício. Nos quadrinhos e no cinema, Wolverine libera garras de um metal fictício chamado de adamantium para auxiliá-lo em ataques aos inimigos.
A investigação científica foi publicada nesta semana no periódico científico “Journal of Zoology”.
Garra de exemplares machos da espécie liberam esta garra durante combates e acasalamentos (Foto: Noriko Iwai)Machos da espécie liberam esta garra durante combates e acasalamentos (Foto: Noriko Iwai)

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com