Valcke se irrita com pergunta sobre estádio, mas garante SP na Copa

Categoria:

15/05/2013 12h07 - Atualizado em 15/05/2013 14h21

Valcke se irrita com pergunta sobre estádio, mas garante SP na Copa

Em visita ao Maracanã, secretário-geral da Fifa não gosta quando questionado sobre a situação da arena: 'Já respondi mais de mil vezes'

Por Janir Júnior e Marcelo Baltar Rio de Janeiro
585 comentários
Durante visita ao Maracanã, na manhã desta quarta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, mudou o tom sobre a Arena Corinthians. Apesar de ter ficado irritado com mais perguntas sobre a possível troca do estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014, o francês garantiu que São Paulo será sede do Mundial. O dirigente afirmou ainda que uma reunião entre governos estaduais e federal, Corinthians, construtora, Comitê Organizador Local (COL) e Fifa está marcada para que o problema seja resolvido.
- Estamos no Rio e vamos falar de Copa das Confederações. Temos um encontro nos próximos dias entre os interessados. Vamos conversar e achar uma solução. Já respondi mais de mil vezes sobre o assunto e não tenho mais nada para falar. Vamos falar de Copa das Confederações. Ainda temos tempo para uma decisão sobre o assunto. Teremos 12 cidades-sedes na Copa do Mundo de 2014. E São Paulo é uma delas – disse Valcke
 Jerome Valcke vistoria Maracanã (Foto: Reuters) Jérôme Valcke durante visita ao estádio do Maracanã na manhã desta quarta-feira (Foto: Reuters)
A insistência dos jornalistas em falar sobre a Arena Corinthians irritou o secretário-geral da Fifa que, claramente, estava incomodado com o assunto. Membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, o ex-atacante Ronaldo teve de intervir.

- Se alguém não entendeu a resposta, usa o fone para a tradução. Ele já respondeu isso quatro vezes. Se não vamos ficar aqui o dia todo – reclamou Ronaldo.
Também presente à visita ao Maracanã, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi quem mais se aprofundou sobre a situação da Arena Corinthians e disse que não imagina uma Copa do Mundo no Brasil sem a participação da cidade de São Paulo.

- Ninguém trabalha para fazer uma Copa sem São Paulo. A Arena Corinthians está dentro do calendário, 76% concluída. O estágio de conclusão das obras, para um estádio que tem como prazo dezembro, é um desempenho compatível com o cronograma. O que há é uma questão técnica que envolve a questão da estrutura temporária. O estádio foi calculado inicialmente para cerca de 40 mil pessoas. Quando o estádio passou a ser a sede da abertura da Copa, com exigências pela quantidade de jornalistas, chefes de estádio e torcedores que terá de acolher, o planejamento foi completamente alterado. O custo passou de R$ 400 mi para R$ 800 mi, e o estádio ganhou 20 mil novos lugares de arquibancadas. Nós temos a confiança no Corinthians e na construtora. Mas existe uma necessidade para a Copa do Mundo de que todos os estádios fiquem prontos até dezembro deste ano – conclui Aldo Rebelo.
O Corinthians está com dificuldade para conseguir o empréstimo junto ao BNDES e também ter incentivos fiscais da prefeitura de São Paulo. As declarações de Valcke geraram reação em São Paulo. Em nota oficial, o clube afirmou que "não aceita nenhuma pressão" e deixou a critério da Fifa a possibilidade de tirar do estádio de Itaquera a abertura da Copa do Mundo de 2014.

- Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade - diz a nota do Corinthians.

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com