Ministro de Lula, Aldo contrariou governo ao relatar Código Florestal

Categoria:
27/10/2011 12h39 - Atualizado em 27/10/2011 12h47

Ministro de Lula, Aldo contrariou governo ao relatar Código Florestal

Deputado foi indicado para substituir Orlando Silva no Ministério do Esporte.
Ele ocupou presidência da Câmara dos Deputados entre 2005 e 2007.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
5 comentários
O deputado Aldo Rebelo, durante encontro com secretários de meio ambiente, na Câmara (Foto: José Cruz  / Agência Brasil)O deputado Aldo Rebelo, durante encontro com
secretários de meio ambiente, na Câmara (Foto:
José Cruz / Agência Brasil)
Indicado para substituir Orlando Silva no comando do Ministério do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), de 55 anos, é deputado federal desde 1991. Em 2004 e 2005, foi ministro de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
O nome de Aldo Rebelo para o cargo foi anunciado nesta quinta-feira (27).
Antes, foi líder do PC do B e do governo. Ao deixar o ministério, assumiu a presidência da Câmara, posto que ocupou até 2007.
Neste ano, foi relator do projeto que altera o Código Florestal e contrariou o governo por não abrir mão de três itens polêmicos da proposta: anistia a pequenos produtores que tenham desmatado áreas de reserva legal (mata nativa); a possibilidade de estados e municípios estipularem regras para produção em áreas de preservação permanente (APPs); e a manutenção de atividades consolidadas em APPs, como o cultivo de maçã e plantio de café.
Após semanas de negociações no Palácio do Planalto, o governo não conseguiu convencer Rebelo a modificar seu relatório, e as propostas que contrariaram o Planalto foram aprovadas em maio na Câmara. O texto agora tramita no Senado.
Na juventude, Rebelo, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e criou a União da Juventude Socialista, vinculada ao PC do B.
Ele se filiou ao partido em 1977. Como deputado, foi autor de propostas polêmicas, como o projeto que proíbe a utilização de palavras estrangeiras e o que propõe transformar o dia 31 de outubro no Dia Nacional do Saci-Pererê, em substituição à festa norte-americana de Halloween.
  Fonte Esportv

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com