Atacantes brilham, torcida empurra, e Napoli afunda o Chelsea na crise

21/02/2012 19h38 - Atualizado em 21/02/2012 20h00

Atacantes brilham, torcida empurra,
e Napoli afunda o Chelsea na crise

Com dois de Lavezzi e um de Cavani, equipe italiana vence jogo de ida das oitavas da Champions por 3 a 1 e pode até perder por um gol na Inglaterra

Por GLOBOESPORTE.COM Nápoles, Itália
Na Inglaterra, o que se diz é que se André Villas-Boas não conseguir classificar o Chelsea para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, sua situação ficará bem complicada no comando do clube. Pois bem, o Napoli fez questão de deixar o cargo do treinador português ainda mais em risco nesta terça-feira, que foi de carnaval em Nápoles e de cinzas para os londrinos. Com grande atuação da dupla Lavezzi e Cavani, o time saiu atrás do placar, mas conseguiu a virada e conquistou uma justa vitória por dois gols de diferença: 3 a 1.
O resultado deixa a equipe italiana muito próxima da classificação - assim como aconteceu no outro duelo entre ingleses e italianos, quando o Milan atropelou o Arsenal no San Siro. E toda a festa feita pelos apaixonados torcedores do Napoli no "caldeirão" do Estádio San Paolo foi bem justificável. Afinal, o time pode empatar ou até perder por um gol de diferença - e também por dois, desde que marque duas ou mais vezes - em Stamford Bridge que vai avançar no torneio.
Resta saber se André Villas-Boas ainda irá comandar a equipe neste jogo de volta, a ser disputado no dia 14 de março. A tendência, segundo boa parte da mídia inglesa, é que sim. No entanto, a queda do ex-técnico do Porto ainda não estaria totalmente descartada. Caso realmente não se classifique na Champions, os Blues vão passar o ano em branco, sem conquistar um título sequer, mesmo com um elenco milionário.
Cavani comemora gol do Napoli contra o Chelsea (Foto: AP)Cavani comemora gol do Napoli contra o Chelsea, com jogadores rivais desolados no gramado (Foto: AP)
Brilho de atacantes dá vitória parcial ao Napoli
Napoli e Chelsea protagonizaram uma partida emocionante na Itália. Desde os primeiros minutos, ambas as equipes, com escalações ofensivas, buscaram o gol. Os donos da casa logo tomaram iniciativa e só não abriram o placar por conta de grande atuação de Petr Cech. O arqueiro do time inglês salvou chute cruzado de Cavani pela esquerda, aos nove, e boa finalização de Maggio, aos 19, invadindo a área pelo outro lado.
Malouda na partida do Chelsea contra o Napoli (Foto: Getty Images)Duelo entre Napoli e Chelsea foi movimentado no
primeiro tempo (Foto: Getty Images)
Se de um lado o sistema defensivo funcionou bem, do outro um zagueiro acabou cometendo erro fatal. Paolo Cannavaro tentou cortar cruzamento rasteiro de Sturridge, mas foi traído por um desvio da bola no gramado, errou o chute e acabou deixando Mata sozinho na cara do arqueiro De Sanctis. O espanhol bateu com categoria para abrir o placar, aos 27.
O gol animou o Chelsea e fez o Napoli se encolher pelos dez minutos seguintes. No entanto, quando parecia que os Blues iam ampliar, as estrelas do time italiano começaram a brilhar. Lavezzi driblou Ivanovic e chutou colocado de fora da área para empatar, aos 38. Cech até tocou na bola, mas dessa vez não conseguiu evitar o tento. E o pior ainda estava por vir. Aos 45, Cavani, de ombro, completou cruzamento de Inler se antecipando a Ivanovic e virou o jogo, dando início a uma verdadeira explosão em azul celeste. Foi o quinto gol do artilheiro em sete jogos na Champions.
Dupla funciona de novo, e Napoli mata o jogo

A etapa final começou exatamente da mesma forma que a primeira: agitada. Mesmo já tendo marcado um gol fora de casa, o Chelsea não parecia satisfeito com o resultado e foi em busca do empate. Afinal, parecia ser possível, dadas as circunstâncias da partida, que estava bastante aberta e com chances claras de gol em ambos os lados. Os Blues pressionaram, mas sem sucesso.
Lavezzi comemora gol do Napoli contra o Chelsea (Foto: Reuters)Lavezzi marcou duas vezes e foi o grande nome da
vitória do Napoli (Foto: Reuters)
Só quem lucrou com a postura ofensiva do time inglês foi o seu adversário. O Napoli aumentou sua vantagem aos 20 minutos. Cavani ganhou dividida de David Luiz, tirou Cech, que estava adiantado, da jogada e só rolou para Lavezzi bater para o gol vazio: 3 a 1. O time visitante, então, acusou o golpe. E André Villas-Boas teve que mexer: colocou em campo Essien e Lampard.
Mas quem brilhou mesmo foi Ashley Cole, que entrou ainda no primeiro tempo no lugar do lesionado Bosingwa. E não por marcar um gol, mas sim por salvar um tento certo e que transformaria a vitória do Napoli em goleada. Hamsik fez boa jogada pela ponta e deu passe na medida para Maggio, que de dentro da área, completou de primeira. O lateral inglês cortou em cima da linha. Sensação de alívio e de que a derrota "ficou de bom tamanho".
NAPOLI 3 x 1 chelsea
De Sanctis, Aronica, Campagnaro e Cannavaro; Zúñiga, Inler, Gargano, Hamsik (Pandev) e Maggio; Lavezzi (Dzemalli) e Cavani. Cech, Ivanovic, David Luiz, Cahill e Bosingwa (Cole), Raul Meirelles (Essien), Ramires, Mata e Malouda (Lampard); Sturridge e Drogba.
Técnico: Walter Mazzari Técnico: André Villas-Boas
Gols: Mata aos 27, Lavezzi aos 38 e Cavani aos 45 do primeiro tempo. Lavezzi aos 20 do segundo.
Cartões amarelos: Cavani (NAP), Cahill e Meirelles (CHE)
Estádio: San Paolo, Nápoles Fonte Globo Espor

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com