Após ser excluído da Fifa, árbitro diz que há corrupção na arbitragem

06/01/2012 15h22 - Atualizado em 06/01/2012 20h55

Após ser excluído da Fifa, árbitro diz que há corrupção na arbitragem

Gutemberg de Paula Fonseca diz que Sérgio Corrêa, presidente da Conaf, é 'mentiroso, mariquinha e corrupto' e resolve encerrar a carreira de árbitro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Gutemberg de Paula Fonseca árbitro (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)Gutemberg foi excluído do quadro da Fifa
(Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)
O árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca deu uma polêmica entrevista nesta sexta-feira. O principal alvo do juiz, que soube na quinta-feira ter deixado o quadro de árbitros da Fifa, foi o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Corrêa. À Rádio Jovem Pan, Gutemberg insinuou que Sérgio Corrêa pediu favorecimento ao Corinthians. Ele ainda chamou o dirigente de "mariquinha, mentiroso e corrupto".

Segundo Gutemberg de Paula, Sérgio Corrêa vinha exigindo nos últimos anos que os árbitros ligassem para ele assim que eram escalados para seus respectivos jogos. Assim sendo, todos recebiam alguma recomendação sobre o jogo que iriam comandar.

- Ele inventou a situação de que quando o árbitro recebe a escala, deve ligar para ele e receber recomendações. Eu tenho provas para que essa sujeirada seja lavada. Eu, por exemplo, fui escalado para um jogo entre Corinthians e Goiás, em que o Corinthians ganhou por 5 a 1. E antes do jogo, ele disse assim: "Vai lá, boa sorte. Vai apitar o jogo do Timão, hein" O que eu posso entender disso? Que se o Corinthians não ganha eu podia para o resto da vida não ser escalado. Ser punido e ficar fora. Tem muito mais coisa, tudo fundamentado e documentado com provas. A nossa relação começou a se acirrar porque parei de ligar. - disse Gutemberg à Jovem Pan sobre a partida que apitou no Campeonato Brasileiro de 2010.

Garantindo ter provas contra Sérgio Corrêa, Gutemberg sugeriu que a perda do escudo da Fifa foi uma represália, uma vez que não vinha cumprindo as "ordens" do presidente.

- Acho que voltamos aos tempos das Capitanias Hereditárias, mas na arbitragem brasileira. Ele é mentiroso, mariquinha e corrupto. Corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro. Mas ela é a ação de seduzir por presentes. Escalam um árbitro quando atendem aos anseios dele. Ele não convence que tenha sido por outro motivo que não seja o político, de interesse pessoal dele. Passei em todos os testes - desabafou o árbitro carioca.
Apito pendurado
Mais tarde, em nova entrevista, desta vez à Rádio Tupi, Gutemberg, que tem 38 anos de idade e poderia ser árbitro até os 45, anunciou que encerrou sua carreira no apito.
- Parei com a arbitragem. Cansei dessa sujeirada, não vou ficar atuando para ser perseguido. Parei por causa dele (Sérgio Corrêa), da perseguição dele. Imagina os novos árbitros, o que eles vão passar. Comuniquei também à minha federação (do Rio de Janeiro) e agradeci por tudo, mas parei - disse o agora ex-árbitro.
Em entrevista à Rádio Globo do Rio de Janeiro, Gutemberg afirmou que vem tendo problemas com Sérgio Corrêa desde 2007, quando entrou com um processo na 32ª Delegacia de Polícia (Taquara, Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de Janeiro). Ele acrescenta que mesmo com a proibição de os árbitros darem entrevistas, decisão de Corrêa, não se furtou a atender à imprensa e que possui um dossiê com mais de mil documentos com provas contra atitudes de Corrêa na Comissão de Arbitragem da CBF. E afirmou que só soube que estava excluída do quadro da Fifa pelo site da entidade:
- Há um artigo da Fifa que diz que as federações e confederações podem substituir árbitros dos seus quadros, mas que precisam apresentar argumentos para isso. Gostaria muito de saber qual foi a fundamentação apresentada pela Comissão de Arbitragem da CBF para a minha saída, já que as avaliações sobre minhas atuações eram excelentes.
Para o comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo César Coelho, é necessário ver as acusações no contexto:
- O Gutemberg deve estar emocionalmente abalado por ter saído da Fifa. As acusações são graves e devem ser apuradas. Com certeza a CBF e o presidente da Comissão de Arbitragem vão mandar isso para o Tribunal de Justiça Desportiva e talvez até para a Justiça Comum. Mas, há dois anos, quando foi indicado para o quadro da FIFA, o Gutemberg achava o Sérgio bonito. Agora, quando saiu, passou a considerá-lo feio.
No fim de 2010, Gutemberg havia substituído Péricles Bassols no quadro da Fifa. Agora, Bassols retomou a posição. No último Campeonato Brasileiro, Gutemberg foi o árbitro Fifa que menos apitou. Apenas oito jogos. Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com