Mistão acorda no segundo tempo, e Timão assume liderança ao bater XV

Mistão acorda no segundo tempo, e Timão assume liderança ao bater XV
No frio e diante do menor público do ano, Corinthians vence com belo gol de Ramon e agora torce por tropeço são-paulino. Nhô Quim se complica
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
A intenção de colocar dúvidas na cabeça de Tite pode não ter dado certo para os reservas, mas o Corinthians, pelo menos, assumiu temporariamente a liderança do Campeonato Paulista nesta quarta-feira. Com uma atuação discreta e um golaço do lateral-esquerdo Ramon, o mistão do Timão venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0, no Pacaembu, e jogou a responsabilidade para o rival São Paulo.
Das 11 vitórias do Corinthians no Paulistão, foi a nona por apenas um gol de diferença - as "goleadas" foram os 2 a 0 sobre Portuguesa e Guaratinguetá. E os corintianos sabem que o jogo desta quarta valeu mais pelos três pontos do que pela exibição. As inúmeras modificações feitas para dar descanso aos titulares prejudicaram o rendimento corintiano. A leve melhora só apareceu no segundo tempo, quando o time ganhou velocidade e marcou logo no primeiro minuto. Ramon driblou três e chutou forte para garantir o alívio e a ponta da classificação.
O Timão tem 37 pontos, mas ainda pode ser superado. O São Paulo tem 34 e enfrenta o Catanduvense nesta quinta, às 19h30m, em Barueri. Se o Tricolor vencer, os clubes empatariam em pontos, porém, com vantagem são-paulina no saldo de gols (hoje 16 a 12). O Corinthians volta a jogar no domingo, contra o Oeste, às 16h, em Presidente Prudente.
Emerson Sheik Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson Sheik foi uma das poucas "estrelas" em campo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A pouca importância do jogo, o frio e a proibição da presença da principal torcida organizada ligada ao Corinthians após a briga contra palmeirenses, no último domingo, espantou os alvinegros. Foi o pior público do Timão na temporada. Apenas 6.960 pessoas pagaram ingresso (renda de R$ 197.125,50) para ver o confronto - a novidade foi a presença do chinês Zizao nas numeradas laranjas. Até então, o recorde negativo havia sido os 9.496 torcedores contra o Catanduvense.
A três rodadas do fim, o XV de Piracicaba vai precisar de uma boa série de resultados para escapar do rebaixamento. O clube do interior está em 17º, com 11 pontos, e recebe o Comercial, sábado, às 18h30m, no estádio Barão de Serra Negra.
Frio e pouco futebol no Pacaembu
A frente fria que chegou a São Paulo nesta quarta-feira não só espantou a torcida do Pacaembu, como pareceu ter congelado o futebol do Corinthians. Com uma formação bastante modificada do habitual e repleta de reservas sem tempo para se entrosar, o Timão teve muitos problemas e rendeu abaixo do esperado.
Aqueles que sonham com uma vaga de titular na equipe de Tite decepcionaram. No ataque, Emerson e Elton pouco fizeram e foram facilmente marcados. Gilsinho também teve dificuldades para fugir da boa marcação rival e ficou preso, sem usar a velocidade. Pior ainda foi o desempenho de Douglas. Desligado e com pouca mobilidade, o armador não cumpriu o papel de criar boas jogadas e sumiu em campo.
A única boa jogada surgiu apenas aos 35 minutos, quando Sheik acordou e apresentou uma leve melhora de rendimento. Ele cruzou da direita para Gilsinho, entre os zagueiros na pequena área, cabecear para fora. O XV, apesar de bem posicionado em campo, foi tímido no ataque e quase não se arriscou. O melhor lance esteve nos pés de Adilson, chutando perto do travessão do estreante goleiro Cássio.
Ramon gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ramon marca e homenageia a esposa, grávida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Golaço de Ramon
Tite decidiu mexer na formação e no sistema tático do Corinthians para o segundo tempo. Gilsinho deu lugar a Edenílson, e o Timão ganhou mais força no meio de campo. Coincidência ou não, o gol não demorou a surgir. E um golaço! Logo no primeiro minuto, Ramon disparou pelo lado esquerdo, passou por três marcadores e chutou forte, acertando o canto de Gilson. Na comemoração, o lateral dedicou o gol à esposa, que está grávida.
A vantagem deu mais tranquilidade para o Corinthians trabalhar melhor a bola e subir de produção. Com Douglas ainda sumido, coube a Edenílson carregar a bola do meio para o setor ofensivo. De quebra, ele quase ampliou ao chutar com desvio na entrada da área. A bola passou próxima da trave direita do goleiro.
O XV sequer esboçou reação. Estevam Soares apostou em algumas mudanças, mas nada deu certo. Tite também voltou a mexer, colocando Weldinho e Willian nas vagas de Alessandro (que saiu machucado) e Douglas, respectivamente. O Timão chegou com facilidade ao ataque, mas faltou pontaria para voltar a marcar. No fim, até o goleiro Gilson foi para a área corintiana para buscar o empate. Adilson, aos 46, deu um susto ao pegar rebote de frente para Cássio, porém, a arbitragem já marcava impedimento.
Torcida Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Menor público do ano: só 6.960 pagantes no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com