A 100 dias de Londres, Brasil tem 168 atletas garantidos na competição

Categoria:
18/04/2012 07h50 - Atualizado em 18/04/2012 08h11

A 100 dias de Londres, Brasil tem 168 atletas garantidos na competição

Meta brasileira é levar 250 representantes para os Jogos Olímpicos, alcançar 15 pódios e obter número maior de finais do que em Pequim-2008

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Exatos 100 dias separam os melhores atletas do mundo dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, disputado entre 27 de julho e 12 de agosto. Enquanto 168 brasileiros vivem a expectativa dos últimos meses de treino para a competição, outras dezenas deles ainda correm contra o relógio para carimbar o passaporte. O objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é que a delegação alcance a marca de 250 representantes, inferior aos 277 de Pequim-2008.
Ainda que atinja a previsão do COB de 250 atletas, a delegação brasileira em Londres não vai superar a de Pequim-2008, que bateu o recorde do país, com 277 representantes (132 mulheres e 145 homens), em 32 modalidades. Em Atenas-2004, foram 247 atletas. Mas, desta vez, o comitê não está preocupado com quantidade. Os objetivos são alcançar mais finais olímpicas do que em Pequim (41); igualar o número de medalhas (15) e preparar os potenciais atletas para os Jogos Rio-2016.
Lara e Nayara na prova de nado sincronizado (Foto: Satiro Sodré / Agif)Dueto brasileiro começa nesta quarta-feira a busca por vaga em Londres (Foto: Satiro Sodré / Agif)
A lista, no entanto, ainda vai crescer nos próximos três meses. Alguns esportes que costumam somar muitos atletas ainda não estão com a equipe fechada. A natação, que já tem 17 confirmados, ainda deverá ganhar novos nomes no Troféu Maria Lenk, na próxima semana (de 24 a 28 de abril), e na Tentativa Olímpica, em maio (9 a 12). Entre os dia 11 e 13 de maio, a seleção de vôlei feminina, atual campeã olímpica, também buscará a confirmação em Londres no Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano, em São Carlos (SP) .
vôlei Brasil x Cuba  Grand Prix comemoração (Foto: FIVB)Seleção feminina de vôlei também ainda vai
disputar seletiva, em maio (Foto: FIVB)
Esta semana, as meninas do polo aquático e do nado sincronizado também estão na briga por vaga em Pré-Olímpicos em Trieste (Itália) e Londres, respectivamente. Entre os dias 20 e 24 de abril, no Pan-Americano, em Medellin, será a vez do tiro com arco. Ao mesmo tempo (de 20 a 22), terá uma seletiva da esgrima, em Santiago, no Chile.
No boxe, os brasileiros ainda têm chance de classificação no Pré-Olímpico das Américas, de 11 a 20 de maio, no Rio de Janeiro. Os atletas de levantamento de peso entram em ação de 11 a 19 de maio, na Guatemala. De 7 a 15 do mesmo mês, vagas estarão em jogo no Mundial de Roma de pentatlo moderno. Outros modalidades como judô, tênis, badminton, vôlei de praia, triatlo, ciclismo e esgrima ainda dependem dos rankings das federações.
Entre os já classificados estão as seleções feminina e masculina de basquete e de futebol, a feminina de handebol e a masculina de vôlei. Também já tem atletas de ginástica, vela, natação, saltos ornamentais, atletismo, tiro esportivo, tênis de mesa, triatlo, pentatlo moderno, esgrima, canoagem, remo, ciclismo, hipismo, pentatlo, taekwondo, boxe, maratona e maratona aquática confirmados.
O Brasil contará com bases de acomodação e treinamento exclusivas em Londres. A principal delas é o Centro de Treinamento Crystal Palace. Além dele e da Vila dos Atletas, a delegação contará com mais seis bases de apoio. Serão hotéis próximos aos locais de competição de judô, taekwondo, boxe, lutas, triatlo, maratona aquática, vôlei de praia e vela. Já a escola St. Pauls Way Trust servirá de base para treinamento exclusivo das equipes de vôlei do Brasil.Fonte G1

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com