Cobertura de tornado e foto chocante em Cabul levam prêmios Pulitzer

Categoria:
16/04/2012 18h07 - Atualizado em 16/04/2012 19h16

Cobertura de tornado e foto chocante em Cabul levam prêmios Pulitzer

Lista de vencedores da renomada premiação foi anunciada em Nova York.
Jornal ajudou a localizar vítimas e enfrentou problemas devido a tornado.

Do G1, com agências internacionais
36 comentários
A lista de vencedores do Prêmio Pulitzer foi anunciada neste segunda-feira (16) em Nova York.
Entre os vencedores, a categoria de notícia urgente ("breaking news") foi levada pelo jornal "The Tuscaloosa News", do Alabama, com a cobertura do tornado de 27 de abril de 2011 que destruiu grande parte da cidade. Em 2011, a comissão não entregou nenhum prêmio nessa categoria.
Em seu anúncio do prêmio, a diretoria do Pulitzer citou o Tuscaloosa News pelo "uso das mídias sociais além da reportagem tradicional para fornecer atualizações em tempo real, ajudar a localizar pessoas desaparecidas e produzir reportagens aprofundadas mesmo após uma queda de energia que levou o jornal a ser impresso numa outra gráfica a 50 milhas de distâncias".
Cobertura sobre tornado no final de abril do ano passado garantiu prêmio a jornal do Alabama (Foto: AP/Dusty Compton/The Tuscaloosa News)Cobertura sobre tornado no final de abril do ano passado garantiu prêmio a jornal do Alabama (Foto: AP/Dusty Compton/The Tuscaloosa News)
O "Philadelphia Inquirer" venceu na cobiçada categoria de serviço público, e um jornal da Pensilvânia, o "Patriot-News", ficou com o prêmio de reportagem local por sua cobertura do escândalo de abuso sexual na Universidade Penn State.
O prêmio ao "Philadelphia Inquirer" foi descrito pela direção do Pulitzer como "a exploração da violência difundida pelas escolas da cidade", superando os concorrentes "The New York Times e Miami Herald".
Não houve entrega de prêmio na categoria ficção. Essa foi a primeira vez desde 1977 que a diretoria do Pulizter decidiu não entregar um prêmio para a categoria.
Já o prêmio de melhor fotografia de notícia urgente foi para Massoud Hossaini, da agência France Presse, com uma imagem chocante de uma menina gritando em desespero após um atentado que tirou a vidade de familiares dela em Cabul, no Afeganistão.
Massoud Hossaini (dir.), da France Presse, e parte da sua foto, que venceu o prêmio. Clique para ver a imagem por inteiro ( o conteúdo é forte) (Foto: AFP e AP/Pulitzer via AFP)Massoud Hossaini (dir.), da France Presse, e parte da sua foto, que venceu o prêmio. Clique para ver a imagem por inteiro ( o conteúdo é forte) (Foto: AFP e AP/Pulitzer via AFP)
O jornal "The New York Times" ficou com duas premiações, uma por texto explanatório escrito por David Kocieniewski sobre impostos para a saúde e outra por reportagem internacional, com Jeffrey Gettleman e seus "vívidos relatos, geralmente envolvendo perigo pessoal, de fome e conflito no leste da África".
A Associated Press foi reconhecida por uma série investigativa detalhando o acompanhamento de minorias e muçulmanos suspeitos após os atentados do 11 de Setembro pela polícia de Nova York.
Administrado pela Universidade de Columbia, o Pulitzer é entregue em uma série de categorias do jornalismo, literatura, drama e poesia. Cada vencedor recebe US$ 10 mil de prêmio. A lista completa com os vencedores está disponível na página do prêmio. Fonte G1

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com