Botafogo bate Friburguense por 3 a 1 e está na semifinal da Taça Rio

08/04/2012 18h03 - Atualizado em 08/04/2012 18h56

Botafogo bate Friburguense por 3 a 1 e está na semifinal da Taça Rio

Com empate entre Resende e Volta Redonda, Alvinegro joga contra o Boavista apenas para saber se passa ou não o Fla, que pega o Americano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A apresentação deixou muito a desejar, mas valeu muito para o Botafogo a vitória de 3 a 1 sobre o Friburguense, neste domingo, no Engenhão - com um do ídolo Loco Abreu, que voltava ao time após três jogos, e dois de Herrera, que o substituiu no segundo tempo. Afinal, além dos três pontos conquistados, o empate do Resende com o Volta Redonda por 1 a 1 garantiu ao Alvinegro a classificação antecipada para a semifinal da Taça Rio.
Após o apito final, o técnico Oswaldo de Oliveira reuniu todos os seus jogadores e saiu de braços dados com eles para o vestiário. Uma tentativa de mostrar um grupo unido contra críticas.
O Botafogo, que chegou a 17 pontos, um a menos que o Flamengo e quatro a mais que o Resende, ocupa o segundo lugar no grupo. A equipe serrana ficou com cinco pontos e agora é a penúltima do Grupo B. Na última rodada, o Botafogo lutará pela primeira colocação da chave contra o Boavista, em São Januário, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Flamengo pega o Americano, no Engenhão. O Friburguense fecha sua participação no estadual contra o desesperado Bonsucesso, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. O time não tem mais qualquer aspiração na competição. Não pode se classificar, nem corre risco de rebaixamento.
Sustos no primeiro tempo
A configuração inicial da partida mostrava um ataque contra defesa. Mas o Botafogo, apesar de ofensivo, jogava com pouca velocidade e pouco criava. Para deixar o cenário mais tenso, o Friburguense, que esperava o momento do bote, quase abriu o marcador aos nove minutos. Jefferson fez grande defesa, abafando chute à queima-roupa de Ricardinho. A resposta alvinegra só veio cinco minutos depois em chute forte e com efeito de Elkeson, que o goleiro Marcos defendeu parcialmente. A partir daí, o Botafogo passou a encurralar o adversário, mas falhava muito no último passe. Isso durou até a parada técnica, aos 20.
Loco Abreu gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Loco Abreu comemora o seu gol. Renato chega para cumprimentá-lo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
Na volta, o Friburguense conseguiu um pênalti equivocadamente marcado pelo árbitro Eduardo Cordeiro Guimarães. Marcelo Mattos não tocou em Jorge Luiz, que se jogou aos 23. O volante alvinegro ainda recebeu cartão amarelo. Na cobrança de Romulo, Jefferson mais uma vez salvou o Botafogo, com bela defesa no seu canto direito.
A equipe visitante parece ter se dado conta de que poderia arriscar mais e passou a frequentar mais o campo adversário. No entanto, quando o Botafogo já começava a irritar sua pequena torcida presente ao estádio (apenas 4.452 presentes - 2.824 pagantes - para uma renda de R$ 43.220,00), veio o gol. Andrezinho tentou servir Márcio Azevedo, que penetrava na área pela esquerda. Sergio Gomes cortou, mas acabou dando um passe açucarado para Loco Abreu só empurrar ao gol.
O jogo ficou mais aberto. Jorge Luiz teve uma boa chance para o Friburguense e Antônio Carlos respondeu com uma cabeçada perigosa. Dois minutos depois, Elkeson deu um passe perfeito para Fellype Gabriel. Livre diante de Marcos, o meia ajeitou o corpo para tocar com estilo e marcar, mas jogou a bola longe. Aos 45, Elkeson disparou uma bomba de fora da área e o goleiro do time serrano fez grande defesa.
Herrera entra no lugar de Loco e faz dois gols
Em desvantagem e àquela altura com remotas chances de classificação para a semifinal da Taça Rio, o Friburguense voltou para a etapa final com o time mais avançado. Já o Botafogo retornou com o mesmo ritmo lento do início do jogo. Elkeson era o melhor em campo e o que mais procurava a bola em busca do gol, que quase veio aos 12, quando recebeu livre na área de Andrezinho e chutou a bola na trave esquerda de Marcos. No rebote, Loco Abreu isolou a bola. Logo em seguida, o uruguaio saiu para a entrada de Herrera, que seria importantíssimo para o time.
A atuação alvinegra na etapa final não era das mais animadoras, mas o time da Serra tinha imensa dificuldade para criar boas chances de gol. Com isso, a partida ficou modorrenta, principalmente por parte da equipe da casa, que chamava o adversário para o seu campo. Mesmo com suas limitações, o Friburguense criou duas boas oportunidades seguidas: aos 24, com Romulo chutando de dentro da área e obrigando Jefferson a tirar com a ponta dos dedos para escanteio; e logo depois com cabeçada de Sergio Gomes por cima, depois de belíssima jogada de Flavinho pela esquerda.
Herrera gol Botafogo (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Herrera, abraçado a Fellype Gabriel, comemora um de seus gols (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
O pouco interesse do time fez a torcida alvinegra se irritar, em especial com o lateral-direito Lucas, que, vaiado, acabou sendo substituído aos 30 pelo xará Zen. Apesar disso, num raro momento de velocidade, o Botafogo fez o segundo. Fellype Gabriel recebeu na direita, em posição de impedimento, avançou à linha de fundo e cruzou bem para Herrera completar para marcar.
O gol animou o Alvinegro, que quase fez o terceiro, em cabeçada de Antônio Carlos. Animou tanto que o zagueiro relaxou numa saída de bola errada. Douglas se aproveitou para diminuir, contando com a sorte, já que a bola tocou em Fábio Ferreira e enganou Jefferson. Quando todos pensavam que o Botafogo passaria sufoco nos minutos finais, Herrera aproveitou com perfeição uma boa jogada de Lucas Zen pela direita para fazer o seu segundo e o terceiro do time, acabando com as esperanças do Friburguense, que ainda teve chances, mas esbarrou na falta de categoria.Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com