Botafogo derrota o Guarani de virada, mas não evita o jogo da volta

Guarani 1 x 2 Botafogo
Segunda fase
Botafogo derrota o Guarani de virada, mas não evita o jogo da volta
Alvinegro vence por 2 a 1, em Campinas, e tem vantagem na volta, no Engenhão, dia 18, para ir às oitavas de final da Copa do Brasil
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Não foi o resultado perfeito para o Botafogo, mas, de virada, é sempre bom vencer. O Alvinegro derrotou o Guarani por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), pela segunda fase da Copa do Brasil e ficou em vantagem para o jogo de volta, no Engenhão, dia 18. Pode empatar e até perder por 1 a 0 que se classifica às oitavas de final. Em caso de derrota alvinegra por diferença mínima a partir de 3 a 2, a vaga fica com o time paulista - 2 a 1 para os alviverdes leva a decisão para os pênaltis.
Renato e Herrera marcaram para o time carioca nesta quarta, com Bruno Mendes fazendo o gol da equipe paulista. O público no Brinco de Ouro foi pequeno, apenas 3.612 pagaram ingresso (não foi divulgado o total de presentes), que proporcionaram uma renda de R$ 59.429,00.
O Botafogo volta a jogar no próximo domingo, contra o Friburguense, no Engenhão, às 16h, pela sétima rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Nos mesmos dia e horário, o Guarani recebe o Palmeiras, pela 18ª e penúltima rodada da primeira fase do Paulistão.
Andrezinho erra, mas depois acerta: 1 a 1
O jogo iniciou lento e com muitos erros de passes, de ambos os lados. Assim, a bola ficava a maior parte do tempo entre as duas intermediárias. A primeira chance de gol só surgiu aos 13, para o Botafogo. Após bom contra-ataque, Andrezinho cruzou da direita e Elkeson não alcançou no segundo pau. Dois minutos depois, a resposta do Guarani veio em chute de fora da área de Danilo, que passou à direita de Jefferson, com perigo.
Andrezinho Botafogo x Guarani (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Andrezinho, personagem do 1º tempo, dá combate
a Neto (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Apesar desses dois lances, o panorama da partida não mudou. Assim mesmo, aos 22, o Botafogo teve uma oportunidade clara de abrir o marcador, mas Herrera, livre, próximo à pequena área bugrina, chutou a bola em cima do goleiro Emerson. O lance foi criado meio sem querer, pois a bola bateu em Fellype Gabriel antes de sobrar para o argentino.
Em geral, o Alvinegro errava sempre o último passe e por isso pouco ameaçava o Guarani. Mas, a partir da metade da primeira etapa, passou a ter o domínio do jogo. Aos 34, após a cobrança de um escanteio feita por Renato, Antônio Carlos cabeceou para a pequena área. Herrera, livre, se esticou todo, mas não conseguiu completar para o gol vazio.
O jogo favorável ao Botafogo pareceu ter deixado Andrezinho distraído. E, numa bobeada do meia, Bruno Mendes tomou-lhe a bola. Penetrou na área e, aos trancos e barrancos, perdendo e ganhando o domínio da jogada, conseguiu, na raça, chutar rasteiro entre as pernas de Jefferson, abrindo o placar para o Guarani.
No entanto, Andrezinho se recuperaria ainda na primeira etapa. Aos 44, cobrou bem uma falta da direita, e Renato aproveitou de cabeça para igualar o placar, resultado mais justo pelo que aconteceu em campo no primeiro tempo. O camisa 8 do Botafogo, que começou sua carreira no Guarani, evitou comemorar o gol.
Renato comemora gol do Botafogo contra o Guarani (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Marcelo Mattos cumprimenta Renato, após o primeiro gol do Bota (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Botafogo melhora, leva sustos, mas chega ao segundo
A configuração das equipes para a segunda etapa mostrou o Botafogo mais avançado, mas com os mesmos equívocos do primeiro tempo. E Herrera mostrou mais uma vez, no mínimo, falta de sorte na conclusão a gol. Aos 10, Fellype Gabriel recebeu na área de Andrezinho e tocou para Antônio Carlos errar a bola na pequena área. Na sequência, Herrera recebeu de Elkeson e chutou forte, em cima de Emerson, e no rebote cabeceou fraco, nas mãos do goleiro do Guarani.
No contra-ataque, o time da casa quase desempatou, com Fabinho, que fez boa jogada pela direita e chutou forte de pé canhoto. Mas Jefferson fez ótima defesa. Porém, quem exercia pressão em busca do segundo gol era o Alvinegro, e a presença na área adversária passou a ser mais constante.
O jogo ficou mais aberto e, outra vez em contra-ataque rápido, o Bugre ficou mais perto de marcar. Fabinho penetrou na área pela esquerda e bateu forte. Jefferson desviou a bola antes de ela bater na sua trave esquerda.
Porém, quem atuava melhor era o Botafogo, que chegou à virada aos 23. Herrera não teve como errar. Renato recebeu de Fellype Gabriel na direita, levou a bola na linha de fundo, já dentro da área, e deixou o atacante argentino com o gol à sua frente. Foi só empurrar a bola para a rede: 2 a 1.
A desvantagem fez o Bugre se adiantar e, aos 24, Fabinho teve outra chance, mas chutou por cima. Aos poucos, o Botafogo foi recuando, parecendo esquecer que com dois gols de vantagem eliminaria o jogo da volta, e deu espaços ao adversário. Sorte dos alvinegros que os atacantes bugrinos cometiam os mais bisonhos erros e desperdiçavam boas oportunidades. E foi na base do sufoco que os alvinegros seguraram a vitória em Campinas.
Herrera gol Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Herrera agradece aos céus por seu gol, entre Elkeson e Renato (8) (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com