Do estrelato ao ostracismo: a vida do ex-atacante do Náutico, Nivaldo

11/12/2011 08h25 - Atualizado em 11/12/2011 13h34

Do estrelato ao ostracismo: a vida do ex-atacante do Náutico, Nivaldo

Atacante autor do gol mais rápido da história do Brasileirão perdeu quase tudo que conquistou na carreira por causa do alcoolismo

Por Elton de Castro Recife
Nivaldo foi ao fundo do poço, mas conseguiu sair dele (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Nivaldo: do sucesso ao esquecimento
(Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
'O mundo dá muitas voltas'. A filosofia popular ganha contornos de realidade ao se olhar a vida de Nivaldo, ex-atacante e ídolo do Náutico. Infância pobre, sucesso no mundo do futebol, idolatria, alcoolismo e esquecimento.
Roteiro facilmente encontrado nos cinemas, que conta a história do ex-atleta, que hoje trabalha como carregador numa lavanderia. Nascido no dia 05 de fevereiro de 1968, no município de Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, a 142 km do Recife, Nivaldo surgiu para o futebol em 1988, quando chegou ao Náutico depois de se destacar nas categorias de base do extinto Paulistano.
A chegada ao clube da capital pernambucana foi a realização de um sonho.
- Um cara sair do interior e chegar a jogar no Náutico, um clube que eu acompanhava pelo rádio, é uma vitória muito grande. Nunca vou esquecer do dia que entrei nos Aflitos.
Mas foi em 16 de outubro de 1989 que o jogador realizou uma jogada que o fez ficar marcado na história do futebol brasileiro. O lance aconteceu aos oito segundos do duelo contra o Atlético-MG. Na ocasião, Nivaldo recebeu a bola do meio-campo  Augusto, contou com a sorte para dominar e, da entrada da área, chutou de pé direito para abrir o placar contra o mineiros. O jogo terminou com a vitória alvirrubra por 3 a 2, mas para o atacante o resultado da partida pouco importa. Afinal, o grande feito da noite foi o recorde, que já dura 22 anos: o gol mais rápido do Brasileirão.
- A gente sempre tentava essa jogada nos treinos, mas nunca dava certo. Mesmo assim, decidimos fazer no jogo e dei sorte. Eu nem iria dominar a bola, que bateu no calcanhar, mas consegui fazer um belo gol, que garantiu esse feito que já dura 22 anos. A vitória ninguém comenta, mas meu feito ninguém conseguiu superar - orgulha-se.
Idolatria e sucesso
As boas atuações pelo Náutico fizeram com que o jogador virasse ídolo da torcida. Ao lado do centroavante Bizu, Nivaldo formou um dos melhores ataques que o clube já viu. Com isso, o futebol do atacante passou a chamar a atenção de clubes como Corinthians, Guarani e Cruzeiro. No início da década de 90 o jogador acertou sua ida para a Raposa e recebeu um ajuste salarial de mais de 300%, dinheiro que o ex-jogador jamais sonhou em ganhar.
- Me lembro que o Cruzeiro me ofereceu muito dinheiro. Digamos que eu recebesse R$ 14 mil no Náutico e eles me contrataram por R$ 80 mil. Nunca tinha visto tanto dinheiro na minha frente, pois sempre fui de família humilde.
Na equipe mineira, Nivaldo teve a oportunidade de jogar ao lado de craques como o lateral Paulo Roberto e o meio-campo Nonato. Mas nada se compara a ter um como reserva ninguém menos que Ronaldo Fenômeno que, na época, dava seus primeiros passos no futebol. O dinheiro atrelado ao sucesso transformou o pernambucano de origem humilde em uma celebridade.
Quando você tem dinheiro e joga bola, todo mundo abre as portas para você"
Nivaldo
- Em qualquer lugar que eu chegasse era reconhecido. E quando você tem dinheiro e joga bola todo mundo abre as portas para você. Muitas pessoas que eu nem conhecia direito me tratavam como se me conhecessem há tempo.
O começo do fim
Entretanto, o dinheiro e a fama não trouxeram só benefícios ao jogador. Junto à notoriedade veio o deslumbramento e Nivaldo começou a escrever seu 'epitáfio' como profissional com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

O alcoolismo fez o atleta perder espaço no Cruzeiro, que tentou emprestá-lo para outras equipes. Porém sua fama de indisciplinado já corria no mundo da bola e Nivaldo passou a ser rejeitado por algumas equipes. Entre elas, o Atlético-PR, que na época era comandado por Hélio dos Anjos.
- Quando eu comecei a ter problemas com álcool o Cruzeiro tentou me emprestar para o Atlético-PR, mas o Hélio dos Anjos vetou a minha contratação porque sabia que eu estava com esse problema.
Sem espaço no sudeste do país, Nivaldo foi emprestado ao Sport, em 1992, que tentava formar  o mesmo sistema ofensivo que fez sucesso no Náutico. Para isso, foram contratados Bizu e Augusto. Mas o time não engrenou e quatro meses após sua contratação, Nivaldo foi dispensado do clube.
- O Sport tentou fazer o mesmo time do Náutico, mas infelizmente não deu certo. Às vezes, não conseguimos jogar o que sabemos e as coisas não funcionam. Mas sair como eu saí não foi muito bom.
Do Sport, o Nivaldo seguiu para Ponte Preta. Mas seu futebol ficou longe de ser o mostrado nos áureos tempos de Náutico. Com isso, o atacante passou a atuar em pequenos clubes do futebol pernambucano até encerrar sua carreira há três anos, jogando pelo time da sua cidade natal, Catende, pela segunda divisão do Campeonato Pernambucano.
O fundo do poço
Os constantes fracassos na carreira fizeram o atacante mergulhar de vez nas bebidas. E a mistura entre alcoolismo e gastos excessivos fez o atleta perder quase tudo que tinha conquistado no futebol.
- Quando eu passei a jogar em times menores, comecei a gastar muito, beber muito e não ouvia ninguém. Aí, fui perdendo tudo que tinha ganho, rapidamente.
Mas o grande golpe na vida do atacante não foi uma rescisão contratual com algum clube. O atacante ficou sabendo que seu irmão estava com um tumor na cabeça. Para salvar a vida do familiar, Nivaldo vendeu tudo que lhe restava com o intuito de colocá-lo nos melhores hospitais.
- Meu irmão teve um tumor muito grave na cabeça e eu tive que vender o restinho que sobrou do que eu tinha para salvá-lo. Mas, graças a Deus, ele está bem e eu pude fazer algo de útil com que ganhei na vida.
Fim do alcoolismo e a felicidade encontrada no carinho
Sem dinheiro, tendo que encerrar sua carreira em clubes inexpressivos e com dificuldades para se manter, Nivaldo voltou para Catende e afundou ainda mais no álcool. Lá, o ex-atacante não sabia mais o que fazer para conseguir algo que lhe ajudasse a se sustentar. Era necessário largar o álcool e para isso ele contou com a ajuda de sua filha, Ellen Samira.
- Um dia eu estava assistindo a Náutico e Corinthians e minha menina foi assistir ao jogo comigo. O Náutico venceu por 1 a 0 e eu bebi muito e ela quem me levou para casa. Quando eu fui tomar banho, desmaiei e minha filha pensou que eu tinha morrido e começou a chorar. Foi aí que eu vi que não podia mais fazer aquilo e fiz uma promessa para ela que nunca mais beberia e, até hoje, nunca mais bebi.
Sem espaço em Catende, Nivaldo foi tentar a sorte em Toritama, polo  têxtil do Agreste pernambucano. Na cidade, o ex-atleta arrumou um emprego na empresa Império do Forro do Bolso, mas a vida resolveu lhe pregar mais uma peça. Por causa da compra de lençóis de hospitais dos Estados Unidos, a empresa foi multada e virou manchete em todos os jornais do país. O escândalo nacional fez com que a empresa fechasse as portas e Nivaldo perdeu o emprego.
Nivaldo ao lado do amigo 'Negão', que foi importantíssimo em sua vida (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Nivaldo ao lado do amigo 'Negão'
(Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
Foi aí que teve a noção do que o amor pelo clube de coração pode despertar nos torcedores. Quando ficou sabendo que Nivaldo estava de saída de Toritama, por não ter conseguido um emprego, um alvirrubro que havia vibrado bastante com seus gols, foi às rádios da cidade para fazer campanha com objetivo de arrumar um emprego para Nivaldo.
A campanha realizada por Sandro Roberto, conhecido entre os amigos como Negão, logo deu frutos e Nivaldo passou a trabalhar em uma lavanderia da cidade. O salário está longe de ser o que um dia o atleta já ganhou, apenas R$ 170 por semana, mas o ídolo alvirrubro se diz feliz com a conquista de seu maior bem: os amigos.
- Eu não esperava que fosse ser ajudado por um torcedor que nem me conhecia pessoalmente. Isso mostra que eu já fiz coisas boas na vida também. Antes, as pessoas se aproximavam por interesse. Hoje eu consegui um bem muito melhor que dinheiro, que é o apoio e o carinho dos meus amigos e da minha família.
Nivaldo carregando roupas em Toritama, Pernambuco (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Nivaldo em mais um dia de trabalho carregando roupas em Toritama, no agreste de Pernambuco
(Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
Mesmo se dizendo feliz, Nivaldo fica com os olhos marejados ao falar do seu clube de coração. Para ele, o Náutico poderia reconhecer mais aqueles que fizeram história no clube.
- Sempre amei o Náutico e hoje não sou nem lembrado pelo clube. Para você ter uma ideia, nem meu gol, que é um feito nacional é reconhecido. Isso me deixa triste, pois queria fazer parte do time que sempre acompanhei.
Nivaldo fez questão de deixar um recado para os jogadores que estão começando na carreira.
- A bebida acabou comigo, me destruiu e hoje não sou metade do que um dia já fui. Então, eu espero que as pessoas não sigam meu exemplo. Aos 43 anos, Nivaldo quer recomeçar. Então, que seja bem-vindo à vida.
Nivaldo foi ao fundo do poço, mas conseguiu sair dele (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)Nivaldo foi ao fundo do poço, mas conseguiu sair dele (Foto: Elton de Castro/Globoesporte.com)
  Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com