Brasil supera espera de seis meses, vence Peru e se garante em Londres

Categoria:

13/05/2012 20h16 - Atualizado em 13/05/2012 21h21

Brasil supera espera de seis meses, vence Peru e se garante em Londres

Seleção não toma conhecimento das rivais e é campeã do Pré-Olímpico

Por João Gabriel Rodrigues Direto de São Carlos, SP
9 comentários
Quando a queda veio, no Japão, o medo chegou na sequência. Campeãs olímpicas, não passava pela cabeça das brasileiras ficar fora dos Jogos de Londres. A segunda chance viria seis meses depois, em casa. E nem foi tão difícil assim. Em um Pré-Olímpico Sul-Americano enfraquecido tecnicamente, o Brasil sobrou. Nem mesmo o Peru, apontado como único rival que poderia dar trabalho, ousou atrapalhar. Em uma final tranquila em São Carlos, a equipe de José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0 (25/12, 25/16 e 25/9), ficou com o título e garantiu seu lugar nas Olimpíadas.
Com o resultado, o Brasil aumentou seu número de atletas confirmados em Londres: passou de 199 para 211. O Peru ainda terá uma última chance de ir aos Jogos. Como o Quênia desistiu de participar do Pré-Olímpico Mundial por falta de condições financeiras, as peruanas herdaram a vaga e brigará ao lado de potências como Rússia, Sérvia e Cuba, em Tóquio, a partir do dia 19 de maio.
Vôlei brasil peru (Foto: Celio Messias / VIpcomm)Seleção comemora ponto contra as peruanas (Foto: Celio Messias / VIpcomm)
A comemoração, mais uma vez, foi ao som de sertanejo. Ainda em quadra, todas as jogadoras festejaram a vaga dançando "Tchu, Tcha, Tcha".
Antes de o Brasil entrar em quadra, a Venezuela teve trabalho para vencer a disputa por terceiro lugar. Depois de sair atrás no placar, conseguiu a virada em 3 sets a 2, parciais 18/25, 25/20, 20/25, 26/24 e 15/13.
- Eu fiquei muito feliz. Nós sabíamos que não seria fácil. Mas ganhar essa vaga dentro de casa é importante - disse Fernanda Garay, principal pontuadora da partida, com 15 pontos.
O próximo compromisso do Brasil é no Grand Prix. A seleção, que está no grupo D, estreia contra a Itália, no dia 8 de junho, em Lotz, na Polônia.
O jogo
Após erro de recepção das peruanas, Adenízia só precisou empurrar para o chão para marcar o primeiro ponto da partida. As rivais mostravam qualidade pelas pontas e chegaram a ficar em vantagem (3/2). À beira da quadra, Zé Roberto reclamava das constantes falhas de defesa de sua equipe. Thaísa resolveu no braço e, em duas pancadas, fez 6/4 para a seleção. Só que o Peru, ao contrário dos rivais anteriores, era um time mais ousado. Em um bloqueio de Diana Soto, voltou a ter a vantagem: 9/8.
Mas, no ritmo de Fernanda Garay e Sheilla, o Brasil cresceu. E logo a seleção abriu sete pontos de vantagem no placar (17/10). A partir daí, ficou fácil. As peruanas se perderam e passaram a errar quase tudo o que tentavam. Como no último ponto, quando Daniela Uribe mandou seu ataque para fora: 25/12 para as brasileiras, em 22 minutos.
Vôlei fernanda garay brasil peru (Foto: Celio Messias / VIpcomm)Fernanda Garay comemora ponto: uma das
melhores em quadra (Celio Messias / VIpcomm)
No bloqueio de Adenízia e Jaqueline, o Brasil abriu o segundo set em vantagem. Com o mesmo ritmo do fim da parcial anterior, logo fez 7/0 com extrema facilidade. O bloqueio, que cometeu falhas no primeiro set, passou a funcionar. Assim como os ataques pelas pontas. Em 15 minutos, o Brasil já estava onze pontos à frente.
As peruanas tentaram a reação. E, ao marcarem quatro pontos em sequência, as visitantes animaram sua pequena torcida no ginásio, que cantava "Sí, se puede". Só que nada disso foi suficiente para desconcentrar as brasileiras. Mesmo com o melhor momento das rivais, as donas da casa fecharam o segundo set em 25/16, em saque para fora de Daniela Uribe.
Foi depois de um erro da mesma Daniela Uribe que o Brasil largou na frente na última parcial. Mas as peruanas mantiveram o ritmo da pequena reação do set anterior e chegaram a ficar à frente no placar: 6/5. As donas da casa se recuperaram e foram para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/6).
As peruanas se esforçavam, mas as brasileiras não permitiam o erro. Já aos gritos de "É campeão!", o Brasil abriu 24/9. Uma das melhores jogadoras em quadra, Fernanda Garay mandou uma pancada no bloqueio rival e torceu. Quando a bola caiu do lado de fora da quadra, a comemoração: a vaga em Londres, enfim, estava garantida.Fonte G1

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com