Tudo para um, nada para o outro: Botafogo faz 3 a 2 no Coritiba


27/05/2012 17h57 - Atualizado em 27/05/2012 18h39

Tudo para um, nada para o outro: Botafogo faz 3 a 2 no Coritiba

Com resultado, Alvinegro chega a seis pontos em duas rodadas, o oposto do rival, ainda zerado. Lucas é destaque, com dois gols

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
35 comentários
  • arbitragem
    foi bem
    Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) se saiu bem nos lances mais complicados, com a ajuda de seus assistentes, assim como na parte disciplinar.
  • estatística
    posse de bola
    Mesmo fora de casa, o Botafogo ficou com a bola por mais tempo: 52%. E teve 90% de acerto nos 184 passes, contra 82% do Coritiba (em 171).
  • deu certo
    laterais
    Lucas finalizou cinco vezes e marcou duas vezes, e Márcio Azevedo participou do gol de Vitor Júnior. Os dois foram fundamentais para a vitória.
Tudo para o Botafogo, nada para o Coritiba na largada do Campeonato Brasileiro. Em ótimo jogo na tarde deste domingo, no Couto Pereira, o time alvinegro saiu perdendo, mas buscou a virada e bateu o Coxa por 3 a 2. Com isso, alcançou sua segunda vitória consecutiva na competição - o oposto do adversário, que acumulou a segunda derrota. Os alviverdes não perdiam em casa havia 28 jogos.
O time mandante pulou na frente muito cedo, aos 30 segundos de jogo, com gol de Lincoln. Ainda no primeiro tempo, o Botafogo virou com gols de Lucas e Vitor Júnior. O Coxa recuperou a igualdade na etapa final, com Lucas Mendes. Mas Lucas, aos 40 minutos, deu a vitória ao Glorioso.
Fellype Gabriel, que deu lugar a Cidinho aos 35 minutos do segundo tempo, ressaltou a força do elenco do Botafogo, que neste domingo atuou com sete desfalques: Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Marcelo Mattos, Andrezinho e Loco Abreu, machucados, Jefferson, convocado para a Seleção Brasileira, e Jobson, afastado por indisciplina.
- O time mostrou que tem qualidade, apesar de todos os desfalques. Quem entrou mostrou muita vontade, e o time todo se ajudou, tanto na marcação quanto na hora de atacar. Uma vitória fora de casa é sempre importante.
Lincoln, do Coritiba, mostrou-se incomodado com o comportamento de torcedores que vaiaram Jonas após a virada do Botafogo. O lateral-direito teve dificuldade na marcação a Márcio Azevedo e foi substituído por Ayrton no intervalo.
- Respeito a opinião da torcida, mas não dá para vaiar durante o jogo. É uma situação complicada e pode atrapalhar mais ainda - disse Lincoln.
O Alvinegro, com seis pontos, mantém provisoriamente a liderança da tabela por levar a melhor sobre Vasco e Atlético-MG no critério de saldo de gols. O Coritiba, zerado, é o último pelo mesmo critério. Volta a campo pelo Brasileirão em 6 de junho, em casa, contra a Portuguesa. Um dia depois, o Botafogo pega o Cruzeiro no Engenhão.
lucas botafogo gol coritiba (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)Lucas comemora: lateral fez dois gols no Couto Pereira (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)
Pressa não significa perfeição
A pressa, no futebol, talvez não seja exatamente inimiga da perfeição. Mas também não é sinônimo dela. Que o diga o primeiro tempo do jogo deste domingo. Um time foi ágil, fez um gol precoce, dominou os primeiros minutos. E quem saiu vitorioso no período foi o outro.
Bastaram 30 segundos para o Coritiba pular na frente. No primeiro ataque, saiu o primeiro gol da partida. E com participação infeliz de Dória, estreante da tarde. Everton Costa tramou boa jogada e abriu para Lincoln. O chute desviou no zagueiro botafoguense antes de entrar. Um azar daqueles: em seu primeiro jogo com a camisa alvinegra, em seu primeiro toque na bola, o jovem defensor se deu mal.
O gol deixou o jogo agitado. As equipes não se acanharam em atacar. De todos, era Lincoln quem parecia mais disposto a comandar o jogo com suas chuteiras. Ele quase fez um gol antológico. Eram seis minutos quando a bola sobrou para o jogador dentro da área, pelo lado esquerdo. Em um piscar de olhos, ele decidiu improvisar um toque de letra. A zaga foi vencida. A bola alçou voo, passou por cima da área e rumou na direção do gol. Renan, goleiro do Botafogo, saltou para evitar o golaço.
O lance foi emblemático. Pareceu dizer que não seria tão simples vencer o Botafogo. Tanto que o time carioca logo ameaçou com Lucas. Ele mandou chute cruzado, forte, e o goleiro Vanderlei conseguiu desviar a bola para o travessão.
O Coxa ainda conseguiu manter a partida equilibrada por mais alguns minutos. Mas acabou sucumbindo aos laterais alvinegros. Lucas, aos 19 minutos, recebeu de Herrera dentro da área, livre, e mandou chute cruzado. Vanderlei foi batido. Era o empate botafoguense.
E não era tudo. De novo pelo lado, mas desta vez pelo esquerdo, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira buscou a virada. Márcio Azevedo apareceu bem pela ponta, enganou a marcação e mandou o chute. Vanderlei defendeu, mas Vitor Júnior, no rebote, não deu chances para o goleiro.
Com a reviravolta no placar, o Botafogo freou um pouco suas ações. O Coritiba voltou a ter o comando do jogo. Mas não fez o suficiente para alcançar a igualdade antes do término do primeiro tempo.

Coxa empata, Bota busca
O início do segundo tempo trouxe a tiracolo a reação do Coritiba. O time da casa, incomodado com o resultado, voltou a acossar o adversário, principalmente com chutes de longe. E conseguiu o empate, mas pelo alto. Em cruzamento da esquerda, Demerson desviou de cabeça para Lucas Mendes, na segunda trave, completar.
O jogo ficou aberto. Em bate-rebate dentro da área, o Botafogo (com Lucas Zen no lugar de Jadson) poderia ter assumido novamente o controle do placar. Vanderlei defendeu o chute final de Fellype Gabriel. Mas o Coritiba respondeu. Lincoln, novamente inspirado, deixou a bola à feição de Ayrton (que entrou no lugar de Jonas). A bola quase encontrou o ângulo botafoguense.
Como o empate não satisfazia nenhuma das equipes, os treinadores buscaram novas alternativas. Anderson Aquino entrou no Coritiba. Elkeson substituiu Maicosuel no Botafogo. E a troca funcionou melhor para o visitante. Com 40 minutos, Lucas apareceu bem na área para se transformar no artilheiro do jogo e dar a vitória ao Botafogo.Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com