Castelo autoriza início da obra de prolongamento da Avenida Litorânea

Castelo autoriza início da obra de prolongamento da Avenida Litorânea

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
11 de maio de 2012 às 16:47
O prefeito de São Luís, João Castelo, autorizou, na manhã desta sexta-feira (11), em solenidade concorrida, o início da obra de prolongamento da Avenida Litorânea, um dos mais belos cartões postais da capital maranhense. Ele assinou a ordem de serviço com os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, e de Urbanismo e Habitação, Domingos Brito, e representantes da Serveng Civilsan S/A, empresa contratada para executar a primeira etapa das intervenções no prazo de 120 dias.
Cercado de membros de sua equipe de governo e de um grande número de parlamentares e lideranças comunitárias, Castelo emocionou-se ao ver o início da operação das máquinas logo após a assinatura da ordem de serviço. “Não tem como esconder a alegria deste momento, pois foram tantos os percalços, tantas dificuldades que tivemos de enfrentar, mas esta obra agora começa para valer e vai ficar pronta o mais rapidamente possível, para o usufruto de toda a nossa população”, ressaltou.
O prefeito João Castelo disse que o prolongamento da Litorânea é uma obra fundamental para o bem-estar da população
Acompanhado da primeira-dama e ex-prefeita Gardênia Gonçalves, Castelo foi enfático ao afirmar que o prolongamento da Avenida Litorânea, num trecho de aproximadamente 1.150 metros de extensão, é uma obra fundamental para o bem-estar da população, que vai ganhar mais uma opção de lazer e de mobilidade urbana, como também para o incentivo ao turismo em toda a orla marítima da cidade.
“Estimular o turismo em nossa capital é incentivar a geração de emprego e renda para a nossa gente, e eu tenho certeza de que esta obra vai contribuir bastante para a felicidade do nosso povo”, salientou o prefeito, destacando que todos os cuidados foram tomados para que a obra seja executada “dentro da legalidade e com absoluto respeito à preservação do meio ambiente”.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos explicou que o prolongamento da Litorânea, orçado em R$ 17,5 milhões, está incluso no Programa de Obras “São Luís 400 anos”, que reúne uma série de ações que estão sendo implementadas pela administração municipal como forma de presentear a capital maranhense no ano em que se comemora o seu quarto centenário de fundação.
Dentro deste conjunto, já está em fase de conclusão a construção da nova Avenida Mário Andreazza. Os projetos foram elaborados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e estão sendo executados pela Semosp.
O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Domingos Brito, declarou que a obra da Litorânea faz parte também do planejamento urbano e viário de São Luís, que visa melhorar a fluidez do trânsito, além de proporcionar a melhoria urbanística do local.
Segundo Domingos Brito, o primeiro trecho do prolongamento da Litorânea interligará o final da avenida, na Praia do Calhau, até o cruzamento com a Rua São Geraldo, no Olho D’Água. Essas intervenções fazem parte da primeira etapa da obra.
Marcos Aurélio Freitas disse que a Semosp executará as contenções laterais da avenida (no lado da praia), muro de arrimo (lado das dunas), a consolidação do aterro, o enrocamento de pedras de 100 a 300 quilos (proteção de aterros contra efeitos erosivos), para a adequação da via, e, em seguida, a pavimentação com a aplicação do CBUQ – Composto Betuminoso Usinado a Quente. Por fim, o trecho receberá sinalização horizontal e vertical.
Prolongamento
Técnicos da Semosp informaram que o projeto geométrico de prolongamento da Avenida Litorânea apresenta um primeiro subtrecho, que vai do final da avenida até o início do cruzamento com a Rua das Cegonhas, onde haverá duas pistas com duas faixas de tráfego de 10,40 metros cada uma, duas faixas de estacionamento, uma em cada pista, separadas por um canteiro central com largura de quatro metros, além de uma faixa de passeio e uma ciclovia.
Já no segundo subtrecho, que vai do cruzamento da Rua das Cegonhas até as proximidades da Rua São Geraldo, serão construídas uma faixa de tráfego e uma de estacionamento. As pistas terão seis metros de largura: uma de passeio com três metros; e a do lado esquerdo da ciclovia de três metros de largura. Os dispositivos de drenagem localizados ao lado do meio-fio, no lado interno de escoamento da água, terão 45 centímetros.
Concorrida cerimônia
O início das obras do prolongamento da Avenida Litorânea acabou se transformando numa concorrida solenidade, com a presença dos deputados federais Carlos Brandão, Lourival Mendes e Pinto Itamaraty e da deputada estadual Gardênia Castelo.
O ato contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Antônio Isaias Pereirinha, e ainda dos vereadores Josué Pinheiro, Vieira Lima, Armando Costa, Ivaldo Rodrigues, Josué Pinheiro, José Joaquim, Gutemberg Araújo, Severino Sales, Osmar Filho, Nato, Chaguinhas e Barbosa Lajes, além de um grande número de lideranças comunitárias. Dois representantes da Igreja Assembleia de Deus, os pastores Fábio Leite e Daniel Matos, também participaram da solenidade.Fonte Jornal Pequeno

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com