Coelho empata no último minuto com o Atlético-MG e deixa final em aberto

06/05/2012 18h10 - Atualizado em 06/05/2012 18h21

Coelho empata no último minuto com o Atlético-MG e deixa final em aberto

André abre placar, mas Bruno Meneghel deixa tudo igual aos 48 do 2º tempo. Alvinegro joga por novo empate, e ao América-MG só resta a vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
5 comentários
O primeiro tempo da decisão de 180 minutos do Campeonato Mineiro teve os ingredientes esperados de um jogão do nível do clássico mais antigo de Minas Gerais, disputado entre América-MG e Atlético-MG. Surpresas na escalação, estádio cheio, um trio de arbitragem de outro estado e gols, sendo um deles no último minuto dos acréscimos da etapa final.
A primeira partida entre Coelho e Galo terminou empatada por 1 a 1. O artilheiro alvinegro André abriu o placar e se despediu do estadual na vice-artilharia, com dez gols, um atrás do cruzeirense Wellington Paulista. Domingo que vem ele não joga por estar suspenso. E o gol de empate do alviverde veio nos últimos segundos dos acréscimos, perto dos 49 minutos da etapa final, com Bruno Meneghel, em lance repleto de polêmicas.
Sem mais nada há disputar, os dois times terão toda a semana para se prepararem para o duelo decisivo. O jogo será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), novamente no Independência. O Galo joga por novo empate para ficar com o título de forma invicta, enquanto o Coelho precisa vencer por qualquer placar para ser campeão no ano de seu centenário.
Galo mudado e Coelho completo
Com a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, o Atlético-MG entrou com um esquema diferente do que vinha adotando nas últimas partidas. Cuca escalou a equipe no 3-5-2, com Réver, Lima e Rafael Marques compondo o sistema defensivo. Outra novidade foi o retorno de Guilherme ao ataque, recuperado de lesão.
É bem verdade que as alterações promovidas por Cuca também tiveram relação com os problemas médicos de alguns jogadores. Os volantes Leandro Donizete e Fillipe Soutto, por exemplo estavam de fora, assim como Neto Berola, titular na última quinta, mas que está fora do estadual por ter uma fratura por estresse na bacia.
Mas em campo, as mudanças pareceram não atrapalhar o alvinegro, que partiu com muita vontade para o ataque, tentando, talvez, dar uma resposta para o torcedor após a decepção da última quinta-feira, quando foi eliminado pelo Goiás da Copa do Brasil.
Atlético-mg x América-mg (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Serginho e Moisés mostram qual foi a tônica do jogo: muita disputa (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)

Por sua vez, o Coelho entrou completo e com o mesmo esquema de jogo que deu certo nas semifinais contra o Cruzeiro. Com toque de bola tranquilo entre seus homens de frente, o time só sentiu falta de mais presença ofensiva de Rodriguinho, que não repetia as grandes atuações das semifinais.
Equilíbrio no futebol e nos cartões 
A primeira grande chance do jogo veio de um dos zagueiros do Galo, que apareceu com centroavante na área. Em triangulação com Guilherme, Réver soltou uma bomba para importante defesa de Neneca. Mas Giovanni também foi exigido num rápido contragolpe. Rodriguinho deu bom passe para Moisés na direita e o volante chutou forte, de fora da área, para intervenção do camisa 1 do Galo.
Se no futebol o Galo tinha mais volume de jogo, no quesito disciplina os times se igualavam. O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento se mostrou enérigico e tomou as rédeas do jogo logo no início. Só nos primeiros 45 minutos foram três amarelos para cada lado, e um desfalque certo para cada treinador na finalíssima da semana que vem. Givanildo perdeu o volante Dudu, enquanto Cuca não poderá contar com seu artilheiro André, ambos suspensos pelo terceiro cartão.
Sem gols no primeiro dos quatro tempos da decisão, melhor para o Galo, que tem vantagem pela melhor campanha na fase de classificação.
Coelho arranca empate no finzinho
Na etapa final, os dois times voltaram num ritmo parecido com o do primeiro. O Galo tentava chegar com mais velocidade, enquanto o Coelho segurava o jogo no toque de bola. Bem marcado e pouco inspirado, Rodriguinho não funcionava como o motor do meio-campo das partidas anteriores.
Com o equilíbrio, Cuca resolveu mexer na equipe, tirando Marcos Rocha e Bernard para as entradas de Carlos César e Mancini. Os dois entraram e faziam partida apenas burocrática, enquanto Guilherme, atuando mais como um meia do que como um atacante, tentava passes em profundidade, quase sempre com perigo.
Sem poder ofensivo, Givanildo sacou Alessandro para a entrada de Bruno Meneghel, mas o substituto pouco mudou o panorama da partida até então.
Com muita pegada no meio, os times tentavam cruzamentos para a área, mas Neneca e Giovanni trabalhavam bem posicionados e tranquilos. Mas foi num cruzamento, numa jogada trabalhada na Cidade do Galo, que o zero saiu do placar. Réver desviou escanteio na primeira trave, e o atacante André só teve o trabalho de estufar as redes rivais. Foi o décimo gol do vice-artilheiro Mineiro na competição, que está atrás de Wellington Paulista, que tem 11, ma que não terá a chance de ultrapassar o rival, já que não joga a finalíssima suspenso por ter recebido o terceiro amarelo.
E quando parecia que a vantagem do Galo havia sido ampliada, a estrela de Givanildo brilhou e Bruno Meneghel deixou o Coelho vivo na decisão. Após escanteio cobrado por Pará, a bola fechada tocou a trave e pareceu resvalar em Serginho. A defesa atleticana reclamou, mas nova cobrança foi feita e em bate-rebate dentro da área a bola sobrou para o atacante, que em posição discutível, empurrou para as redes. Muita reclamação por parte dos atleticanos e festa dos americanos, que agora precisam vencer no domingo que vem para levar o caneco no ano de seu centenário. Já ao Atlético-MG basta um novo empate para que o troféu vá para Lourdes, bairro onde fica a sede do alvinegro.Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com