Chelsea segura o Bayern, vira nos pênaltis e leva Champions pela 1ª vez

19/05/2012 18h34 - Atualizado em 19/05/2012 20h06

Chelsea segura o Bayern, vira nos pênaltis e leva Champions pela 1ª vez

Autor do gol de empate por 1 a 1 no fim do tempo normal, Didier Drogba também garante a conquista na marca da cal e enterra fantasma de 2008

Por Cahê Mota Direto de Munique, Alemanha
O Chelsea, enfim, conquistou a Europa. Foi sofrido, como toda a campanha, na base do sufoco, contrariando prognósticos, mas os ingleses bateram o Bayern de Munique, em plena Allianz Arena, neste sábado, e ganharam a Liga dos Campeões pela primeira vez. A vitória veio nos pênaltis, de virada, pelo placar de 4 a 3, após 1 a 1 nos 120 minutos de bola rolando. Robben, que desperdiçou uma cobrança da marca da cal na prorrogação, Olic e Schweinsteiger foram os vilões alemães, enquanto Didier Drogba e o goleiro Petr Cech, é claro, se consagraram no inédito título dos Blues.
É inevitável não fazer uma ligação com a decisão de 2008, quando o Chelsea caiu também nas penalidades para o rival Manchester United. Em uma Moscou chuvosa, Terry escorregou na cobrança que garantiria a taça. Os Diabos Vermelhos levaram, mas os chamados Deuses do Futebol não deixaram que acontecesse novamente. Dessa vez, depois de Cech brilhar e defender três cobranças no total, Drogba deslocou um também heróico Neuer para decretar a festa dos cerca de 17 mil torcedores ingleses presentes no estádio e enterrar um fantasma recente.
Jogadores do Chelsea erguem a taça (Foto: Reuters)Jogadores do Chelsea erguem a taça inédita para a galeria do clube no Stamford Bridge (Foto: Reuters)
O título foi conquistado em uma partida que retratou com fidelidade o que foi a campanha dos Blues na competição: quando todo mundo achava que não ia dar, deu. Após o gol de Müller, aos 37 minutos do segundo tempo, os alemães chegaram a ensaiar um festa em casa, mas foram calados por Drogba, após escanteio, aos 43. Já no início da prorrogação, pênalti para os donos da casa defendido por Cech. Por fim, nas penalidades, Juan Mata perdeu a primeira cobrança inglesa e viu Petr Cech, com defesas em chutes de Olic e Schweinsteiger, se tornar herói.
Durante toda a competição foi assim. Primeiro, na última partida da fase de grupos, quando vencer o Valencia era a única opção. Em seguida, nas oitavas diante do Napoli, o 4 a 1 em uma prorrogação no Stamford Bridge confirmou uma virada de um time com técnico recém-demitido e derrotado por 3 a 1 no jogo de ida. Na semifinal, depois de passar pelo Benfica, os Blues contrariaram o mundo ao baterem o poderoso Barcelona. O russo Roman Abramovich, que levantou a taça na festa, já pode gritar para o mundo: seus milhões tornaram o Chelsea um grande europeu.
Ao Bayern restou a frustração de repetir o Roma, que em 1984 também perdeu a final continental em seu estádio - o Real Madrid de 1957 e o Inter de Milão de 1965 foram os únicos a conseguirem dar a volta olímpica em casa. Essa também foi a segunda derrota em uma decisão de Champions em três anos - em 2010 o algoz foi o Inter de Milão, no Santiago Bernabéu, em derrota por 2 a 0 no tempo normal.
Além disso, os bávaros poderiam se juntar ao Liverpool como o terceiro maior campeão europeu, com cinco taças. Contudo, acabaram igualando Juventus e Benfica na lista de times que mais vezes foram vice, com cinco decisões perdidas (1982, 1987, 1999, 2010 e 2012).
Drogba gol Chelsea (Foto: Reuters)Cech e Drogba: os heróis do primeiro título do Chelsea na Liga dos Campeões (Foto: Reuters)
Uma curiosa classificação para a Champions 2012/13
O Chelsea não fez chorar apenas a torcida alemã. Com o título, os Blues também se garantiram na próxima edição da Liga dos Campeões, em 2012/2013, já que a Uefa permite a defesa do título mesmo que o time não tenha se classificado através do campeonato nacional - acabou a Premier League em sexto, com 64 pontos, cinco a menos que o Tottenham.
Quarto colocado do Campeonato Inglês, o rival local Tottenham terá de se contentar em disputar a Liga Europa. O quinto Newcastle, por sua vez, fica sem vaga em torneios europeus, e o Anderlecht, da Bélgica, será obrigado a estrear na Champions ainda na fase preliminar.
Desfalques dos dois lados
Terry e Raul Meireles Chelsea Bayern (Foto: EFE)Suspenso, Terry viu a decisão das tribunas (EFE)
A avalanche vermelha que tomou conta de Munique durante todo o dia se estendeu nas arquibancadas da Allianz Arena e foi capaz até mesmo de ofuscar a festa preparada pela Uefa, com direito a cantor e violinista no gramado. Enquanto a cerimônia de abertura da decisão era realizada, os bávaros, que representavam cerca de 70% do estádio, chamaram a atenção para si com o um gigantesco mosaico atrás de um dos gols, com as cores do time e a “orelhuda”, como é chamado o troféu da competição.
Com os times em campo, ficou clara a preocupação de Roberto Di Matteo com a marcação, como já acontecera nos jogos diante do Barcelona. Sem Ramires, o italiano promoveu a estreia de Ryan Bertrand, 22 anos, reserva natural de Ashley Cole. O jovem se posicionou como um autêntico ponta esquerda para as saída de contra-ataque, mas tinha função defensiva importante, auxiliando na contenção aos avanços de Robben.
David Luiz e Mario Gomez na final da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea (Foto: AP)David Luiz e Mario Gómez foram protagonistas de duelos pelo alto e por baixo (Foto: AP)
O problema para os Blues é que não apenas Ramires era desfalque. Suspensos, o lateral-zagueiro Ivanovic, o zagueiro John Terry e o meio-campista Raul Meireles vestiram camisa social, gravata e acompanharam a final das tribunas. O mesmo aconteceu com o zagueiro Badstuber, o lateral Alaba e o volante brasileiro Luiz Gustavo do lado do Bayern. O trio teve ainda a companhia de Breno, que não vem sendo aproveitado por Jupp Heynckes após se envolver em polêmicas extra-campo - está se recuperando de lesão e deverá jogar no Lazio na próxima temporada.
Avalanche vermelha também em campo
Mario Gómez na final da Liga dos Campeões entre Bayern x Chelsea (Foto: AFP)Mario Gómez tenta puxeta na cara de Cech (AFP)
Com a bola rolando, o Bayern começou mostrando que o discurso de cautela e de que o fator campo não faria a diferença usado durante a semana era da boca para fora. Desde os minutos iniciais, uma “blitz” foi armada no campo ofensivo, com Ribéry e Robben abertos nas pontas, Mario Gómez centralizado e Thomas Müller bem próximo da área. Ao Chelsea coube repetir a estratégia usada contra o Barcelona e deixar apenas Drogba à frente da linha da bola.
A missão de defender desta vez, no entanto, contou com alguns milhares de ingleses no primeiro tempo. Localizados atrás do gol de Cech, os torcedores faziam pressão a cada toque dos donos da casa na bola e provocavam até em atitudes simples, como quando jogaram para longe uma bola que Robben esparava nas mãos para cobrança de escanteio.
A barreira em frente à área fazia com que o Bayern repetisse a estratégia mal-sucedida do Barcelona com chutes da entrada da área. Artilheiro da equipe na competição, com 12 gols, dois a menos que Messi, Gómez era acompanhado de perto por David Luiz, que fazia marcação individual.
Bastian Schweinsteiger na final da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea (Foto: Reuters)Bastian Schweinsteiger entre Mikel e Drogba: jogo foi pegado (Foto: Reuters)
Desfalcado e acuado, o Chelsea ainda era ousado nas saídas de contra-ataque, mas nem Bertrand nem Kalou conseguiram auxiliar Drogba como Ramires vinha fazendo. Sendo assim, a opção dos Blues nas poucas vezes em que tinha posse de bola era trocar passes no campo de defesa à espera de espaços para lançamentos. Mas o Bayern não os cedeu. Tanto que a primeira finalização inglesa aconteceu aos 34, em cobrança de falta de Juan Mata, por cima do gol.
Lance sem perigo, mas que foi respondido de imediato com Thomas Müller, em chute perigoso da marca do pênalti. A pressão do Bayern, entretanto, esbarrava em um fator que acompanhou o Chelsea nos últimos meses: a sorte. Como contra o Barcelona, na semifinal, e o Liverpool, na decisão da Copa da Inglaterra, tudo dava certo para os Blues, como no chute de Robben que Cech defendeu com os pés e a bola explodiu na trave, aos 20, ou nas finalizações sem direção de Gómez e Ribéry de um lado para o outro dentro da área.
O "Super Mario", por sinal, foi o responsável pela última boa jogada do primeiro tempo, em raro momento em que não foi acompanhado por David Luiz. O camisa 33 aproveitou bote do brasileiro em Müller para aplicar bonito drible de corpo em Cahill e isolar de frente para Petr Cech. O primeiro tempo foi vermelho, mas o placar permaneceu sem cor.
Robben na final da Liga dos Campeões entre Bayern e Chelsea (Foto: AFP)Robben tenta levar o Bayern ao ataque: holandês parou em Cech e na trave aos 20 minutos (Foto: AFP)
Chelsea tenta mudar, mas Bayern segue melhor
O Chelsea pareceu mais disposto ao ataque e Frank Lampard se aproximou de Juan Mata para auxiliar na armação das jogadas. O avanço fez com que o espanhol enfim participasse do jogo após um primeiro tempo apagado, mas por pouco não resultou em castigo logo no primeiro minuto. Ribéry passou como um foguete por Bosingwa e cruzou rasteiro. Cech ficou no meio do caminho e David Luiz se antecipou a Mario Gómez para afastar o perigo.
Thomas Mueller do Bayern de Munique e David Luiz do Chelsea (Foto: Reuters)Müller cai em dividida com David Luiz (Reuters)
Até então mais participativo na defesa do que no ataque, Drogba tentou resolver sozinho e assustou quatro minutos depois, em chute da intermediária. Àquela altura, porém, a torcida do Chelsea tinha mais motivos para se preocupar do que para comemorar. Tanto que a primeira explosão do lado azul aconteceu quando Roman Abramovich surgiu no telão do estádio.
Apesar da disposição mais ofensiva, o Chelsea sentia bastante a falta de Ramires e a atuação tímida de Mata. Enquanto isso, o Bayern seguia impondo seu ritmo, com Robben e Ribéry endiabrados. A dupla, por sinal, por pouco não abriu o placar aos oito. Mas pouco mesmo, questão de centímetros que deixaram o francês impedido quando escorou para os fundos da rede após chute do holandês que desviou na zaga. Sinal de alerta que serviu para que o Chelsea voltasse novamente a se defender apostando em escapadas no contra-ataque.
E fui justamente em saída rápidas pelas pontas que o time inglês colocou os zagueiros do Bayern para trabalhar. Bosingwa e Drogba descolaram bons cruzamentos, que foram afastados pela linha de fundo. Em uma das cobranças de escanteio, o marfinense teve boa oportunidade após titubeada de Neuer. O chute de canhota, no entanto, não saiu firme e o goleiro fez a defesa sem problemas.
Franck Ribery na partida do Bayern de Munique contra o Chelsea final Liga dos Campeões (Foto: AFP)Enquanto esteve campo, Ribéry deu muito trabalho a Bosingwa (Foto: AFP)
Gol e emoção para os dois lados
Infernal, Ribéry abandonou a ponta esquerda e passou a flutuar pelo campo causando problemas. A defesa inglesa, por sua vez, era eficiente sempre no último corte. Nem mesmo a proximidade do fim da partida, porém, fez o Bayern tirar o pé do acelerador. E a recompensa veio a oito minutos do fim do tempo regulamentar.
Thomas Mueller gol Bayern de Munique (Foto: Reuters)Müller explode com o gol aos 38 minutos (Reuters)
Aos 38, Kroos cortou para o meio e cruzou no segundo pau. A zaga do Chelsea ficou olhando a viagem alta da bola até chegar a Thomas Müller, que cabeceou esquisito para o chão e superou Cech. Gol e comemoração enlouquecida do artilheiro e revelação da última Copa, que só entrou em campo por conta da suspensão do brasileiro Luiz Gustavo.
A Allianz Arena entrou em erupção e começou a contagem regressiva para o título sonhado. No banco de reservas, atitudes imediatas: Di Matteo, finalmente, mandou o Chelsea para o ataque e chamou Fernando Torres. Jupp Heynckes tratou de segurar o resultado e trocou o “herói” Müller por Van Buyten. Ponto para o italiano dos Blues.
Em jogada enrolada na linha de fundo, Torres conseguiu escanteio para Mata cobrar. O espanhol colocou a bola na medida no bico da pequena área. Drogba saltou mais do que Boateng e testou com uma força impressionante: 1 a 1, em bola que Neuer poderia ter defendido. E mais 30 minutos de futebol seriam disputados em Munique.
Drogba David Luiz gol Chelsea (Foto: AFP)Drogba impediu o título do Bayern aos 43 minutos do segundo tempo: jogo foi para prorrogação (Foto: AFP)
Cech pega pênalti de Robben
Na prorrogação, a previsão natural era de um Chelsea mais ofensivo do que nos 90 minutos anteriores, por conta das entrada de Torres e Malouda. E foi o que aconteceu, mas somente por dois minutos. Bastou os Blues tentarem sair para o ataque para Ribéry aproveitar brecha na defesa, invadir a área e ser derrubado por Drogba. Isso mesmo, o marfinense, mais uma vez, ajudava a defesa de forma estabanada, como quando derrubou Fàbregas em pênalti perdido por Messi na semifinal.
Para sorte do atacante, a história da cobrança também se repetiu. Ex-Chelsea, Robben pegou a bola de frente paro o mar azul atrás do gol de Cech, correu, encheu o pé e... perdeu. Dessa vez, não foi preciso travessão, o próprio goleiro assumiu o papel de herói. O telão imediatamente mostrou a celebração de John Terry, pulando como legítimo torcedor, ao lado do goleiro Hilário na arquibancada.
O holandês, por sua vez, repetiu o que já fizera no dia 11 de abril, em jogo decisivo pelo Campeonato Alemão, contra o Borussia Dortmund. Na ocasião, Robben parou no goleiro Weindenfeller e acabou como um dos vilões do vice-campeonato.
Chelsea se satisfaz com empate
Petr Cech do Chelsea (Foto: Reuters)Cech salta para evitar chance do Bayern (Reuters)
Recuperado do baque do gol sofrido no fim e do pênalti perdido, o Bayern voltou com tudo para a segunda etapa, disposto a evitar novas penalidades, como na semifinal contra o Madrid. Marcando pressão, ocupou o canto de ataque e criou boas chances. Em uma delas, Lahm cruzou no segundo pau, a zaga do Chelsea parou pedindo impedimento e viu Olic receber livre, em posição legal, no bico da pequena área. O croata escorou, o mundo dos Blues parou por alguns segundos, mas, para sorte inglesa, Mario Goméz também ficou estático e só viu a bola sair lentamente pela linha de fundo.
Como nos 87 minutos iniciais, o Chelsea voltou a estar acuado, e mais uma vez teve provas de que a sorte estava ao seu lado quando Lahm dividiu de carrinho com Cech e, após dividida entre Kross e Cahill, a bola sobrou nos pés de David Luiz com o gol já vazio. O título ainda estava em aberto, mas a seis minutos do fim da competição, os Deuses do Futebol davam mostras de que estavam do lado azul, como já havia acontecido em momentos anteriores. Napoli e Barcelona que o digam.
E se o Chelsea não conseguia mais atacar e a bola teimava em não entrar em seu gol, o título só poderia ser decidido de uma forma: a disputa por pênaltis. Tensão no lado vermelho, exposta em imagens de torcedores de cabeças baixas no telão, e otimismo do lado azul, com músicas sendo cantadas em alto e bom som.
Robben perde penalt (Foto: AFP)Cech brilhou ao defender pênalti de Robben no primeiro tempo da prorrogação (Foto: AFP)
Drogba e Cech dão título ao Chelsea nos pênaltis
Campeão da Liga dos Campeões de 2001 ao bater o Valencia nos pênaltis, o Bayern de Munique iniciou a série neste sábado. O capitão Lahm, com força, bateu no canto esquerdo de Cech e fez 1 a 0 para os bávaros. O espanhol Juan Mata foi para a primeira cobrança do Chelsea e... Acabou batendo mal para tranquila defesa de Neuer.
Na sequência, Mario Gómez arrematou com força e aumentou a vantagem para os “donos da casa”. David Luiz, na segunda penalidade dos Blues, tomou muita distância e colocou no fundo das redes.
Para surpresa de todos, na terceira cobrança do Bayern, o goleirão Neuer se apresentou e não vacilou: 3 a 1. Lampard, depois, descontou com uma bomba no meio do gol. Olic, que dias atrás revelou que não continuará no Bayern (acertou com Wolfsburg), foi para o quarto pênalti do Bayern e parou nas mãos de Cech. Na sequência, Ashley Cole igualou a série: 3 a 3.
Schweinsteiger foi para a última cobrança do Bayern e acabou carimbando a trave. Com isso, Drogba teve a missão de finalizar a série e, frio, colocou no canto, garantiu o título e enterrou de vez o fantasma da derrota nos pênaltis para o Manchester United em 2008.
Schweinsteiger bayer de Munique (Foto: Reuters)Schweinsteiger, que marcou o gol da vaga contra o Real, perdeu a última cobrança do Bayern (Reuters)
BAYERN DE MUNIQUE 1 (3) X (4) 1 CHELSEA
Neuer, Lahm, Boateng, Tymoschuk e Contento; Schweinsteiger e Kroos; Robben, Müller (Van Buyten) e Ribéry (Olic); Mario Gómez Petr Cech; Bosingwa, David Luiz, Cahill e Ashley Cole; Mikel, Lampard e Bertrand (Malouda); Kalou (Torres), Drogba e Juan Mata.
Técnico: Jupp Heynckes. Técnico: Roberto Di Matteo.
Gols: Müller, aos 37, e Drogba, aos 43 minutos do segundo tempo.
Pênaltis do Bayern: Lahm (O), Mario Gómez (O), Neuer (O), Olic (X), Schweinsteiger (X).
Pênaltis do Chelsea: Mata (X), David Luiz (O), Lampard (O), Ashley Cole (O) e Drogba (O).
Cartões Amarelos: Schweinsteiger (Bayern); Ashley Cole, David Luiz, Drogba, Torres (Chelsea).
Estádio: Allianz Arena, Munique (Alemanha). Data: 19/05/2012. Árbitro: Pedro Proença (Portugal).Fonte Globo Esport

Links Patrocinados



0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com