Fabuloso marca, São Paulo supera desfalques e bate o Bahia em casa


27/05/2012 17h52 - Atualizado em 27/05/2012 19h18

Fabuloso marca, São Paulo supera desfalques e bate o Bahia em casa

Com pouco mais de nove mil torcedores no Morumbi, paulistas não fazem grande jogo e contam com o faro de gol do camisa 9 para vencer por 1 a 0

Por Marcelo Prado São Paulo
15 comentários
  • deu certo
    alterações
    Com um time lento, previsível e sem criatividade, Leão arriscou no intervalo, colocando Osvaldo e Fernandinho. O time melhorou e conquistou a vitória.
  • o nome do jogo
    Luis Fabiano
    Com duas rodadas, o atacante mostra que está bem de pontaria - já fez dois gols. Porém, insiste em reclamar e já levou dois cartões amarelos.
  • decepção
    Lulinha
    Cria das categorias de base do Corinthians, o meia era uma das esperanças de Falcão no jogo. No entanto, só apareceu em chute no 1º tempo.
O rendimento mostrado pelo São Paulo esteve longe de ser um primor. Com nada menos de dez desfalques, a equipe teve dificuldades em campo, encontrou um Bahia fechadinho dentro de sua proposta tática e teve de suar muito para vencer por 1 a 0. Como já virou rotina na maioria dos jogos em 2012, o herói foi Luis Fabiano, que marcou o seu 15º gol em 17 partidas disputadas neste ano e levou a equipe a conquistar os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro.
A atuação do Bahia mostrou que o técnico Paulo Roberto Falcão terá muito trabalho para levar a equipe a algum lugar de destaque na competição. Os baianos permanecem com um ponto, fruto do empate sem gols com os reservas do Santos na primeira rodada, em Pituaçu.
Por causa dos amistosos da Seleção, o Campeonato Brasileiro sofrerá uma pausa, e as equipes só voltarão a campo dentro de dez dias. No dia 6 (quarta-feira), o São Paulo pega o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Bahia pega o Atlético-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
rafinha são paulo junior bahia brasileirão 2012 (Foto: Alex Silva / Agência Estado)Rafinha, do São Paulo, disputa com Júnior, do Bahia (Foto: Alex Silva / Agência Estado)
Primeiro tempo de poucas emoções
Do grupo com quem costuma trabalhar, Emerson Leão perdeu dez peças para o duelo deste domingo. Além das já sabidas ausências de Rogério Ceni, Wellington, Fabrício e Cañete (todos machucados) e Lucas, Casemiro e Bruno Uvini (na Seleção Brasileira), o treinador ficou sem Rhodolfo e Douglas (vetados pelo departamento médico de última hora) e João Filipe (liberado devido a um problema médico com o filho). O banco de reservas tinha apenas seis atletas, o que obrigou a comissão técnica a chamar o meia Dener, da base.
Com tantos problemas, Leão escalou uma zaga que nunca atuou junta (Paulo Miranda e Edson Silva) e desistiu de montar um esquema agressivo, com três homens de frente, como havia declarado na sexta. O time foi a campo no 4-4-2, com Maicon no meio-campo, Piris na lateral e Rafinha no ataque. No Bahia, com quatro importantes peças fora (Morais, Souza, Madson e Ávine), o técnico Falcão ainda retirou o ex-palmeirense Gerley e improvisou Hélder na lateral esquerda.
Os primeiros 45 minutos foram fracos tecnicamente. Um São Paulo lento e sem criatividade encontrou um Bahia que priorizou a marcação e procurou valorizar ao máximo a posse de bola. Pelo meio, Jadson era bem vigiado, enquanto Maicon, que disputava sua terceira partida como titular, não aproveitou a chance. Aos 18, ele perdeu um gol inacreditável, na pequena área, após cruzamento de Rafinha. No mais, o Tricolor só levou perigo em um chute cruzado de Luis Fabiano. Pelas laterais, Cortez pouco apareceu, e Piris errou todos os cruzamentos que tentou.
O Bahia, por sua vez, tinha em Junior sua principal esperança ofensiva. O camisa 9 até tinha vontade e se movimentava, mas o resto do time não o acompanhava. Denis, que até então era um mero espectador, só foi trabalhar aos 32, em chute de fora da área de Lulinha.
Jogo mais aberto no segundo tempo, e Luis Fabiano marca
A ofensividade que faltou no primeiro tempo sobrou na etapa complementar, e com isso o jogo cresceu bastante de rendimento nos primeiros 15 minutos. Irritado, Leão fez duas alterações no intervalo. Sacou os inoperantes Rafinha e Maicon para colocar Osvaldo e Fernandinho. Isso tornou o time mais agressivo, mas também causou problemas na marcação.
Já o Bahia, que voltou com Gerley na vaga de Hélder, assustou em dois lances antes dos cinco minutos, mas Denis fez boas defesas. Na sequência, Fernandinho quase fez um golaço. Ele arrancou da esquerda, passou por três e, cara a cara com Lomba, foi travado por Titi, que salvou de carrinho.
luis fabiano são paulo gol bahia (Foto: Werther Santana / Agência Estado)Luis Fabiano faz o gol da vitória do São Paulo num Morumbi vazio (Foto: Werther Santana / Ag. Estado)
Com mais movimentação, o São Paulo chegou ao seu gol aos 12 minutos, com Luis Fabiano, que aproveitou rebote de Marcelo Lomba, após boa defesa em conclusão de Osvaldo, e fuzilou de pé direito: festa no Morumbi para um atacante que vive grande fase.
Em desvantagem, o Bahia saiu mais para o jogo. Falcão sacou o meia Magno e colocou Ciro para fazer companhia no ataque a Rafael, que ficou com a vaga de Junior, substituído por cansaço. O jogo mudou de figura porque o São Paulo, em vez de tomar a iniciativa, passou a esperar seu rival para sair no contra-ataque. Dessa maneira, Fernandinho perdeu boa chance. Jadson, em cobrança de falta, exigiu grande defesa de Marcelo Lomba.
Nos últimos dez minutos, o Bahia partiu para o tudo ou nada, tomou conta do meio-campo e encurralou o São Paulo. Rafael, de bicicleta, assustou Denis, que aos 44 fez grande defesa em chute de Fahel de fora da área. Nos acréscimos, Osvaldo, após passe de Jadson, acertou a trave de Marcelo Lomba.Fonte gLOBO eSPORT

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com