Pacotão da F-1: novo herói, incêndio, Schumi barbeiro e astros do Barça


14/05/2012 09h26 - Atualizado em 14/05/2012 10h35

Pacotão da F-1: novo herói, incêndio, Schumi barbeiro e astros do Barça

Pastor Maldonado põe a Venezuela no mapa da categoria em GP que teve fogo na garagem do vencedor e craques do Barcelona tietando nos boxes

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
2 comentários
A falta de rotina já virou rotina: a temporada 2012 da Fórmula 1 providenciou mais um domingo recheado de emoções para os fãs do automobilismo. No GP da Espanha, foi a vez de Pastor Maldonado conquistar uma inédita vitória venezuelana. O protegido de Hugo Chávez segurou a pressão de Fernando Alonso, da Ferrari, e levou a Williams ao alto do pódio, fazendo o atual campeonato igualar o recorde de 1983, quando cinco pilotos de diferentes equipes também venceram as cinco primeiras provas do ano.
A vitória da Williams veio justamente no fim de semana em que a equipe celebrou os 70 anos do chefe e fundador Frank Williams. A festa, no entanto, foi interrompida precocemente em razão de um incêndio provocado por uma explosão nos boxes da equipe após o fim da prova. E Maldonado foi herói na pista e também na vida real. O piloto socorreu o primo Manuel, que estava com a perna imobilizada, durante o tumulto ocasionado pelo fogo no paddock (veja no Blog Voando Baixo). Confira, no pacotão da F-1, os destaques positivos e negativos da quinta etapa do mundial 2012.
Maldonado comemora vitória ao lado do chefe e fundador da equipe, Frank Williams (Foto: AFP)Maldonado comemora vitória ao lado do chefe e fundador da equipe, Frank Williams (Foto: AFP)
A Fórmula 1 volta à pista de 24 a 27 de maio, para o GP de Mônaco, sexta prova do Mundial 2012. A tradicional etapa nas ruas do principado terá transmissão ao vivo do treino classificatório e da corrida pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Os treinos livres serão transmitidos pelo SporTV.
header trofeu ligeirinho (Foto: Arte esporte)
Após herdar a pole position com a punição de Lewis Hamilton, Maldonado viu a liderança durar apenas poucos metros. O venezuelano foi ultrapassado pelo piloto da casa Alonso logo na primeira curva do Circuito da Catalunha. Mas não se desesperou, manteve um forte ritmo de corrida, não deixou o espanhol se distanciar e retomou a ponta, após a segunda rodada de pit stops, para não largar mais, conquistando sua primeira vitória na carreira.
header momento chave (Foto: Arte esporte)
Depois de ver Maldonado perder a ponta logo no início da corrida, a Williams deu o pulo do gato na segunda rodada de pit stops. Enquanto Alonso perdia tempo com o retardatário Charles Pic (punido por não respeitar a bandeira azul), a equipe antecipou a parada do venezuelano. Com pneus novos, Maldonado voou baixo e, quando Alonso voltou dos boxes na volta seguinte, já estava 7s atrás do rival. A “gordurinha” foi fundamental para o piloto da Williams segurar a ponta até o fim da prova.
header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Punido por irregularidades no treino classificatório, Hamilton perdeu a pole e caiu para a última posição do grid. Partindo do fundão, o arrojado piloto britânico foi escalando o pelotão. Ganhou quatro posições na primeira volta, chegou a cruzar em sexto na 11ª volta e, com uma estratégia diferente de apenas dois pit stops (contra três da maioria), completou a prova na oitava colocação, marcando importantes quatro pontos em uma equilibrada temporada. Menção honrosa para Kamui Kobayashi da Sauber, que largou em nono e chegou em quinto após realizar belas ultrapassagens.
header roda presa (Foto: Arte esporte)
Só o fato de andar na Marussia, uma das equipes chamadas “nanicas” na F-1, já faz Charles Pic ser concorrente ao Troféu Roda Presa. Mas o francês se superou e influiu diretamente na briga pela vitória. O jovem piloto ignorou as bandeiras azuis - dada para retardatários - e demorou a dar passagem para o líder Alonso. O espanhol perdeu segundos preciosos na luta com Maldonado e, após os pits, voltou 7s atrás do venezuelano. Irritado, Alonso reclamou durante e depois da corrida: "Precisam respeitar as regras". Pic foi punido pelos comissários de prova, mas brindado com o Troféu Roda Presa.
header trofeu nakajima (Foto: Arte esporte)
O troféu Nakajima, de barbeiragem do GP da Espanha, vai para um campeão, ou melhor um heptacampeão. Na 13ª volta da prova, Michael Schumacher atingiu em cheio a traseira da Williams do brasileiro Bruno Senna no fim da reta principal, acabando com a prova dos dois pilotos. Irritado, Schumi colocou a culpa em Bruno e o chamou de “idiota” pelo rádio da Mercedes. Que deselegante... Mas os comissários da prova consideraram o alemão responsável pela batida e o puniram com a perda de cinco posições no GP de Mônaco, próxima etapa do Mundial. Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com