Damião e Dagoberto marcam, e Inter vence Coritiba na estreia no Brasileiro


20/05/2012 17h52 - Atualizado em 20/05/2012 19h01

Damião e Dagoberto marcam, e Inter vence Coritiba na estreia no Brasileiro

Mais de 20 mil colorados comparecem ao Beira-Rio, e time gaúcho constrói a vitória ainda no primeiro tempo

Por Tomás Hammes Porto Alegre
Vida nova para o Inter. Vida que segue para o Coritiba. Campeão gaúcho após a eliminação na Taça Libertadores, o Colorado recebeu o Coritiba, campeão paranaense e de olho numa vaga nas semifinais da Copa do Brasil. E no Beira-Rio com mais de 20 mil torcedores, deu o time que tem no Brasileirão o seu último objetivo na temporada. Com gols de Leandro Damião e Dagoberto, o time vermelho fez o dever de casa e largou na frente ao vencer o Coxa por 2 a 0, na tarde deste domingo.
Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. O Inter enfrenta o Flamengo no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O Coritiba busca a recuperação diante do Botafogo, domingo, às 16h, no Couto Pereira.
Antes, porém, o Alviverde recebe o Vitória no Couto Pereira, quarta-feira, às 21h50m, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. E o Coxa precisa da vitória para avançar às semifinais. Com o empate sem gols na primeira partida, no Barradão, um novo 0 a 0 levará a disputa para os pênaltis, e qualquer empate com gols dá a vaga ao Rubro-Negro baiano.
Oscar Willian e Nei Internacional x Coritiba (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)Willian e Nei disputam a bola no Beira-Rio (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)


Blitz inicial

O domingo ensolarado contagiou os colorados. Aproximadamente 22 mil torcedores foram ao Beira-Rio empurrar o time atrás da vitória na estreia no Brasileirão. E foi o Inter que teve a primeira oportunidade de gol. Logo aos três minutos, Oscar tocou para Dátolo. O argentino arrancou pela esquerda e cruzou para Leandro Damião. O artilheiro preferiu passar para Dagoberto, mas a defesa do Coxa jogou para escanteio. Aos sete, Oscar bateu falta direta e obrigou o goleiro Vanderlei a afastar de soco.

A blitz colorada surtiu efeito. Um minuto depois, o Inter abriu o placar. Oscar tocou para Damião, o camisa 9 arriscou e a bola bateu na zaga, voltando para o centroavante. Aí apareceu a qualidade do goleador. Ele aplicou uma meia-lua em Gil e chutou forte, no ângulo esquerdo de Vanderlei, que nada pôde fazer.

O Inter seguia como dono das ações da partida, com ampla posse de bola. Aos 13, no entanto, um descuido da zaga gaúcha quase custou o empate. Anderson Aquino arrancou pela direita e cruzou. Renan Oliveira recebeu sozinho na área. O meia pegou embaixo da bola e chutou por cima do gol de Muriel.

O lance do Coxa não arrefeceu o ímpeto vermelho. Seis minutos depois, o Inter fez um bombardeio contra a meta de Vanderlei. Oscar bateu escanteio, e Índio cabeceou. A zaga conseguiu afastar, mas Dátolo ficou com o rebote e arrematou. Na sobra, Dagoberto finalizou de primeira, mas para fora, à direita do gol paranaense. Apesar da desvantagem no placar, o Coritiba seguia esperando o erro do Inter. Aos 27, Anderson Aquino encontrou Júnior Urso na esquerda. O volante chutou forte, mas Muriel segurou firme.
Damião e Oscar comemoram gol contra o Coritiba (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)Damião e Oscar comemoram gol contra o Coritiba (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
O Inter, que havia diminuído o ritmo, ampliou com um golaço aos 37, em bela jogada coletiva. Dátolo tabelou com Dagoberto, que tocou para Damião. O centroavante, em vez de arriscar, fez a parede e devolveu para Dagoberto, que mandou para o fundo das redes. Dois minutos depois, um lance polêmico. O Coritiba marcou um gol com Everton Costa, mas o árbitro Pablo dos Santos Alves assinalou impedimento.
Coxa tenta, mas Inter é senhor do jogo
O Coritiba retornou modificado para o segundo tempo. Sérgio Manoel entrou no lugar de William, e Everton Ribeiro substituiu Anderson Aquino. E foi o Coxa que arriscou primeiro. Aos três minutos, Everton Ribeiro aproveitou erro da zaga do Inter e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Inter não se assustou e foi para frente. Aos seis, Oscar arrancou pela direita e tocou para Damião. O centroavante estava marcado, mas se jogou na bola e desviou de Vanderlei. O goleiro do time paranaense só olhou a bola sair pela linha de fundo, tirando tinta da trave.
Com a necessidade de inverter o resultado, o Coritiba se atirou para o ataque. Everton Costa arrancou pela direita, mas foi desarmado por Rodrigo Moledo, que tocou para Dátolo. O argentino carregou a bola e soltou para Oscar. O camisa 16 puxou para o meio e chutou forte para fora. O lance animou o Inter. No minuto seguinte, os donos da casa avançaram pela direita com Nei. O lateral ajeitou para Dagoberto, que arriscou. Vanderlei segurou firme.
O Coritiba, todavia, seguiu em busca do primeiro gol. O time do técnico Marcelo Oliveira trocava passes dentro do campo colorado. Aos 18, Gil cruzou para Lincoln, que fez bela jogada individual e chutou. Muriel espalmou e salvou o Inter. Os gaúchos, por sua vez, administravam a partida. Aos 31, quase marcaram o terceiro com Elton. Sete minutos depois, João Paulo, que entrou na vaga de Dátolo quase marcou um gol olímpico. O meia bateu escanteio fechado e a bola acertou o travessão.
Aos 40, foi a vez de Damião acertar o travessão. O artilheiro recebeu passe de João Paulo e invadiu a área, mandando uma bomba. E não houve tempo para mais nada. O Inter abre o Brasileirão com os três pontos, enquanto o Coritiba volta a pensar na Copa do Brasil.Fonte Globo Esport

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com