Compras à vista devem movimentar comércio nesse Dia das Mães

Compras à vista devem movimentar comércio nesse Dia das Mães

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
8 de maio de 2012 às 10:14
O comércio de São Luís espera aumento de 10% nas vendas para o Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado de acordo com estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa (IFPD), da Fecomércio-MA. O estudo constatou ainda que 70,2% dos entrevistados vão pagar suas compras à vista.
De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Maranhão, por meio do IFPD, entre os dias 3 e 5 de abril de 2012, 76,1% dos consumidores de São Luís estão dispostos a comprar presentes para o Dia das Mães.
Foto: Alessandro Silva
O comércio da Rua Grande está em segundo lugar na preferência dos consumidores
Para o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, a expectativa é positiva para os empresários. “O Dia das Mães á considerada a segunda melhor data para o comércio. Este ano espera-se pelo menos 10% a mais de vendas que no ano passado. As pessoas estão dispostas a presentear e a comemorar. Estamos otimistas para o período”, afirmou José Arteiro.
O levantamento revela, ainda, que os gastos com a compra do presente para a mãe e com a confraternização deverá ser de R$ 101 a R$ 150, valor apontado por 33,6% dos entrevistados. Para 16,5%, o investimento para comemorar essa data deve alcançar entre R$ 151 e R$ 200, enquanto para outros 16,5% as compras poderão ultrapassar os R$ 400. Segundo a pesquisa, os homens deverão gastar mais do que as mulheres este ano, sendo que 28,4% dos consumidores do sexo masculino pretendem utilizar mais de R$ 300 nas compras, enquanto apenas 17,3% das consumidoras esperam gastar quantia equivalente.
Vestuário (33,3%) e perfumes (18,3%) lideram a lista dos itens mais procurados para presentear a mãe. Os entrevistados também citaram outros produtos como sapatos (6,8%), joias (6,6%), celular (5,8%), e os itens da linha branca de eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas e máquina de lavar), que juntos somam 11,8% da preferência do consumidor.
Os Shoppings Centers lideram a preferência como local de compras para o Dia das Mães com 36,5% da indicação dos entrevistados. Logo em seguida estão as lojas localizadas no Centro Comercial (27,7%) e as lojas de bairro (21,7%).
Embora 48,9% dos entrevistados ainda não tenham decidido qual dia irão às compras, 24,3% das pessoas abordadas pela pesquisa responderam que o sábado deve ser o melhor dia para escolher o presente.
José Arteiro alerta ainda que os empresários devem investir em promoções. São elas que devem atrair o maior número de consumidores. “De acordo com a pesquisa, 47,7% dos consumidores são motivados a entrarem nas lojas por causa das promoções. Os empresários devem aproveitar essa abertura do consumidor e atraí-lo para o que ele procura. Esse é o objetivo da pesquisa: preparar o empresariado para atender melhor ao público e, consequentemente, vender mais”, concluiu o presidente.
O levantamento de intenção de consumo para o dia das mães é realizado pelo Instituto Fecomércio Maranhão de Pesquisa e Desenvolvimento com um universo de 700 entrevistados em vários pontos da capital maranhense. A margem de erro da amostragem é de 3,70% e a margem de segurança da pesquisa é de 95%.Fonte Jornal Pequeno

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com