Fotógrafo mostra cotidiano de índios do Parque Nacional do Xingu, no MT

Categoria:
15/05/2012 17h24 - Atualizado em 15/05/2012 17h24

Fotógrafo mostra cotidiano de índios do Parque Nacional do Xingu, no MT

Aldeia indígena Yawalapiti é uma das 14 instaladas na área.
Voo detectou desmatamento próximo à região de preservação ambiental.

Do Globo Natureza, em São Paulo
3 comentários
O fotógrafo da Reuters, Ueslei Marcelino, permaneceu por alguns dias deste mês na aldeia indígena Yawalapiti, uma das 14 etnias que vivem no interior do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. As imagens foram divulgadas nesta terça-feira (15).
As fotos mostram o cotidiano da aldeia. Em agosto, os Yawalapiti, juntamente com outras aldeias, realizam o ritual Kuarup, que ocorre durante vários dias para honrar a morte de pessoas de grande importância para eles.
Originalmente, o Kuarup era apenas um ritual fúnebre com a intenção de trazer os mortos de volta à vida. Mas hoje, é uma celebração da vida, morte e renascimento. Neste ano, os Yawalapiti vão prestar uma homenagem a um importante índio da etnia e a Darcy Ribeiro, antropólogo brasileiro conhecido por focar a relação dos povos indígenas e a educação no país.
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Foto de 9 de maio mostra porção do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, que foi desmatada. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Homens da etnia Yawalapiti. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Homem segura armadilha feita com timbó, uma planta que libera toxinas nas águas que paralisam os peixes, facilitando a pesca. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)O chefe da etnia Yawalapiti, Anuia (à frente), lidera dança na aldeia. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Criança indígena salta de árvore dentro do Rio Xingu, no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters) Fonte G1

0 comentários:

Postar um comentário

Novo Face

diobiajos@hotmail.com